fbpx

Tudo sobre o Parque do Caracol na Serra Gaúcha

Tudo sobre o Parque do Caracol na Serra Gaúcha

Hoje, falarei sobre o Parque do Caracol, localizado em Canela/RS e todas as suas atrações que proporcionam uma experiência de imersão na natureza. Confira! 

A Serra Gaúcha/RS é um destino repleto de passeios para toda a família e é conhecida por suas charmosas cidades cheias de encantos. Além disso, o destino é também a escolha ideal para quem pratica o ecoturismo e possui diversas opções de atrações bastante interessantes. O Parque do Caracol é uma ótima opção para quem deseja se aventurar pela região. Continue a leitura e conheça mais.

História do Parque do Caracol

Até meados do século passado, a região do Parque Estadual do Caracol foi habitada por índios caigangues que viviam nas florestas. Depois, chegaram à região as primeiras famílias de colonizadores europeus e assim foi surgindo a cidade de Canela/RS, impulsionada pela ferrovia construída em 1925. 

Rapidamente o parque tornou-se o local mais visitado do Rio Grande do Sul e a sua infraestrutura permitiu que os visitantes aproveitassem as trilhas ecológicas, estrutura de lazer, restaurantes, lojas de artesanato e muito mais. Hoje, o Parque do Caracol é o 2º ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.

Parque Estadual do Caracol - pórtico bondinhos aéreos
Parque Estadual do Caracol – pórtico bondinhos aéreos

Como chegar

O Parque do Caracol fica a cerca de 10 km do centro da cidade de Canela/RS e é muito fácil chegar até ele de carro. Se você estiver no centro da cidade, basta seguir em direção a Gramado/RS, pegando a RS 466. O parque fica no final da rodovia e o caminho inteiro é bem sinalizado. Caso esteja em Gramado/RS, siga até Canela/RS e entre na RS 466, seguindo os mesmos passos anteriores. 

Pórtico da cidade de Canela
Pórtico da cidade de Canela

Motivos para visitar

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais charmosas do país e suas cidades, além dos passeios culturais, também oferecem diversas opções para quem busca aventuras e atividades de ecoturismo. O Parque do Caracol é a opção perfeita para quem busca contato com a natureza, paisagens incríveis e pode ser visitado durante o ano inteiro. Abaixo você confere todas as suas atrações e descobre porque o local não pode ficar de fora do seu roteiro pela Serra Gaúcha

Atrações do Parque do Caracol 

Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é a principal atração de Canela/RS e um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Ela possui 131 metros de altura e suas águas percorrem uma formação basáltica, até despencar do topo. Com uma beleza extraordinária, é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro pela região.

Cascata do Caracol
Cascata do Caracol

Bondinhos Aéreos

Os bondinhos aéreos do Parque do Caracol proporcionam um visual incrível da Cascata do Caracol. Além disso, a mata ao redor é também uma verdadeira maravilha da natureza.

Na parte mais elevada do percurso o visitante passa pela Estação Animal, onde é possível conhecer o mirante e circular por 230 metros de trilhas bem sinalizadas. No mirante da Estação Cascata é possível contemplar toda a beleza do vale e é um dos melhores pontos para observar a cascata.

O ponto inicial e final do percurso de bondinho é o mesmo, a Estação Central. Por lá, os visitantes podem permanecer por tempo indeterminado e os bondinhos passam de 2 em 2 minutos.

Vista dos Bondinhos aéreos
Vista dos Bondinhos aéreos

Observatório Ecológico

Um elevador panorâmico conduz os visitantes à plataforma envidraçada de 27 metros de altura. O local oferece uma vista 360º do parque e é uma opção de lazer agradável, segura e divertida para toda a família. 

O observatório ecológico possui também binóculos dos quais é possível apreciar a fauna e a flora da região. Além da Cascata do Caracol, do mirante é possível também observar outras cascatas menores.

Observatório Ecológico com vista para a Cascata do Caracol
Observatório Ecológico com vista para a Cascata do Caracol

Trilhas Ecológicas 

O Parque do Caracol conta com diversas trilhas ecológicas entre as áreas de mata preservada e dão acesso ao rio e às corredeiras da parte superior onde se forma a Cascata do Caracol. A maioria das trilhas é pavimentada e bem sinalizada. 

As trilhas do Parque do Caracol são:
  • Trilha do Arroio;
  • Trilha do Moinho;
  • Trilha do Silêncio;
  • Trilha da Cutia;
  • Trilha Velha;
  • Trilhas Secundárias.
Parque Estadual do Caracol em Canela/RS
Parque Estadual do Caracol em Canela/RS

Mirante 

O mirante do Parque do Caracol proporciona uma visão parecida com a do observatório ecológico. Contudo, o mirante se encontra em uma posição superior e oferece uma visão privilegiada e completa da cascata e de todo seu entorno, emoldurado pelo vale e pela mata nativa.

Mirante do Parque do Caracol
Mirante do Parque do Caracol

Escada da Perna Bamba 

A Escadaria da Perna Bamba leva os visitantes à parte inferior da Cascata do Caracol. São 730 degraus (o equivalente a um prédio de 44 andares) e é indicada para pessoas que costumam praticar atividades físicas, já que a subida da volta é bem cansativa.

Durante o percurso há bancos para descanso e observação da fauna. Ao se aproximar do final da escadaria o barulho da queda d’água e a vista da Cascata do Caracol fazem todo o esforço valer a pena. 

Estação Sonho Vivo 

Perfeito para crianças, o passeio de trenzinho tem 800 metros de extensão e, durante o percurso, é narrada um pouco da história da colonização da região. O passeio de trem termina na Vila dos Imigrantes, uma mini cidade construída para representar como viviam os imigrantes italianos. 

Centro Histórico Ambiental 

O Centro Histórico Ambiental do Parque do Caracol é uma casa construída no início dos anos 50 onde é possível obter informações sobre a fauna, flora, geologia e história do parque e região.

Fonte: Parque Estadual do Caracol 

Monte o seu roteiro para a Serra Gaúcha com o Roteiro Fácil!

Ficou com vontade de conhecer o Parque do Caracol e outras atrações da região? No site da Bonitour, você pode montar o roteiro da sua viagem para a Serra Gaúcha/RS e comprar passeios de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem.

Além disso, a Bonitour também oferece aplicativo próprio e a facilidade do check-in online no destino. Acesse o site agora mesmo e conheça todos os benefícios!

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.