fbpx

Serra Gaúcha/RS no inverno

Serra Gaúcha/RS no inverno

Conhecer o inverno na Serra Gaúcha é uma experiência imperdível para os amantes da estação mais fria do ano. Por lá, além de desfrutar de todo o charme da região, você pode se deliciar com a gastronomia local, conhecer a cultura muito presente e se divertir nos parques e passeios que o destino oferece. 

Sem dúvidas, o inverno é o período mais atraente para conhecer o destino e para te dar um gostinho do que a região pode oferecer nessa época, preparemos esse texto com os principais passeios e dicas do que fazer na Serra Gaúcha. Confira!

Como é o clima na Serra? 

O inverno acontece entre junho e setembro e neste período as temperaturas  médias são de máxima 17° C e mínimas de 8° C. Porém, por causa das frentes frias, a temperatura pode cair para números abaixo de 0ºC e nesses dias podem ocorrer geadas e até mesmo neve. Já as chuvas são frequentes o ano todo, com médias menores no período entre abril e junho. 

As baixas temperaturas e a oportunidade de ver neve fazem do destino a opção número um para a viagem de inverno de muitos turistas. Durante o período, as cidades ficam mais cheias e os passeios mais disputados. Por isso, é importante planejar a sua viagem com antecedência, garantindo a sua hospedagem e ingressos para os passeios desejados.

O que fazer

As cidades para conhecer na Serra Gaúcha são muitas, entre elas podemos destacar: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o inverno na região, você pode realizar diversas atividades e passeios de ecoturismo ou opções mais tranquilas para aproveitar em família ou em uma viagem romântica em casal. 

Abaixo, trouxemos algumas diferentes opções de passeios para você incluir no seu roteiro

Parque Estadual do Caracol – Canela/RS

O Parque Estadual do Caracol fica há 7 km da cidade e é um dos destaques Canela/RS. O parque conta com 25 hectares de natureza preservada e as trilhas levam os visitantes aos principais pontos, como a cascata com 131 metros de queda livre, os mirantes e o observatório ecológico. 

parque-caracol

Alpen Park – Canela/RS

Também em Canela/RS, o Alpen Park fica a menos de 10 minutos do centro da cidade e é um parque de diversões que oferece uma linda vista do vale e de toda a natureza da região. Por lá você encontra brinquedos e atrações para todas as idades, podendo se divertir durante o dia todo. 

O destaque é o trenó alpino, que oferece a oportunidade de apreciar toda a paisagem do parque em um percurso de quase 1 km. Destacamos também o Cinema 4D, o arvorismo, o quadriciclo, a tirolesa, o bate-bate, o Turbo Drop e o Super Salto. Sem dúvidas, uma opção incrível para viagens com crianças

serra-gaucha
Foto: Alpen Park/Divulgação

Parques da Serra – Bondinhos Aéreos – Canela/RS

Os bondinhos aéreos estão localizados no Parque da Serra, que compreende uma área de 60 hectares, com diversos trechos de Mata Atlântica preservados. O bondinho leva até a Estação Animal, que conta com mirante e trilhas de 230 metros. Na volta, o bondinho vai até a Estação Cascata, onde o destaque é a Cascata do Caracol, um dos cartões postais da Serra Gaúcha!

serra-gaucha-bondinhos

Snowland –  Gramado/RS

O Snowland é o único parque de neve indoor do Brasil e o primeiro das Américas, inaugurado em 2013. Em seus 16 mil m² de área, é possível curtir atividades como patinação no gelo, esqui, snowboard, apresentações teatrais e muito mais. 

O espaço é dividido em dois ambientes, o Vilarejo Alpino e a Montanha de Neve. No primeiro, a temperatura fica entre 18ºC e 22ºC. Já no segundo, pode chegar a -5ºC. Para enfrentar esse frio todo, está incluso o Kit Neve com bota, calça, jaqueta e luvas.

snowland

Passeio Maria Fumaça – Gramado/RS

O passeio Maria Fumaça é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha. No seu ponto de início, os turistas são recepcionados com vinho na estação de Bento Gonçalves. Depois, são 23 quilômetros de percurso e uma hora e meia de duração. Durante o passeio, há apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela e teatro.

Ao chegar em Garibaldi há uma recepção com música gaúcha e italiana, além de degustação de espumante e suco de uva. No destino final, Carlos Barbosa, também acontecem apresentações de música italiana. O passeio é perfeito para curtir a dois em uma viagem romântica pela Serra Gaúcha

Não deixe de conhecer os restaurantes da região  

Além desses passeios citados, o destino é conhecido também por sua gastronomia e oferece diversas opções de restaurantes super charmosos para curtir um jantar especial. Ao visitar a Serra Gaúcha, não deixe de experimentar os fondues e os vinhos incríveis produzidos nas famosas vinícolas da região

Festivais e eventos

A Serra Gaúcha é conhecida também por seus festivais e desfiles em datas comemorativas. Como a cultura é muito forte no destino, esses eventos são bem legais para conhecer um pouco a história da região.

Abaixo, você pode conferir os eventos e atrações que acontecerão na temporada de inverno de 2021 na Serra Gaúcha (as informações são da Gramadotur):

  • 4 a 13 de junho: Amor em Gramado
  • 3 a 10 de julho: VII Gramado in Concert
  • 13 a 21 de agosto: 40º Festival de Cinema de Gramado
  • 2 a 12 de setembro: Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado
  • 23 a 12 de outubro: 30º Festa da Colônia

Como a Serra Gaúcha está operando durante a pandemia

A Serra Gaúcha está retomando o turismo aos poucos, respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde. Muitas atrações, passeios e parques estão abertos, porém seguem alternando entre o abre e fecha de acordo com restrições da bandeira no RS.

O último decreto da Serra Gaúcha, válido até o dia 31 de maio, classifica a região onde estão inseridas Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis como bandeira vermelha de alto risco de contágio pelo coronavírus. Recentemente, o Governo flexibilizou a abertura de atividades não essenciais como bares e restaurantes. 

Confira o que está aberto na Serra Gaúcha

  • Hotéis funcionam com capacidade reduzida;
  • Vinícolas estão abertas e algumas exigem agendamento prévio;
  • Passeio Maria Fumaça está operando de quartas e sábados;
  • Restaurantes e bares com redução de horários e capacidade;
  • Toque de reconhecer entre 20h e 5h;
  • Museus e parques estão funcionando.

Informações atualizadas em maio de 2021! 

Conheça a Serra Gaúcha no inverno com a Bonitour!

Quer realizar o sonho de conhecer a Serra Gaúcha no inverno? A Bonitour pode te ajudar! No site, você pode montar o roteiro da sua viagem para a Serra Gaúcha de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site da Bonitour e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂