fbpx

Tudo sobre o Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS

Tudo sobre o Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS

A apenas 7 km do centro de Bonito/MS, o Parque Ecológico do Rio Formoso é uma área com quase 200 hectares reservados para as mais variadas atividades de ecoturismo

Por lá, o visitante poderá desfrutar de atividades como: tirolesa, trilhas suspensas, flutuação, cavalgada, boia cross e muito mais. Tudo isso em meio à natureza preservada da região. Neste texto, você irá conhecer tudo sobre o Parque Ecológico do Rio Formoso em Bonito/MS. Confira! 

O Parque

Antigamente, o local era uma fazenda de pecuária e, devido ao crescimento do turismo em Bonito/MS, se transformou em um parque de preservação para receber turistas de todo o mundo. São quase 200 hectares dedicados somente para atividades de preservação ambiental e ecoturismo

O Rio Formoso, um dos principais de Bonito/MS, passa pelo parque e é nele que acontecem os passeios de boia cross, flutuação e a parada para banho de quem pratica a cavalgada. As águas do rio são claras e com uma rica vida subaquática, o que garante cenários incríveis para os visitantes curtirem momentos inesquecíveis de diversão na natureza.

Parque-Ecologico-do-Rio-Formoso

Além disso, no receptivo do passeio existe a Lagoa Formosa onde o visitante pode praticar atividades como: caiaque, stand up, tirolesa, trampolim e muito mais. E para completar, o parque serve um almoço super completo com a culinária típica da região. Para quem está buscando o que fazer em Bonito/MS o Parque é, sem dúvidas, uma ótima opção. 

Passeios

Os passeios em Bonito/MS são um prato cheio para quem gosta de natureza e aventura. No Parque Ecológico não é diferente, confira tudo o que você pode fazer por lá: 

Formoso Adventure

O Formoso Adventure é um passeio que dura cerca de 2h20 em meio à natureza, com o Rio Formoso de paisagem. O passeio começa com uma caminhada de 1.500m em meio à mata ciliar até o Mirante do Morro do Tamanduá, passando por árvores centenárias e pela Serrinha da Piúva. Chegando ao mirante, os visitantes terão um tempo para apreciar a vista e os guias irão organizar os equipamentos para colocar a cadeirinha boldrié para a atividade de tirolesa.

Parque-Ecologico-do-Rio-Formoso

A tirolesa possui 520m de descida contemplativa até a plataforma final, onde o visitante será recebido por um guia que irá passar as informações sobre a trilha suspensa. Nesta etapa será apenas uma pessoa por ponte e no máximo duas pessoas por plataforma, totalizando 23 obstáculos que garantem a diversão do passeio. 

Chegando no final do circuito, os visitantes pegam os coletes de uso obrigatório para iniciar a descida de flutuação pelo Rio Formoso, com total de 300m. Ao final, os visitantes voltam ao receptivo do parque em uma pequena trilha de 400m.

O Formoso Adventure pode ser realizado por crianças a partir de 35 kg acompanhadas dos pais ou responsáveis. 

Parque-Ecologico-do-Rio-Formoso

Bóia Cross

A atividade de bóia cross no Rio Formoso inicia com uma caminhada de 900m do receptivo até a beira do rio. Chegando lá, os visitantes recebem orientações finais e entram no rio. A entrada acontece com uma pessoa de cada vez e cada um com a sua bóia.

Assim que  todos estiverem no rio, a aventura começa. São oito obstáculos entre corredeiras e cachoeiras, com alguns pontos de calmaria. O grupo é acompanhado por monitores que ficam atentos à segurança e ajudam a manter o clima animado com jogos e brincadeiras.

No ponto de saída, os monitores orientam e ajudam os visitantes a sair da água. A caminhada do ponto de saída até a sede, onde estão os vestiários e banheiros, é de 300m.

A atividade de bóia cross pode ser realizada por crianças a partir dos 7 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis. 

boia-cross

Passeio a cavalo

O passeio começa com o monitor passando informações e verificando os calçados, calças, capacetes e/ou chapéus dos visitantes. Quando todos estiverem prontos, o monitor abre a porteira para o pasto e os visitantes podem montar os cavalos conforme orientação.

Uma vez que o grupo todo tenha montado, os visitantes seguem para a trilha onde começa o passeio. Os cavalos vão seguindo em fila indiana e o grupo fica à vontade para apreciar com tranquilidade a experiência e a paisagem do local.

Na primeira parte da cavalgada o grupo passa por campos abertos de pecuária da fazenda. Esta trilha é cruzada por um córrego, que os cavalos atravessam tranquilamente. 

Depois, os visitantes chegam ao Rio Formoso, onde todos descem dos cavalos para descansar um pouco, tirar fotos e curtir o rio. Se as condições permitirem, o guia libera o grupo para tomar banho nas águas cristalinas. Ao final, o grupo monta novamente e segue de volta à sede por outro caminho em meio à mata. 

passeio-de-cavalo

Lagoa Formosa

O Parque Ecológico conta também com a Lagoa Formosa, uma lagoa imensa que funciona como um balneário para os visitantes curtirem antes ou depois dos passeios. Por lá, além das belezas naturais, a área de lazer conta com tirolesa, trampolim, caiaque, stand up e muito mais.

Os brinquedos e atividades da lagoa estão inclusos no valor do passeio escolhido, sem custo adicional. Independente do horário do passeio marcado, a lagoa fica disponível o dia todo.

Organize a sua viagem com a Bonitour! 

Ficou com vontade de conhecer o Parque Ecológico do Rio Formoso e todas as  suas atividades? Organize a sua viagem com a Bonitour! Em nosso site, você pode montar o roteiro da sua viagem e comprar passeios em Bonito/MS de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. 

Além disso, somos a única agência em Bonito a disponibilizar gratuitamente um aplicativo completo, no qual você tem acesso ao seu roteiro, as facilidades de check-in online e cashback no destino. Acesse o nosso site e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂