fbpx

Serra Gaúcha: o seu guia completo de Ecoturismo

Serra Gaúcha: o seu guia completo de Ecoturismo

Sem dúvida, a Serra Gaúcha é um destino muito procurado, principalmente durante o inverno. Cidades como Gramado/RS e Canela/RS, por exemplo, são famosas pelo seu charme arquitetônico e delícias gastronômicas. Mas, além disso, também oferecem experiências intensas de ecoturismo na Serra Gaúcha!

Continue a leitura e descubra dicas de atividades de ecoturismo na Serra Gaúcha!

1. Conheça os destinos mais comuns

Gramado/RS

Sem dúvida, quando se fala em Serra Gaúcha, os primeiros nomes que despontam são Gramado e Canela. É natural, já que as duas cidades investem há bastante tempo nessa área.

Gramado foca mais no turismo gastronômico, mas uma bela opção é o Lago Negro, onde você pode passear de pedalinho e ficar próximo à natureza. Além disso, a melhor época para ir a Gramado para aproveitar os passeios vai depender um pouco dos seus objetivos como viajante. 

Conheça o Lago Negro em Gramado/RS
Conheça o Lago Negro em Gramado/RS

Por isso, se você quer aproveitar a cidade na alta temporada, em que tudo está aberto e cheio, vá no inverno. Mas, se você prefere uma viagem mais tranquila e barata, opte pela baixa temporada, em setembro.   

Canela/RS

Outro destino bastante procurado na Serra Gaúcha é Canela. O destaque da cidade é, sem dúvida, o Parque Estadual do Caracol, com um mirante que oferece uma vista incrível da Cascata do Caracol, uma das mais incríveis da região.

Outros destaques de Canela/RS ficam para os Parques da Serra, onde ficam os famosos Bondinhos Aéreos, o Ecoparque Sperry e o Parque Vale da Ferradura, com diversas atrações para todas as idades.

Destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Serra Gaúcha/RS
Destinos de ecoturismo no sul do Brasil: Serra Gaúcha/RS

2. Visite as cidades menos conhecidas da Serra Gaúcha

Cambará do Sul/RS, por exemplo, fica a pouco mais de 120 km de Gramado e traz opções bem atrativas para ficar próximo da natureza. Os destaques são: Cânion Fortaleza e Cânion do Itaimbezinho – localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra – e o Parador Casa da Montanha, um hotel localizado no meio da serra, que oferece passeios pela região.

Ecoturismo na Serra Gaúcha: Conheça Cambará Do Sul no Rio Grande Do Sul
Cambará Do Sul – Rio Grande Do Sul |

Adiante de Cambará do Sul fica São José dos Ausentes (quase 190 km de Gramado). Por lá o destaque é o Cânion Monte Negro. E, A 45 km de S.J. dos Ausentes fica a cidade de Bom Jesus, onde alguns costumam se aventurar com carros 4×4 (e guias locais) para chegar até a Cachoeira da Ferradura.

Inclusive, lancei um artigo bem completo sobre 11 lugares para conhecer na região em um roteiro fora do óbvio!

3. Aproveite os passeios na Serra Gaúcha

Eco Parque Cia Aventura

A Serra Gaúcha é uma região cheia de passeios para todos os gostos. Um dos principais é o Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul. Trata-se um complexo para práticas de ecoturismo, como bungee jump, arvorismo, floating, rafting, tirolesa e escalada.

Ecoturismo na Serra Gaúcha: Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura
Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura

Snowland

Já o Snowland é uma ótima oportunidade para curtir o frio. Ele é o único parque de neve brasileiro e se estende por uma área de 16 mil metros quadrados. Ali, é possível praticar patinação no gelo, esqui e snowboard, ver espetáculos teatrais e tomar um delicioso chocolate na Montanha de Neve.

Snowland: divirta-se no parque de neve indoor
Snowland: divirta-se no parque de neve indoor

Maria Fumaça

Agora, para quem prefere um passeio mais tranquilo, a Maria Fumaça é uma ótima opção. É um trem à vapor que percorre 23 quilômetros por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O percurso é cheio de atrações que vão desde a degustação de vinhos até espetáculos de música, dança e teatro. 

Viva a experiência de andar em uma locomotiva antiga
Viva a experiência de andar em uma locomotiva antiga

Tour Raízes Coloniais

Outra alternativa é o Tour Raízes Coloniais, na zona rural de Gramado. É uma viagem pela história das famílias que primeiro povoaram a região da Serra Gaúcha. O passeio contempla a Casa Centenária da Família Ferrari, a Ervateira da Família Marcon, o Museu da Família Fioreze e o Café Colonial da Família Foss.

4. Ajude a valorizar o ecoturismo

Depois de montar seu roteiro e fazer as malas, não se esqueça: sempre respeite a natureza e ajude a fomentar um tipo de turismo que irá preservar aquele local, assim como as espécies de plantas e animais que vivem ali.

Ecoturismo significa viagens e diversão, mas vai muito além disso: é um jeito de entrarmos em conexão com a natureza, reforçando nossa responsabilidade de preservarmos os locais por onde passarmos.

Descubra o roteiro ideal para a Serra Gaúcha

Como vimos, a Serra Gaúcha é um ótimo destino de ecoturismo e está repleta de passeios e atividades em meio à natureza exuberante da região. Por isso, não deixe de conferir a sugestão de roteiro ideal para o destino e entre em contato com a Bonitour para começar a planejar a sua próxima viagem. 

Um comentário sobre “Serra Gaúcha: o seu guia completo de Ecoturismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *