Estádio-nacional-olímpico-em-Tóquio

Saiba onde praticar esportes olímpicos

Os Jogos Olímpicos de 2021*, em Tóquio, tem tudo para ser um dos maiores de todos os tempos. Só em número de esportes catalogados, para este ano, já é a maior Olimpíada da Era Moderna.

E nós, como amantes dos esportes, já estamos no clima e, além de torcer, queremos incentivar a prática esportiva, incluindo as modalidades olímpicas.

Vocês sabiam que é possível praticar esportes olímpicos, aqui no Brasil? Deixe a preguiça de lado e venha conferir um pouco de história e anotar dicas de esportes para você se sentir um verdadeiro atleta olímpico!

História dos Jogos Olímpicos

Muitos adoram acompanhar as Olimpíadas, assistir diversas competições com os atletas dando o máximo, atingindo o ápice de suas performances. Mas, você sabe onde e quando teve origem os esportes olímpicos?

A história das Olimpíadas é tão antiga que ela é dividida em duas partes: os Jogos Olímpicos da Antiguidade e os Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Jogos Olímpicos da Antiguidade

A primeira parte da história nos remete à era antes de Cristo, mais precisamente 2500 anos antes. Nessa época, os gregos organizavam festivais esportivos em homenagem a Zeus – o deus dos deuses. Tais competições ocorriam em Olímpia, daí a origem do termo olimpíada.

Apesar de tamanha relevância – os jogos interrompiam até guerras -, foi somente a partir de 776 a.C. que os nomes dos vencedores passaram a ser registrados. Eles eram coroados com uma coroa de louros. Agora, você sabe o que significa “colher os louros da vitória”.

Pintura-em-um-vaso-grego-representando-o-boxe

Os Jogos da Era Moderna

Com certeza, você já ouviu o ditado de que “o importante não é vencer, e sim participar” ou qualquer frase parecida, não é mesmo? Pois esse foi o lema do francês Pierre Frédy; conhecido como Barão de Coubertin, responsável pela origem dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O Barão queria apenas reacender o espírito olímpico, através de uma “pequena reunião” de praticantes de esportes do mundo inteiro. Mal sabia ele que estava dando início à nova era das Olímpiadas.

E não tinha lugar melhor para acontecer esse retorno dos Jogos Olímpicos que não fosse, novamente, a Grécia. Os primeiros Jogos na Era Moderna aconteceram no ano de 1896, em Atenas.

Modalidades dos Jogos Olímpicos

É claro que, desde os Jogos Olímpicos da Grécia, muita coisa mudou, inclusive as modalidades esportivas.

Uma curiosidade é que muitos esportes, antes de serem reconhecidos como olímpicos, estavam nas Olimpíadas, mas não como competição. Eles eram como uma apresentação para o público e, conforme aceitação ou não, era estudada a sua inserção nos próximos jogos.

O basquete, por exemplo, foi um desses esportes que passou pelo crivo popular, antes de ser reconhecido como esporte olímpico.

E, sempre antes dos jogos, há uma revisão do catálogo das modalidades e esportes. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, foram 28 esportes e 42 modalidades. 

Neste ano de 2020, em Tóquio, serão 37 esportes. É o maior número de esportes em todas as edições de Olimpíadas. Entre as novidades, teremos: surfe; skate; karatê e escalada esportiva.

Onde praticar os esportes olímpicos

Se você é um amante dos esportes, com certeza não se contenta em apenas assistir ao jogos, você quer praticar também. Mas, se você não faz parte de nenhuma das equipes que vão representar o Brasil, não desanime.

É possível praticar os esportes olímpicos, aqui mesmo no Brasil, incluindo os aqueles que fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Confira essas dicas esportivas e radicais que separamos para você!

Surf em Fernando de Noronha

Surfistas, fiquem atentos ao calendário do esporte! Em fevereiro, a ilha paradisíaca de Fernando de Noronha recebeu a edição 2020 do Campeonato Mundial Hang Loose.

Homem-surfando

A competição começou no dia 11 e foi até o dia 16. Segundo a organização,foram mais de 120 atletas do mundo todo. Se você não é um desses surfistas seletos, vale a pena ir e desbravar Fernando de Noronha em qualquer época do ano!

Ciclismo em Bonito/MS

Que tal um pouco de aventura cercada pela natureza? O Lobo Guará Bike irá te levar a um passeio pela mata ciliar dentro do Parque Ecológico do Rio Formoso.

São 16 km de pura interação entre ciclista e natureza. A prática do ciclismo nunca foi tão prazerosa, quanto essa aventura em meio a fauna e flora de uma das mais belas regiões do país!

Pista de Skate pelo Brasil

Uma das novidades das Olimpíadas de 2020, o skate vive uma fase muito boa no Brasil, com a formação de jovens talentos no esporte. O que era visto como ato de rebeldia por muitos, pode ser a nova esperança de medalha para o Brasil, nos jogos de Tóquio.

Se você perguntar a um skatista, onde praticar o esporte, muito provavelmente ele irá responder que pista de skate é a rua. Tudo o que eles precisam é de um terreno liso e alguns obstáculos.

Mas, agora não faltam lugares para que novos praticantes do skate treinem suas manobras. Com a difusão do esporte, os skateparks estão se tornando comum, principalmente nas grandes cidades.

Mais do que simples pistas de skates, esses espaços são, também, culturais, o que proporciona um ambiente acolhedor para atletas e artistas. Vale a pena conhecer alguns desses skateparks:

  1. Casa Flutuar, em Florianópolis;
  2. Vans SkatePark, em São Paulo;
  3. Parque Chuvisco, em São Paulo;
  4. Alma Grey Bowl; em Campinas;
  5. LayBack Park, em Brasília e;
  6. Curitiba Skate 

Remo e Canoagem, em Florianópolis e Fernando de Noronha

Imagine praticar canoagem em dois dos lugares mais bonitos do Brasil: Florianópolis e Fernando de Noronha. E, para tornar a prática esportiva ainda mais especial, que tal colocar um pouco do Havaí?

A canoagem havaiana é uma prática milenar, conhecidas como Va’a, as Canoas Havaianas ou Canoas Polinésias foram as embarcações que levaram os Polinésios a conquistarem e povoarem diversas ilhas, no Pacífico.

Florianópolis ganhou, em junho de 2019, a sua base para a canoagem havaiana, é mais uma entre as mais de 100 bases em clubes, dedicadas à modalidade. 

Em Fernando de Noronha, você vai vivenciar a canoagem havaiana cercado por um cenário paradisíaco. São 4km de expedição, passando por Praia do Porto, Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição.

Vale ressaltar que um dos atrativos dessa canoagem é o formato da canoa havaiana com mais de 13 metros de comprimento e um estabilizador amarrado ao lado do casco.

De volta à Florianópolis, duas sugestões para quem curte remo e caiaque. Não deixem de curtir um passeio pela Lagoa do Peri e Lagoa da Conceição. Vocês podem ler um relato muito instigador da Guta, no quadro #ficadica: Florianópolis, muito além de belas praias.

Guta-Lemos-praticando-canoagem

E os Jogos Olímpicos de Inverno?

As Olimpíadas de Inverno também ocorrem a cada 4 anos, porém, sempre 2 anos após os Jogos Olímpicos de Verão. E assim como os Jogos de Verão, a versão de Inverno é o principal evento esportivo para as modalidades praticadas na neve e no gelo.

As Olimpíadas de Inverno começaram discretamente, sendo apenas um evento que antecede os Jogos Olímpicos. Em 1924, o que era para ser apenas a Semana de Esportes de Inverno, na França, durou 11 dias e, um ano depois, foi reconhecida como os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.

Duas alterações importantes marcaram as Olimpíadas de Inverno: a primeira permitia que os Jogos de Inverno e de Verão ocorressem em países diferentes.

A segunda, como já falamos, os Jogos ocorrem em anos diferente, para evitar uma divisão do público e para facilitar as organizações dos jogos.

Você pode estar se perguntando se o Brasil participa desses Jogos de Inverno. Não só participa, como a cada edição, o desempenho tem sido notável! O país do vôlei de praia agora também é o país da patinação.

Onde praticar jogos de inverno no Brasil

Patinação no gelo? Esquiar na neve? Será que é possível ter, ao menos, uma pista de patinação em um país tão tropical quanto o Brasil? Não só é possível ter essa pista, como você pode se sentir um verdadeiro atleta das Olimpíadas de Inverno.

Se você não tem medo de se meter em uma fria, literalmente, você deve visitar Snowland. Um parque temático, no Brasil, para quem quer curtir a experiência do contato com a neve e os esportes de inverno.

Pessoa-praticando-snowboading-no-Snowland

Snowland fica localizado em Gramado/RS e tem, nada mais, nada menos, que 16 mil metros quadrados. Quer se aventurar em -5ºC, esquiar na neve e praticar snowboarding? Além dessas experiências esportivas, Snowland ainda conta com uma programação cultural e gastronômica.

Se você se interessou pela prática esportiva na neve, garanta já seu passaporte Snowland, clicando aqui!

Agora que você já está no clima olímpico, que tal arrumar as malas e partir para o destino esportivo que mais lhe chamou a atenção? Seja para Bonito, Noronha ou Serra Gaúcha, a gente te ajuda!

Com a ferramenta Roteiro Fácil você planeja e organiza todos os seus passeios e viagens, de maneira fácil e descomplicada. Basta somente escolher o destino, os passeios, as datas e o número de pessoas. Aí, é só preparar para colher os louros das vitórias em cada passeio!

monte_seu_roteiro_aqui

*Os Jogos Olimpícos de Tóquio foram adiados por conta do surto do novo coronavírus. A nova data ficou para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *