fbpx

Serra Gaúcha no verão: o que fazer por lá?

Serra Gaúcha no verão: o que fazer por lá?

Sem dúvida, a Serra Gaúcha é um dos mais famosos destinos brasileiros no inverno, período em que tudo fica mais encantador e aconchegante com o frio da região. Mas o destino pode surpreender também no verão, especialmente quem ama esportes radicais, ecoturismo e natureza. Por isso, conheça a Serra Gaúcha no verão.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Serra Gaúcha no verão!

O clima

Nesta época do ano, as temperaturas máximas são de 25º C a 30º C, enquanto as mínimas ficam entre 16º C e 18º C. Por mais que o sol apareça durante o dia, por ser uma região serrana com muita vegetação, é importante levar ao menos um casaquinho para passeios à noite. 

Além disso, como é comum no verão, que começa no final de dezembro e vai até o fim de março, algumas pancadas de chuva podem acontecer. Por isso, para não correr o risco da chuva impedir os passeios programados, é importante estar atento sobre a previsão do tempo. 

O que fazer na Serra Gaúcha no verão

A região oferece diversas opções de passeios no verão, para todos os gostos e em diferentes paisagens. Conheça os principais deles abaixo: 

Conheça a vindima

Entre janeiro e março, as paisagens se transformam na região da uva e do vinho, na Serra Gaúcha. É a época da vindima, período de colheita das uvas nos parreirais. Além de atrair milhares de turistas, a temporada é um período de celebração para produtores rurais e enólogos, que após um ano de muitos cuidados e trabalho nos vinhedos, comemoram os resultados. A colheita é a última etapa antes do processo de elaboração dos vinhos e espumantes.

No período, a paisagem natural da região se enriquece ainda mais, coberta pelos verdes parreirais repletos de frutos com cores e tipos variados de uva, com um perfume tentador. Certamente vale a pena conhecer!

Piquenique no Lago Negro

O Lago Negro é um dos lugares mais belos da cidade de Gramado/RS e ideal para contemplar a natureza, fazer um piquenique e esquecer do tempo enquanto observa os patinhos passeando no lago. Além disso, por lá é possível também andar de pedalinho no lago.

Conheça o Lago Negro em Gramado/RS
Conheça o Lago Negro em Gramado/RS

Adrenalina no Cia Aventura

O Eco Parque Cia Aventura está localizado em Nova Roma do Sul/RS e possui diversas atrações incríveis em meio à natureza. Além disso, o parque possui uma excelente infraestrutura, ideal para passar o dia com a família. Por lá você encontra:

Rafting no Rio das Antas 

O rafting no Rio das Antas é um trecho de 8,5 km do rio a bordo de um bote inflável. Apesar dos obstáculos naturais, a aventura é realizada com a maior segurança e com um guia que acompanha os grupos durante o passeio.

Aproveite o verão na Serra Gaúcha para curtir o Rafting no Rio das Antas 
Aproveite o verão na Serra Gaúcha para curtir o Rafting no Rio das Antas 
Tirolesa

Com velocidade de até 50 km/h e sobrevoando as cascatas e o Rio das Antas, o Cia Aventura oferece três tirolesas com tamanhos e alturas diferentes. Além disso, o passeio é indicado para todas as idades e crianças menores podem fazer junto com os seus pais.

O parque oferece também diferentes tirolesas para quem gosta de adrenalina
O parque oferece também diferentes tirolesas para quem gosta de adrenalina
Quadriciclo

O passeio de quadriciclo é diversão garantida para todos. Isso porque, o percurso de 6 km tem duração média de 2h e pode ser feito por toda a família. Nele, você pode contemplar as belezas naturais da região, acompanhado de um guia e com todos os equipamentos de segurança necessários.

O passeio de quadriciclo é diversão garantida
O passeio de quadriciclo é diversão garantida

O condutor do quadriciclo deve ter mais de 18 anos para conduzir sozinho. A partir dos 16 anos, somente acompanhado pelos responsáveis. Não é necessário ter carteira de habilitação. 

Arvorismo

O arvorismo é um passeio de aventura realizado em trilhas entre as copas das árvores. Elas servem como torres de suporte para os equipamentos fixos. O objetivo é fazer uma travessia entre plataformas montadas no alto das árvores. Ao todo, são 13 estações. Durante o trajeto, o visitante enfrenta obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e muito mais.

A idade mínima para praticar arvorismo é quatro anos. Não há perigos significativos na prática dessa modalidade, já que os equipamentos de segurança dão total apoio ao praticante. 

Arvorismo no Eco Parque Cia Aventura
Arvorismo no Eco Parque Cia Aventura
Rapel na cascata e na plataforma

Dentro do Eco Parque Cia Aventura, há várias opções de rapel, uma descida de paredões e cachoeiras por meio do uso de cordas e equipamentos de segurança. Além disso, todas elas incluem a locação dos equipamentos necessários e são acompanhadas por um guia especializado. 

Além desses, o Eco Parque Cia Aventura tem outras atrações como pêndulo humano, bungee jump, observação de aves e muito mais! Para mais informações, acesse o site oficial do parque

Aventuras no Raft Adventure Park

O Raft Adventure Park, localizado na cidade de Três Coroas/RS, conta com quatro atrativos. Todos repletos de aventuras, o mais conhecido é o rafting, mas além dele, os visitantes poderão se divertir em outras atrações. Confira abaixo!

Rafting

O rafting acontece em equipe, utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de iniciar o percurso, um guia local passa as instruções e faz um treinamento com todos os presentes.

Rafting é um passeio perfeito para realizar em grupo no verão na Serra Gaúcha
Rafting é um passeio perfeito para realizar em grupo no verão na Serra Gaúcha

No Raft Adventure, o rafting acontece nas corredeiras de água cristalina do Rio Paranhana. Ao todo, são 7 km de percurso de pura aventura, adrenalina e diversão. O passeio leva cerca de 2h30 para ser realizado.

Tirolesa

A tirolesa do Raft Adventure é a maior da região da Serra Gaúcha. Isso porque, são 1.200 metros de voo rasante sobre a vegetação nativa. Sem dúvida, a emoção está garantida!

Tirolesa do Raft Parque
Tirolesa do Raft Parque
Rapel

Sem dúvida, outro atrativo para quem ama ecoturismo e aventura, o rapel acontece a 25 metros do chão. Todos os equipamentos para rapel estão inclusos no passeio, assim como o acompanhamento necessário.

Paintball

Perfeito para quem viajar em grupo, os jogadores terão direito a 1h de jogo com 100 tiros inclusos. Uma atração super divertida que precisa muita concentração e estratégia para “sobreviver”.

O Raft Adventure Park possui também outras atrações como boia cross, arvorismo e muito mais. Para saber mais, acesse o site oficial do parque

O Paintball é uma opção bem legal para quem está viajando em grupo no verão na Serra Gaúcha
O Paintball é uma opção bem legal para quem está viajando em grupo

Sugestão de roteiro ideal para a Serra Gaúcha

Ficou com vontade de conhecer as atrações incríveis da Serra Gaúcha no verão? Então não deixe de conferir a sugestão de roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, com alguns dos melhores passeios da região ou nos chame no WhatsApp para montar o seu roteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *