fbpx

Staycation: turismo na sua própria cidade

Staycation: turismo na sua própria cidade

Você já pensou em ser um turista na sua própria cidade? Também conhecido como staycation (do inglês, férias em casa), pode ser uma ótima opção para quando a grana estiver curta ou a quantidade de dias de folga não permite uma viagem longa, por exemplo.

Na maioria das vezes, quando pensamos em relaxar e sair da rotina nos dias de folga, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é viajar para outro lugar que não seja a nossa própria cidade. Por isso, como já estamos acostumados com a rotina, muitas vezes não conhecemos as opções turísticas mais próximas da gente. 

Neste texto, saiba mais como praticar o turismo na própria cidade ou staycation, além de dicas super legais de como conhecer melhor as atrações que ficam bem pertinho de você. Confira!

O que é staycation?

A expressão staycation vem do inglês e significa férias em casa e apesar de talvez ser pouco conhecida, a sua prática já é bastante popular entre os brasileiros. Além de curtir um tempo em casa, a modalidade também abrange passeios curtos para lugares não muito distantes e claro, passeios na própria cidade. O staycation é também uma tendência de consumo e comportamento que ficou ainda mais comum em 2020 e vai continuar em alta para os próximos anos. 

Como turistar na própria cidade?

Independente da sua cidade ser considerada turística ou não, com certeza existem aspectos dela que você ainda não conhece. Seja pontos turísticos, comida típica, história ou cultura local, o primeiro passo para começar a desbravar a sua cidade é pesquisar. Por isso, procure o site da Secretaria de Turismo do seu estado e município, acompanhe as páginas de turismo local nas redes sociais, leia blogs sobre o assunto ou visite um posto de informações turísticas mais próximo a você. Com certeza, você irá encontrar algumas coisas bem bacanas para incluir no seu roteiro.

Além disso, conheça abaixo outras dicas:

Conheça a história local

Ler sobre a história local da nossa cidade pode ser surpreendente e nos dar várias ideias de locais para conhecer que antes nem sabíamos que tinham um significado tão importante para o turismo cultural e histórico.  Pesquisar a história da igreja principal, um edifício com uma arquitetura antiga ou uma estátua que está há anos na sua cidade, e depois visitá-los pessoalmente, para observá-los em detalhes pode ser um ótimo jeito de praticar o turismo local e é uma maneira de entender melhor a sua cidade.

Turismo-histórico-pela-cidade-em-Florianópolis

Visite museus

Outro jeito de conhecer melhor a história local e garantir um passeio bem interessante, é conhecer os museus da sua cidade. Se não tiver muitas e variadas opções, pelo menos um museu a sua cidade vai ter, por menor que seja. Busque informações, peça indicações e pesquise na internet. Conhecer os museus é uma oportunidade de ver coleções, fotos, artes e objetos que são muito importantes e fazem parte da história local. 

Visita-ao-museu

Experimente a gastronomia local

Do sul ao norte do país, toda cidade possui um prato ou uma bebida típica que você não vai encontrar em nenhum outro lugar. Alguns deles se tornam populares em todo o Brasil e revelam muito sobre a cultura local e com certeza, valem a pena serem experimentados pelo menos uma vez. Os mercados públicos ou restaurantes tradicionais são ótimas opções para encontrar e degustar esses pratos ou bebidas.

Experimentando-a-gastronomia-local

Visite pontos turísticos

Para realmente poder dizer que você foi um turista na própria cidade, é preciso conhecer os principais pontos turísticos. Muitas vezes, nas cidades mais famosas, deixamos de conhecê-los por estarem sempre lotados de turistas. Contudo, eles também fazem parte da história local e por isso, é bem interessante que você os conheça e descubra porque eles são tão famosos.

Em cidades menores, uma dica bem legal é consultar agências de turismo ou o próprio site da prefeitura para conhecer os pontos turísticos que talvez não sejam tão famosos. Você poderá se surpreender com o que vai descobrir sobre o local onde mora e nem sabia.

Catedral-Metropolitana

Pratique o ecoturismo

O ecoturismo é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural da uma região. Ele incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, promovendo o bem-estar das populações. O ecoturismo é uma opção bem legal para entrar em contato com à natureza da sua cidade ou bem pertinho dela.

Comece a explorar as áreas verdes que existem na sua própria cidade ou destinos de natureza localizados em áreas vizinhas e acessíveis com uma viagem bate e volta de carro ou se preferir, vá de bicicleta e pratique exercícios físicos. Às vezes, pode existir parques, trilhas e cachoeiras bem pertinho e você nem sabia. Faça uma pesquisa na região onde você vive e encontre destinos de natureza incríveis para se aventurar.

Trilha-de-Fernando-de-Noronha

Vá de bicicleta

Se você quer gastar pouco e ainda se exercitar, ir de bicicleta é uma excelente opção de transporte para regiões mais próximas. Pedalar também permite conhecer paisagens incríveis e fugir do trânsito. 

Muitas cidades promovem o cicloturismo, com uma estrutura de ciclovias que deixam o passeio muito mais seguro. Se for o caso da sua cidade, não hesite em andar por aí de bicicleta. Com certeza será uma experiência incrível.

Para saber mais, acesse o nosso post completo com dicas de cicloturismo!

Pessoa-andando-de-bicicleta

Vá de carro

Se a sua cidade for grande ou você for conhecer as cidades vizinhas, vá de carro. Uma viagem assim pode proporcionar belas paisagens do pôr do sol ou cenários incríveis em áreas rurais. Momentos assim também são super legais se você for acompanhado, aproveite o passeio para conversar, curtir umas músicas e se divertirem juntos.

Para mais dicas, acesse o post completo sobre viajar de carro: vantagens e dicas para aproveitar melhor a estrada!

Pessoa-viajando-de-carro

Conheça a Bonitour!

Gostou das dicas? Se o seu passeio incluir a Serra Gaúcha/RS, Bonito/MS ou Fernando de Noronha/PE, você pode montar o seu roteiro com a Bonitour! No site, disponibilizamos gratuitamente o Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando o aplicativo de viagens Bonitour, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. Acesse o site e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂