fbpx

Serra Gaúcha em junho: planeje sua viagem a dois

Serra Gaúcha em junho: planeje sua viagem a dois

Sem dúvida, a Serra Gaúcha em junho é um convite irresistível para os amantes do inverno. Isso porque, com suas paisagens encantadoras e clima frio, a região cria uma atmosfera perfeita para desfrutar de momentos aconchegantes e eventos sazonais, como o Dia dos Namorados.  

Além disso, a culinária local é um grande destaque, com pratos típicos para aquecer nos dias mais frios.

Por isso, continue a leitura e saiba tudo sobre a Serra Gaúcha em junho!

Ambiente romântico da Serra Gaúcha em junho

A atmosfera romântica da Serra Gaúcha em junho é encantadora. Isso porque, as paisagens da região, com suas montanhas cobertas de verde, criam um cenário perfeito para momentos românticos a dois. 

Sem dúvida, o clima de junho na Serra Gaúcha convida os casais a se aproximarem e, nessa época do ano, as lareiras são acesas nos hotéis, pousadas e restaurantes da região, contribuindo ainda mais para curtir o Dia dos Namorados na Serra Gaúcha e criar memórias inesquecíveis. 

Destinos românticos na Serra Gaúcha

Com diversas cidades, a Serra Gaúcha é repleta de destinos românticos que oferecem paisagens encantadoras, hotéis aconchegantes e opções de lazer perfeitas para casais apaixonados. Então, confira alguns dos principais destinos românticos da região:

Gramado/RS

O principal destino da região, com suas ruas charmosas e arquitetura europeia, é uma das cidades mais românticas da Serra Gaúcha. Por lá, os casais podem desfrutar de passeios pelo Lago Negro, visitar os belos jardins dos parques e se encantar com as lojas e restaurantes da Rua Coberta, por exemplo.

Gramado em junho
Gramado em junho | Créditos: @diegograndi via Canva

Bento Gonçalves/RS

Conhecida como a capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves/RS é um destino romântico para os amantes da enogastronomia. Isso porque, no destino os casais podem explorar as vinícolas locais, degustar vinhos premiados e desfrutar de uma gastronomia deliciosa. 

Canela/RS

Localizada bem próxima a Gramado, Canela/RS encanta com suas paisagens naturais deslumbrantes. O Parque do Caracol, por exemplo, com sua majestosa cascata, é um local imperdível para os casais. Também tem o passeio dos Bondinhos Aéreos do Parques da Serra para um momento romântico com uma linda vista.

Passeios românticos na Serra Gaúcha
Passeios românticos na Serra Gaúcha

Nova Petrópolis/RS

Com suas belas paisagens campestres, Nova Petrópolis/RS oferece um ambiente tranquilo e romântico para os casais. O Labirinto Verde, por exemplo, é um local encantador para passear de mãos dadas, enquanto o Parque Aldeia do Imigrante proporciona um mergulho na cultura alemã.

Esses destinos são apenas algumas opções para casais em busca de romance. Além disso, a região oferece outra opcões de cidades com uma atmosfera acolhedora, paisagens deslumbrantes e uma variedade de opções de lazer.

O que fazer na Serra Gaúcha em junho

Além das cidades românticas, a Serra Gaúcha conta também com diversos passeios para curtir a dois em meio à paisagens únicas. Confira as principais opções de passeios para casal na Serra Gaúcha

Maria Fumaça

Que tal um delicioso passeio de trem pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa? Então conheça o Maria Fumaça, um trajeto de trem que passa por belas paisagens e 23 km de extensão. 

Acompanhados de boa música e apresentações temáticas, durante o passeio acontece a degustação de vinhos, sucos, espumantes e produtos locais. Além disso, há visitas guiadas a um centro cultural, uma vinícola e uma loja de trufas artesanais.

Serra Gaúcha em Junho: conheça o passeio Maria Fumaça
Serra Gaúcha em Junho: conheça o passeio Maria Fumaça

Fábricas de chocolates

Para quem ama chocolate, visitar a região é como ganhar o bilhete de ouro do Willy Wonka. Isso porque, os visitantes podem conhecer várias fábricas, degustando sabores inusitados e originais de chocolates finos e artesanais, além de participarem de workshops para fazerem suas próprias delícias. 

Vale dos Vinhedos

A região vinícola da Serra Gaúcha conhecida como Vale dos Vinhedos é formada por Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves. Além de conhecer as vinícolas e provar essas criações de qualidade única, são vários os restaurantes, lojas de lembranças e hotéis à espera de visitantes.

Vale dos Vinhedos
Vale dos Vinhedos | Créditos: @Celli07 via Canva

Caminhos de Pedra

Se a Serra é um pedacinho da Europa, seja bem-vindo à Itália! Nessa região de Bento Gonçalves, as heranças dos imigrantes estão presentes nas paisagens e nos sabores. O passeio Caminhos de Pedra passa por diferentes restaurantes, cantinas e vinícolas para que os casais experimentem diferentes sabores. 

Snowland

O Snowland, localizado em Gramado, é um incrível parque temático de neve que oferece uma experiência única no Brasil. Com uma estrutura completa e temperaturas abaixo de zero, os visitantes podem desfrutar de atividades como, por exemplo, esqui, snowboard, tubing e até mesmo construir bonecos de neve. 

Além disso, o ambiente encantador e as diversas atrações fazem do Snowland um destino imperdível para os amantes de neve e diversão, proporcionando uma experiência inesquecível durante todo o ano.

Serra Gaúcha em junho: planeje sua viagem a dois
Serra Gaúcha em junho: planeje sua viagem a dois

Passeios românticos na Serra Gaúcha em junho

Além dos passeios citados, a Serra Gaúcha oferece uma infinidade de atividades românticas para casais aproveitarem momentos especiais juntos. Confira algumas sugestões:

  • Passeios de mãos dadas em parques e jardins: a região conta com parques encantadores, com paisagens deslumbrantes, trilhas tranquilas e áreas perfeitas para um passeio romântico de mãos dadas. Por isso, vocês podem apreciar a natureza, fazer piqueniques ou simplesmente desfrutar da companhia um do outro.
  • Jantar romântico à luz de velas: aproveite a atmosfera aconchegante da Serra Gaúcha para desfrutar de um jantar romântico à luz de velas. Há uma ampla variedade de restaurantes charmosos na região que oferecem uma gastronomia deliciosa e ambiente acolhedor. 
  • Passeio de pedalinho: Em alguns parques da região, como o Parque das Orquídeas e o Lago Negro em Gramado, por exemplo, é possível alugar pedalinhos para um passeio romântico em um lago tranquilo. Vocês podem desfrutar da tranquilidade da água, enquanto apreciam a paisagem e a companhia um do outro. 
  • Piquenique em um mirante: a Serra Gaúcha é conhecida por suas vistas panorâmicas deslumbrantes. Vocês podem escolher um dos mirantes da região, como o Mirante do Belvedere em Nova Petrópolis, por exemplo, e organizar um piquenique romântico ao ar livre. 
Jantar romântico
Experimente um jantar romântico a dois | Créditos: @myshkovsky via Canva

Festivais de Inverno na Serra Gaúcha

Durante o mês de junho, os eventos de inverno na Serra Gaúcha encantam moradores e visitantes. As festas juninas, por exemplo, são destaque, com danças típicas, comidas tradicionais e muita animação. 

Em Gramado, o Festival de Cultura e Gastronomia acontece no final de junho, reunindo restaurantes renomados e oferecendo degustações, workshops e apresentações culturais. 

Em Canela, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos traz espetáculos de marionetes de várias partes do mundo, encantando crianças e adultos. Já em Bento Gonçalves, a Festa Nacional do Vinho é realizada, celebrando a cultura vitivinícola da região, com degustações, desfiles temáticos e shows musicais. 

Gastronomia que aquece

Especialmente no inverno, a gastronomia da Serra Gaúcha oferece uma variedade de pratos típicos que ajudam a aquecer o corpo e encantam o paladar dos visitantes. Confira algumas das iguarias mais apreciadas na região:

  • Fondue: o fondue é um dos pratos mais tradicionais e populares da Serra Gaúcha durante o inverno. Normalmente, é servido com diferentes tipos de queijo derretido, acompanhados por pães, carnes e legumes para mergulhar no queijo quente.
  • Chocolate quente: nada melhor do que um bom chocolate quente para se aquecer nos dias frios. Muitos cafés e chocolaterias locais oferecem deliciosas opções de chocolate quente, preparado com chocolate derretido e leite cremoso. 
  • Sopas: as sopas são muito apreciadas durante o inverno na Serra Gaúcha. Desde a tradicional sopa de capeletti até a sopa de agnolini, há uma variedade de sabores para escolher. 
  • Comidas tradicionais das festas juninas: pipoca, pinhão cozido, canjica e quentão são exemplos de comidas e bebidas que podem ser encontradas em festas e eventos temáticos. 
Fondue - gastronomia em Gramado
Fondue – gastronomia em Gramado | Créditos: @naito8 via Canva

Vinícolas e degustações de inverno

As vinícolas da Serra Gaúcha são reconhecidas nacional e internacionalmente por sua produção de vinhos e espumantes de alta qualidade. Confira algumas das renomadas vinícolas da região, que oferecem opções de degustação de vinhos, passeios guiados, harmonizações e experiências enogastronômicas:

  • Vinícola Miolo: localizada em Bento Gonçalves, a Vinícola Miolo é uma das mais famosas da região. Ela oferece visitas guiadas, onde os visitantes podem conhecer o processo de produção do vinho, explorar as caves e, é claro, participar de degustações dos vinhos premiados da casa. 
  • Vinícola Salton: fundada em 1910, a Vinícola Salton é uma das mais antigas e tradicionais da região. Ela oferece visitas guiadas em que os visitantes podem aprender sobre o processo de elaboração dos vinhos, conhecer as instalações e, é claro, degustar uma variedade de rótulos. 
  • Vinícola Casa Valduga: reconhecida internacionalmente, a Vinícola Casa Valduga é conhecida por sua produção de vinhos de alta qualidade. A vinícola oferece diferentes opções de passeios guiados, que incluem visitas às caves, aos vinhedos e às áreas de produção. 
  • Vinícola Aurora: fundada em 1931, a Vinícola Aurora é uma das maiores cooperativas vinícolas do Brasil. Ela oferece visitas guiadas pelas suas instalações, onde os visitantes podem conhecer os processos de produção dos vinhos e espumantes. 
Jantar a dois na Serra Gaúcha
Jantar a dois na Serra Gaúcha | Crédito: @MonakoArtStudio via Canva

Surpresas e presentes

Já que junho é o mês dos namorados, separei algumas dicas de presente para você surpreender o seu amor antes e durante a viagem à Serra Gaúcha. Confira:  

Antes da viagem:

  • Viagem surpresa: surpreenda com a própria viagem à Serra Gaúcha. Planeje tudo em segredo, desde a reserva do hotel até as atividades durante a estadia. Sem dúvida, essa surpresa inesperada certamente criará um clima romântico especial.
  • Cesta de café da manhã personalizada: organize uma cesta de café da manhã com os alimentos favoritos do seu amor. Inclua pães frescos, frutas, geleias, iogurtes, sucos e uma mensagem carinhosa ou com o convite para a viagem.

Durante a viagem:

  • Jantar romântico: reserve um jantar em um restaurante romântico da região e certifique-se de escolher um local com ambiente aconchegante e culinária deliciosa. 
  • Chocolates artesanais: aproveite a fama dos chocolates da região e presenteie seu amor com uma seleção de chocolates artesanais. Escolha diferentes sabores e embalagens elegantes para tornar o presente ainda mais especial.
  • Spa para casais: mime-se e seu parceiro(a) com um tratamento relaxante em um spa para casais. Desfrute de massagens, banhos terapêuticos e momentos de tranquilidade juntos.
Chocolates artesanais
Chocolates artesanais | Créditos: @puhhha via Canva

Vestuário para a Serra Gaúcha em junho

Ao visitar a Serra Gaúcha em junho, é importante estar preparado para o clima mais frio da região. Por isso, leve casacos e jaquetas quentes para proteger-se do frio e opte por peças que sejam à prova de vento e com isolamento térmico, como casacos de lã, parkas ou jaquetas acolchoadas.

Não se esqueça também de levar acessórios essenciais, como cachecóis, luvas, gorros e meias térmicas. Esses itens ajudam a manter as extremidades do corpo aquecidas e protegidas do frio.

Leve também calçados adequados, fechados e confortáveis, como botas ou tênis impermeáveis para os passeios que envolvam natureza.

Roupas de frio para viajar para o sul do Brasil
Roupas de frio para viajar para o sul do Brasil | Créditos: @nortonrsx via Canva

Hospedagens aconchegantes e românticas

A Serra Gaúcha é conhecida por suas pousadas e hotéis acolhedores, que proporcionam uma estadia perfeita para desfrutar do clima do inverno. Com lareiras, quartos confortáveis e vistas panorâmicas deslumbrantes, esses estabelecimentos criam uma atmosfera romântica única. 

Seja para uma escapada romântica ou simplesmente para apreciar o aconchego da estação, as pousadas e hotéis da Serra Gaúcha proporcionam uma experiência inesquecível.

Como chegar na Serra Gaúcha

Para chegar à Serra Gaúcha, você tem algumas opções de transporte disponíveis. Entre os aeroportos, o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA) em Porto Alegre é o mais próximo da região. Após chegar lá, você pode alugar um carro, pegar um ônibus ou utilizar serviços de transporte compartilhado para chegar à Serra Gaúcha.

Além disso, a região da Serra Gaúcha é bem atendida por linhas de ônibus. As principais cidades, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, possuem rodoviárias que recebem linhas intermunicipais e interestaduais.

O aluguel de carros é também uma opção conveniente para explorar a região. Há diversas locadoras nos aeroportos e nas cidades da Serra Gaúcha. Além disso, táxis e aplicativos de transporte são bastante populares para deslocamento dentro das cidades. 

Descubra o roteiro ideal para a Serra Gaúcha

Como vimos, a Serra Gaúcha em junho está repleta de eventos e atrações irresistíveis para curtir em casal. Por isso, não deixe de conferir a sugestão de roteiro ideal para o destino e entre em contato com a Bonitour para começar a planejar a sua próxima viagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *