Lago-Negro-em-Gramado

Serra Gaúcha – seu guia completo de Ecoturismo

Buscando dicas sobre o que fazer na Serra Gaúcha

Hoje, vamos falar sobre esse destino muito procurado pelos amantes do ecoturismo. Gramado/RS é uma das cidades mais famosas da região, mas a poucos quilômetros de distância, é possível ter experiências intensas de contato com a natureza e muita adrenalina!

 Confira então as nossas dicas sobre os melhores passeios na Serra Gaúcha.

1. Conheça os destinos mais comuns

Quando se fala em Serra Gaúcha, os primeiros nomes que despontam são Gramado e Canela. É natural, já que as duas cidades investem há bastante tempo nessa área (para se ter idéia, o turismo representa 86% da economia de Gramado).

Gramado foca mais no turismo gastronômico, mas uma bela opção é o Lago Negro, onde você pode passear de pedalinho e ficar próximo à natureza. A melhor época para ir a Gramado — e à Serra Gaúcha no geral — aproveitar os passeios vai depender um pouco dos seus objetivos como viajante. 

Se você quer aproveitar a cidade na alta temporada, em que tudo está aberto e cheio, vá no inverno. Agora, se você prefere uma viagem mais tranquila e barata, opte pela baixa temporada, em setembro.   

Outro destino bastante procurado na Serra Gaúcha é Canela. O destaque da cidade é o Parque Estadual do Caracol, com um mirante que oferece uma vista incrível das cachoeiras, o Ecoparque Sperry e o Parque Vale da Ferradura.

Parque-Estadual-do-Caracol

2. Visite as cidades menos conhecidas

Cambará do Sul fica a pouco mais de 120 km de Gramado e traz opções bem atrativas para ficar próximo da natureza. Dessa cidade, os destaques são: Cânion Fortaleza e Cânion do Itaimbezinho – localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra – e o Parador Casa da Montanha, um hotel localizado no meio da serra, que oferece passeios pela região.

Adiante de Cambará do Sul fica São José dos Ausentes (quase 190 km de Gramado). Por lá o destaque é o Cânion Monte Negro.

A 45 km de S.J. dos Ausentes fica a cidade de Bom Jesus, onde alguns costumam se aventurar com carros 4×4 (e guias locais) para chegar até a Cachoeira da Ferradura.

Se você busca algo mais perto, São Francisco de Paula é a saída. São 45 km de distância de Gramado para conhecer um lugar que muitos costumam dar destaque: o Parque das Oito Cachoeiras, que oferece trilhas para conferir cada uma dessas quedas d’água.

3. Aproveite os passeios na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é uma região cheia de passeios para todos os gostos. Um dos principais é a Cia. Aventura, em Nova Roma do Sul. Trata-se um complexo para práticas de ecoturismo, como bungee jump, arvorismo, floating, rafting, tirolesa e escalada.

Rafting-no-Eco-Parque-Cia-Aventura

Se você tem o espírito aventureiro, vai amar o Rumo 4X4, em Gramado e Canela. É uma experiência em quatro rodas que percorre roteiros off-road, cheia de obstáculos, como lama, erosões, ladeiras estreitas e travessias de rio. Uma ótima opção para os que querem contemplar a natureza e viver uma aventura inesquecível. 

Rumo-4X4-em-Gramado

Já o Snowland é uma ótima oportunidade para curtir o frio. Ele é o único parque de neve brasileiro e se estende por uma área de 16 mil metros quadrados. Ali, é possível praticar patinação no gelo, esqui e snowboard, ver espetáculos teatrais e tomar um delicioso chocolate na Montanha de Neve.

Tubing-no-Parque-Snowland

Agora, para quem prefere um passeio mais tranquilo, a Maria Fumaça é uma ótima opção. É um trem à vapor que percorre 23 quilômetros por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O percurso é cheio de atrações que vão desde a degustação de vinhos até espetáculos de música, dança e teatro. 

Outra alternativa é o Tour Raízes Coloniais, na zona rural de Gramado. É uma viagem pela história das famílias que primeiro povoaram a região da Serra Gaúcha. O passeio contempla a Casa Centenária da Família Ferrari, a Ervateira da Família Marcon, o Museu da Família Fioreze e o Café Colonial da Família Foss.

4. Ajude a valorizar o ecoturismo

Depois de montar seu roteiro e fizer as malas, não se esqueça: sempre respeite a natureza e ajude a fomentar um tipo de turismo que irá preservar aquele local, assim como as espécies de plantas e animais que vivem ali.

Ecoturismo significa viagens e diversão, mas vai muito além disso: é um jeito de entrarmos em conexão com a natureza, reforçando nossa responsabilidade de preservarmos os locais por onde passarmos.

Conte com a Bonitour para organizar sua visita à Serra Gaúcha. Temos um app com todas as informações sobre a sua viagem e uma ferramenta chamada Roteiro Fácil, desenvolvida especialmente para te ajudar a criar um roteiro, agendar os meios de transporte e aproveitar os passeios. 

monte_seu_roteiro_aqui

O melhor é que temos um programa de cashback. Você recebe o bônus assim que compra um passeio pelo site. Com isso, você pode fazer compras pelo app em estabelecimentos parceiros. Uma ótima vantagem!

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *