fbpx

Tudo sobre a fazenda Estância Mimosa em Bonito/MS

Tudo sobre a fazenda Estância Mimosa em Bonito/MS

A Estância Mimosa é uma charmosa fazenda localizada há 24 km de Bonito/MS. Por lá, você pode realizar diferentes atividades, como por exemplo, o passeio de trilha e cachoeiras, observação de aves e passeio a cavalo. Sem dúvida, é um atrativo que merece fazer parte do seu roteiro para Bonito/MS!

Acesse e conheça a Track & Field Experience na Estância Mimosa em Bonito/MS.
Acesse e conheça a Track & Field Experience na Estância Mimosa em Bonito/MS.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Estância Mimosa em Bonito!

Um pouco sobre a história da fazenda

O atrativo é um empreendimento de gestão familiar, que segue as normas de segurança, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Além disso, em 1988 os atuais donos adquiriram a Fazenda e, no ano seguinte, iniciou os seus trabalhos com o ecoturismo, proporcionando aos visitantes uma experiência única em meio à natureza. 

O receptivo turístico é a antiga sede da fazenda, mas teve sua arquitetura original preservada. A área da fazenda possui 80% de sua extensão de florestas naturais e morros típicos da Serra da Bodoquena.

Conheça a Estância Mimosa em Bonito/MS
Conheça a Estância Mimosa em Bonito/MS

Em 2013, para preservar toda a beleza local, 66% da área total da fazenda se transformou em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com o objetivo de constituir uma reserva natural permanente em sua propriedade. 

Infraestrutura da Estância Mimosa

No local existem 10 cachoeiras, sendo 9 disponíveis para banho. Além disso, por lá o visitante tem a oportunidade de desfrutar a vista dos mirantes, os morros que formam o vale por onde passa o Rio Mimoso e de atravessar pelas passarelas suspensas dentro da mata ciliar.

Além disso, o atrativo conta também com: restaurante com cardápio típico sul-mato-grossense, loja de souvenires, sanitários com vestiário e ducha, mesa de sinuca, redário, horta orgânica e uma lagoa de jacarés para contemplação.

O que fazer na Estância Mimosa em Bonito

Atualmente, a fazenda encanta os seus visitantes, oferecendo os passeios de trilha e cachoeiras, observação de aves e passeio a cavalo. Por isso, saiba mais sobre cada uma das atividades!

Trilha e cachoeiras

No passeio de trilha e cachoeiras Estância Mimosa, pequenos grupos de visitantes sempre acompanhados por um guia de turismo especializado, percorrem 2.800 metros de trilha observando as aves, diferentes espécies de animais, além de uma vasta variedade de árvores.

Encante-se com o passeio de trilha e cachoeiras
Encante-se com o passeio de trilha e cachoeiras da Estância Mimosa

Este trajeto, que percorre a mata ciliar do Rio Mimoso, passa por leitos de riachos, passarelas e por 10 cachoeiras de tamanhos e formas variadas com ótimos locais para banho em piscinas naturais.

A fauna, flora e água abundante emolduram todo esse cenário. Além disso, durante o percurso há paradas ideais para contemplar a vista privilegiada da morraria da Serra da Bodoquena. Sem dúvida será uma experiência inesquecível!

O que está incluso?

O valor do passeio inclui: guia, colete salva-vidas e seguro contra acidentes. Botas de neoprene estão disponíveis para locação. 

O que levar?

Roupa de banho, toalha, máquina fotográfica, tênis ou calçado fechado, repelente, protetor solar e dinheiro para consumos extras.

Observação de aves

A fazenda é um destino cativante para amantes de observação de aves. Isso porque, está localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, e possui mais de 253 espécies registradas.

O percurso acontece na mata ciliar do Rio Mimoso e por lá, os visitantes encontram um roteiro específico acompanhado sempre por um guia especializado. O passeio também é realizado nas áreas de mata e da fazenda no início da manhã. A sede, com sua lagoa, é também um excelente ponto para observação, assim como as estradas internas. Além disso, espécies raras como o Pica-pau anão já foram vistas ao redor do local.

Conheça as cachoeiras da Fazenda Estância Mimosa
Conheça as cachoeiras da Fazenda Estância Mimosa

O atrativo também oferece a Passarinhada, um roteiro mais curto, realizado nas redondezas do receptivo, ideal para iniciantes na atividade de observação de aves ou para quem gosta de fotografar e observar a vida silvestre.

O que está incluso?

O valor do passeio inclui: lista de aves da Estância Mimosa e seguro de acidentes pessoais.

O que levar?

Calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota), chapéu ou boné, máquina fotográfica, binóculos, repelente e protetor solar.

Passeio a cavalo

Para os que desejam uma interação maior com a natureza e conhecer um pouco mais sobre a cultura local, a Estância Mimosa oferece passeio a cavalo pelas matas e morros da região.

Passeio a cavalo da Fazenda Estância Mimosa
Passeio a cavalo da Fazenda Estância Mimosa

A atividade é realizada em grupos de até oito visitantes, sempre acompanhados por um monitor experiente que durante o percurso conta um pouco sobre as histórias da região.

Com cavalos mansos e treinados, o passeio oferece toda a segurança necessária para momentos de diversão e tranquilidade, tanto para crianças quanto para adultos.

O que está incluso?

O valor do passeio inclui: monitor da fazenda, cavalo equipado e seguro de acidentes pessoais durante o passeio.

O que levar?

Calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota), chapéu ou boné, máquina fotográfica, repelente, protetor solar e dinheiro ou cartão para consumos extras.

Observações e normas gerais da Fazenda Estância Mimosa

  • As trilhas são restritas para mulheres grávidas a partir de 24 semanas, pessoas com problemas cardíacos ou com marca-passo.
  • Os visitantes devem comunicar problemas de saúde.
  • Uso obrigatório de tênis, não sendo permitido a realização de passeios usando chinelos ou calçados abertos. A fazenda tem opção de locação de botas de neoprene.
  • Proibido ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na beira do rio.
  • Crianças de 3 a 5 anos não pagam entrada.
  • Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança, os passeios podem ser cancelados ou interrompidos.
  • Para a realização das trilhas é necessário um condicionamento físico moderado.
  • Prazo para cancelamento de reserva 48h, não obedecendo este prazo será cobrado NO-SHOW integral.

Roteiro ideal de 4 dias para Bonito/MS

Ficou com vontade de conhecer a Fazenda Estância Mimosa e outros atrativos de Bonito/MS? Então, confira a sugestão de roteiro completo para curtir algumas das principais atividades do destino. Acesse o roteiro de 4 dias em Bonito/MS ou converse com um consultor para começar a planejar a sua próxima aventura na capital do ecoturismo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *