fbpx

Tudo sobre a Atalaia em Fernando de Noronha

Tudo sobre a Atalaia em Fernando de Noronha

Noronha/PE é conhecido por suas belas praias e paisagens paradisíacas. Quem visita o destino se encanta pelos seus atrativos naturais e atividades de aventura em meio à natureza. Entre os atrativos da ilha, a Atalaia em Fernando de Noronha/PE é um dos mais procurados pelos turistas por oferecer uma experiência completa com trilhas, praia e mergulho em piscinas naturais. 

Neste texto, você conhece tudo sobre as piscinas naturais e trilhas da Atalaia. Confira!

Localização da Atalaia em Fernando de Noronha/PE

Mais isolada que as outras praias da ilha, a Atalaia está localizada dentro do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), e por isso, é preciso da autorização prévia do IBAMA, além de estar acompanhado de guia credenciado para realizar a trilha maior. Para conhecer os atrativos que estão na área do parque, você precisa pagar a taxa e garantir o seu ingresso.

Para saber mais, acesse o site do Parnamar.

Saiba qual a localização de Atalaia
Saiba qual a localização de Atalaia

Praia do Atalaia ou Aquário Natural Atalaia

Popularmente chamada de Praia da Atalaia, o local é, na verdade, um aquário natural de águas muito cristalinas, rasas e repletas de vida. Durante a maré baixa, os corais presentes no local formam uma barreira, criando piscinas naturais repletas de diversas espécies de animais marinhos. As laterais do Aquário Natural Atalaia são os melhores pontos para observar a vida marinha.

Praia do Atalaia ou Aquário Natural Atalaia
Praia do Atalaia ou Aquário Natural Atalaia

As piscinas naturais da Atalaia em Fernando de Noronha/PE

Como a maior parte das piscinas naturais de Fernando de Noronha/PE, a Atalaia é um paraíso de águas claras onde vivem diversas espécies de peixes, algas, tubarões, tartarugas e muito mais.

Controlado pelo Ibama, o local recebe apenas pequenos grupos por vez. Cada grupo permanece meia hora na água, supervisionados por um agente do ICMBio para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do local. 

Os mirantes da Atalaia 

Quem visita o local é surpreendido pelas belas paisagens e, no caminho entre as piscinas naturais da Atalaia, existem diferentes mirantes que proporcionam uma vista incrível do Mar de Fora. Os locais são perfeitos para fotografar e registar os momentos nesse paraíso. 

O destino conta com diversos pontos excelentes para fotos!
O destino conta com diversos pontos excelentes para fotos!

As trilhas do Atalaia em Fernando de Noronha/PE

As trilhas da Atalaia estão entre as mais famosas trilhas de Fernando de Noronha/PE e podem ser curta ou longa, dependendo da sua disposição e preparo. 

Agendamento

Para realizar as trilhas é preciso agendar o passeio no ICMBio. O local fica em frente à sede do Tamar, na Alameda Boldró. A recomendação é agendar com pelo menos dois dias de antecedência, sendo que o ideal é já deixar agendado assim que chegar na ilha.

Trilha curta da Atalaia

A trilha curta da Atalaia tem cerca de 1,5 km e pode ser realizada em cerca de 30 minutos. Quem opta por realizar somente essa trilha não precisa estar acompanhado de um guia, já que ela é bem tranquila e pode ser feita por crianças e idosos.

Ao final dessa trilha, os visitantes conhecem a primeira piscina natural, que fica de frente para a Pedra do Frade. O mergulho de snorkel dura 30 minutos e, como já foi mencionado, é fiscalizado por um funcionário do ICMBio.

Trilha Longa do Atalaia 

A trilha longa da Atalaia é a mais procurada entre as trilhas de Fernando de Noronha/PE. Ela leva cerca de 4h30 e boa parte do seu trajeto é feita sobre pedras, passando por três piscinas naturais. A trilha longa só pode ser feita com o acompanhamento de um guia credenciado. 

O percurso inclui todo o trajeto da trilha curta, incluindo o mergulho na piscina da Atalaia. Depois, segue sobre as falésias com paradas em outras duas piscinas naturais.

São ao todo 6 km de trilha e, ao contrário da trilha curta, o nível de dificuldade é alto, principalmente no trecho sobre pedras. Durante o trajeto, os visitantes contornam o Morro do Francês, têm uma vista privilegiada do mar azul escuro e até conseguem observar tartarugas que ficam próximas às pedras. 

Saiba mais sobre as trilhas de Atalaia em Fernando de Noronha
Saiba mais sobre as trilhas de Atalaia em Fernando de Noronha

O que levar para as trilhas e piscinas da Atalaia?

Para visitar o local é obrigatório o agendamento prévio no ICMBio e a recomendação é chegar 20 minutos antes, com o RG e ingresso do Parque em mãos. Vá de roupas confortáveis, tênis para caminhada e câmera pra registrar todos os momentos. 

Nos passeios dentro da água é proibido o uso de protetor solar, repelente e outros cosméticos que possam prejudicar a vida marinha.

Conheça as outras trilhas de Fernando de Noronha/PE

Ficou com vontade? Além da Atalaia, Fernando de Noronha/PE conta também com diversas outras trilhas que proporcionam experiências incríveis em meio à paisagens paradisíacas. Para saber mais sobre elas, acesse: 7 trilhas de Fernando de Noronha/PA para você conhecer e se aventurar!

Tudo sobre a Atalaia em Fernando de Noronha
Atalaia em Fernando de Noronha | Foto: Rodolfo Barreto via UnsPlash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *