fbpx

Turismo sustentável: o que é e como praticá-lo

Turismo sustentável: o que é e como praticá-lo

Conheça mais sobre o turismo sustentável, a sua importância e dicas de como praticá-lo em suas viagens.

O mês de setembro é super importante para a pauta ambiental e ao longo dele comemoramos diferentes datas relacionadas ao meio ambiente, como o Dia da Amazônia (05), Dia da Árvore (21) e o Dia do Equinócio de Primavera (22).

Essas datas servem para nos lembrar da importância da consciência e preservação ambiental. Mas, é claro, que esses assuntos precisam ser discutidos sempre e a sustentabilidade precisa estar presente em todas as áreas, inclusive no turismo

Neste texto você vai conhecer mais sobre o turismo sustentável, a sua importância e dicas de como praticá-lo em suas viagens. Confira!  

O que é turismo sustentável? 

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é uma prática que considera seus atuais e futuros impactos e se apoia em três pilares:  o ambiental, o sociocultural e o econômico, abordando as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.

Pilares do Turismo Sustentável: ambiental, econômico e sociocultural
Pilares do Turismo Sustentável: ambiental, econômico e sociocultural

Ambiental

O ambiental se preocupa com a redução da emissão de carbono causada pelo turismo, além de preservar a natureza através da diminuição do uso de plástico, da criação de infraestruturas que respeitam o meio ambiente e da conscientização dos turistas

Sociocultural

O pilar social tem como objetivo auxiliar as comunidades locais, fazendo com que elas se integrem à indústria do turismo e usufruam de seus benefícios. Isso acontece, por exemplo, em hotéis, pousadas, restaurantes e atrativos que contratam funcionários locais, ou então que utilizam alimentos cultivados em fazendas da região, promovendo a geração de empregos e valorizando a cultura local.

Econômico

O econômico é sobre a lucratividade financeira, que deve ser conquistada levando em consideração os outros dois pilares. Se uma empresa não é viável e lucrativa, ela não é sustentável, porém ela nunca deve buscar a lucratividade às custas do meio ambiente e da comunidade local. 

Além disso, o turismo sustentável no Brasil pode ser enquadrado dentro dos 5 P’s da sustentabilidade propostos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • Planeta
  • Prosperidade
  • Parcerias
  • Paz
  • Pessoas

Destinos brasileiros que operam de forma sustentável 

Os destinos que operam com base no turismo de natureza, turismo rural e ecoturismo são considerados mais sustentáveis pois se desenvolvem em harmonia com o meio ambiente.

Conheça alguns destinos brasileiros que operam de forma sustentável

Bonito/MS

Bonito/MS já foi eleito por 16 vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Por lá, a preservação ambiental é uma das maiores preocupações da gestão pública e a região é modelo de referência quando o assunto é sustentabilidade.

Bonito/MS: um belo destino de turismo sustentável
Bonito/MS: um belo destino de turismo sustentável

Algumas das práticas adotadas pelo destino são o uso do transporte compartilhado para os atrativos, controle de quantidade de pessoas por passeio, hotéis e pousadas sustentáveis, uso consciente e responsável dos recursos naturais nos atrativos e desenvolvimento dos negócios locais. Além da educação ambiental proposta por alguns atrativos. 

O destino também faz uso do Voucher Digital, uma espécie de ingresso digital para os passeios que promove a sustentabilidade e um controle maior de visitação na região. 

Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE também é um destino brasileiro que se preocupa muito com o meio ambiente e promove um turismo sustentável em suas belas praias e atividades locais. Um exemplo disso: todo mundo que visita o arquipélago deve pagar uma taxa de preservação, cujo valor varia de acordo com os dias de permanência no destino.

Fernando de Noronha/PE é um destino famoso por focar no turismo sustentável
Fernando de Noronha/PE é um destino famoso por focar no turismo sustentável

Além disso, Noronha não permite a entrada de plástico no arquipélago. No final de 2018, o decreto Plástico Zero estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico e seus similares. As regras incluem garrafas plásticas, copos, canudos e sacolas descartáveis. 

Outra regulamentação do destino, conhecida como Noronha Carbono Zero, estabelece que a partir de 2022, nenhum carro que emite dióxido de carbono entrará na ilha. Já a partir de 2030, a circulação desses veículos estará proibida, somente podendo circular no arquipélago transportes elétricos

Serra Gaúcha/RS

Um dos destinos favoritos dos brasileiros no inverno, a Serra Gaúcha/RS é famosa por suas charmosas paisagens, forte gastronomia e cultura local. Além disso, o destino é também muito procurado por quem busca contato com a natureza, já que por lá existem diversas opções de locais para a prática do ecoturismo.

A Serra Gaúcha/RS também oferece opções para quem busca o turismo sustentável
A Serra Gaúcha/RS também oferece opções para quem busca o turismo sustentável

Trilhas, cachoeiras, montanhas e tirolesas são apenas algumas das atividades que você pode curtir por lá enquanto conhece a sua natureza de forma sustentável!

Dicas de como praticar o turismo sustentável

Agora que você sabe mais sobre essa modalidade do turismo e alguns destinos para praticá-lo, confira algumas dicas de turismo sustentável para suas próximas viagens:

  • Respeite a cultura local;
  • Priorize a economia local;
  • Sempre recolha o seu lixo, até mesmo o orgânico;
  • Não leve conchas, pedras ou qualquer tipo de “lembrancinha da natureza”;
  • Prefira o uso de ecobags e garrafas reutilizáveis para evitar o uso de plástico;
  • Economize água;
  • Não deixe o ar-condicionado ligado sem motivo;
  • Sirva-se apenas do necessário para evitar o desperdício de alimentos;
  • Opte por transportes coletivos;
  • Dê preferência para estabelecimentos sustentáveis.

Sustentabilidade: um dos pilares da Bonitour!

Aqui na Bonitour, eu a minha equipe levamos a sustentabilidade muito a sério e por isso, aliada a tecnologia, desenvolvemos ferramentas para evitar o uso de papéis e produção de lixo desnecessário nos destinos que trabalhamos: Bonito/MS, Fernando de Noronha/PE e Serra Gaúcha/RS.

Confira alguma das soluções:

Check-in Online 

O check-in online pode ser feito em qualquer lugar e com ele, você tem a praticidade de receber os ingressos para o seus passeios diretamente no site ou aplicativo Bonitour.

Aplicativo próprio

O aplicativo Bonitour é gratuito e com ele você tem à disposição na palma de sua mão serviços como cashback, informações e alertas de seus passeios, acesso ao roteiro de viagens, check-in online, entre outros.

Além disso, aqui no blog você encontra diversas outras dicas de viagem e destinos por todo o mundo para a prática do ecoturismo e turismo sustentável. Não deixe de conferir o manual de boas práticas do viajante sustentável e boas viagens! 

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.