fbpx

Serra Gaúcha no verão: o que fazer por lá?

Serra Gaúcha no verão: o que fazer por lá?

A Serra Gaúcha é um dos mais famosos destinos brasileiros no inverno, período em que tudo fica mais encantador e aconchegante no frio da região. Mas a Serra Gaúcha pode surpreender também quem busca um destino de viagem no verão, especialmente quem ama esportes radicais, ecoturismo e natureza.

A região conta com diversas opções de atrações, independente do clima e da época do ano. Para quem deseja conhecer ela no verão, separamos as principais dicas de passeios na Serra Gaúcha para a estação mais quente do ano. Confira!

O clima

Nesta época do ano, as temperaturas máximas são de 25º C a 30º C, enquanto as mínimas ficam entre 16º C e 18º C. Por mais que o sol apareça durante o dia, por ser uma região serrana com muita vegetação, é importante levar ao menos um casaquinho para passeios à noite. 

Como é comum no verão,  que começa no final de dezembro e vai até o fim de março, algumas pancadas de chuva podem acontecer. Para não correr o risco da chuva impedir os passeios programados, é importante estar atento sobre a previsão do tempo. 

Passeios

A região oferece diversas opções de passeios no verão, para todos os gostos e em diferentes paisagens. Conheça os principais deles abaixo: 

Conheça a vindima

Entre janeiro e março, as paisagens se transformam na região da uva e do vinho, na Serra Gaúcha. É a época da vindima, período de colheita das uvas nos parreirais. Além de atrair milhares de turistas, a temporada é um período de celebração para produtores rurais e enólogos, que após um ano de muitos cuidados e trabalho nos vinhedos, comemoram os resultados. A colheita é a última etapa antes do processo de elaboração dos vinhos e espumantes.

No período, a paisagem natural da região se enriquece ainda mais, coberta pelos verdes parreirais repletos de frutos com cores e tipos variados de uva, com um perfume tentador. Vale a pena conhecer!

Piquenique no Lago Negro

O Lago Negro é um dos lugares mais belos da cidade de Gramado/RS e ideal para contemplar a natureza, fazer um piquenique e esquecer do tempo enquanto observa os patinhos passeando no lago. Por lá, é possível também andar de pedalinho no lago.

Lago-Negro

Adrenalina no Cia Aventura

O Eco Parque Cia Aventura está localizado em Nova Roma do Sul/RS e possui diversas atrações incríveis em meio à natureza. O parque possui uma excelente infraestrutura, ideal para passar o dia com a sua família. 

Por lá você encontra:

Rafting no Rio das Antas 

O rafting no Rio das Antas é um trecho de 8,5 km do rio a bordo de um bote inflável. Apesar dos obstáculos naturais, a aventura é realizada com a maior segurança e com um guia que acompanha os grupos durante o passeio.

Rafting_no_Rio_das_Antas

Tirolesa

Com velocidade de até 50 km/h e sobrevoando as cascatas e o Rio das Antas, o Cia Aventura oferece três tirolesas com tamanhos e alturas diferentes. O passeio é indicado para todas as idades e crianças menores podem fazer junto com os seus pais.

tirolesa

Quadriciclo

O passeio de quadriciclo é diversão garantida para todos. O percurso de 6 km tem duração média de 2h e pode ser feito por toda a família. Nele, você pode contemplar as belezas naturais  da região, acompanhado de um guia e com todos os equipamentos de segurança necessários. O condutor do quadriciclo deve ter mais de 18 anos para conduzir sozinho. A partir dos 16 anos, somente acompanhado pelos responsáveis. Não é necessário ter carteira de habilitação. 

Quadriciclo

Arvorismo

O arvorismo é um passeio de aventura realizado em trilhas entre as copas das árvores. Elas servem como torres de suporte para os equipamentos fixos. O objetivo é fazer uma travessia entre plataformas montadas no alto das árvores. Ao todo, são 13 estações. Durante o trajeto, o visitante enfrenta obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e muito mais.

A idade mínima para praticar arvorismo é quatro anos. Não há perigos significativos na prática dessa modalidade, já que os equipamentos de segurança dão total apoio ao praticante. 

 Arvorismo

Rapel na cascata e na plataforma

Dentro do Eco Parque Cia Aventura, há várias opções de rapel, uma descida de paredões e cachoeiras por meio do uso de cordas e equipamentos de segurança. Todas elas incluem a locação dos equipamentos necessários e são acompanhadas por um guia especializado. 

Além desses, o Eco Parque Cia Aventura tem outras atrações como pêndulo humano, bungee jump, observação de aves e muito mais! Para mais informações, acesse o site oficial do parque

Aventuras no Raft Adventure Park

O Raft Adventure Park, localizado na cidade de Três Coroas/RS, conta com quatro atrativos. Todos repletos de aventuras, o mais conhecido é o rafting, mas além dele, os visitantes poderão se divertir em outras atrações. Confira abaixo!

Rafting

O rafting é realizado em equipe, utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança. Antes de iniciar o percurso, um guia local passa as instruções e faz um treinamento com todos os presentes.

No Raft Adventure, o rafting é feito nas corredeiras de água cristalina do Rio Paranhana. Ao todo, são 7 km de percurso de pura aventura, adrenalina e diversão. O passeio leva cerca de 2h30 para ser realizado.

Rafting

Tirolesa

A tirolesa do Raft Adventure é considerada a maior da região da Serra Gaúcha. São 1.200 metros de voo rasante sobre a vegetação nativa. 

Tirolesa

Rapel

Outro atrativo para quem ama ecoturismo e aventura, o rapel é realizado a 25 metros do chão. Todos os equipamentos para rapel estão inclusos no passeio, assim como o acompanhamento necessário.

Paintball

Perfeito para quem viajar em grupo, os jogadores terão direito a 1h de jogo com 100 tiros inclusos. Uma atração super divertida que precisa muita concentração e estratégia para “sobreviver”.

O Raft Adventure Park possui também outras atrações como boia cross, arvorismo e muito mais. Para saber mais, acesse o site oficial do parque

Paintball

Conheça a Serra Gaúcha no verão com a Bonitour!

Viu quanta coisa legal dá para fazer na Serra Gaúcha no verão? E se você está pensando em conhecer a região, a Bonitour pode te ajudar! No site, você pode montar o roteiro da sua viagem para a Serra Gaúcha de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site da Bonitour e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂