fbpx

Veja como montar um roteiro de viagem barato

Veja como montar um roteiro de viagem barato

Muitos dizem que gastos viajando é investimento. Sem dúvida, nós concordamos com essa frase e somos do tipo pé na estrada. Se você também for desses, veja como montar um roteiro de viagem barato e fácil para conhecer qualquer lugar Brasil a fora!

Tudo começa com um planejamento

Não existe mágica ou segredo, se você quer montar um roteiro de viagem barato, comece por um bom planejamento. Para esse ponto, existem diferentes formas de se planejar para que tudo ocorra bem e você tenha uma experiência única.

Caso ainda não tenha certeza do local que queira viajar e esteja em dúvidas sobre alguns destinos, não ter pressa na escolha é o primeiro passo para economizar enquanto planeja a sua viagem.

Para viagens internacionais, por exemplo, é necessário, no mínimo, começar o planejamento do roteiro com seis meses de antecedência. Assim, ainda que com o prazo curto, você consegue providenciar todos os documentos necessários, verificar se todas as vacinas estão em dia e se programar para pagar todas as despesas.

Mulher-planejando-sua-viagem

Já para destinos nacionais, o prazo não é tão grande, mas vai depender de quando quer viajar. Você pode se planejar para fazer a viagem nas suas férias do trabalho, nas férias escolares das crianças, em um período de média ou baixa temporada ou, por fim, em uma época específica do ano.

Encontre a melhor hospedagem

Depois de decidir o destino, concentre-se em uma hospedagem barata. Aqui, a nossa dica para quem quer economizar é a seguinte: se você optou por um destino com muitos passeios, escolha um local simples, limpo e seguro, para utilizá-lo apenas na hora de tomar banho e dormir.

Outro ponto sobre escolher a melhor hospedagem é a localização. Se você não quiser gastar com transporte, a dica é optar por um local bem localizado, que dê para conhecer os atrativos na caminhada. Agora se estiver de carro, procure por locais mais afastados do centro, pois eles tendem a ser mais baratos.

Em um dos nossos destinos, Bonito/MS, você encontra tudo isso em um lugar só: a Pousada Gira Sol. Bem localizada na capital do ecoturismo, ela oferece aos turistas um ótimo café da manhã e um excelente custo benefício para quem quer viajar gastando pouco.

afé-da-manhã-na-pousada-Gira-Sol

Planeje os gastos com alimentação

Um dos pontos mais difíceis na hora de planejar a viagem é saber o quanto destinar para a alimentação. Ligado ao ponto anterior, escolher uma hospedagem que ofereça café da manhã pode ser mais caro, mas vai evitar gastos no local com a primeira refeição do dia.

Já o almoço, se estiver em destinos com praias, os quiosques sempre vão ter preços mais altos que os restaurantes da cidade. Nossa dica sobre como economizar em viagens é ir cedo para uma praia, sair dela na hora de almoçar, encontrar um local fora da orla e depois seguir com o roteiro para outro atrativo.

No jantar, se você quer economizar o máximo possível, evite jantar fora todos os dias. Uma opção é procurar um mercado na região e fazer uma pequena compra para preparar um jantar na própria hospedagem. De qualquer forma, vale ao menos um dia reservar para conhecer a culinária local na última refeição do dia.

Além de todas essas dicas com a alimentação, sempre tenha com você uma garrafa com água abastecida. Se possível, escolha aquelas térmicas, que mantêm a temperatura por todo o tempo  necessário. Frutas e lanches e podem ajudar a enganar a fome ao longo do dia até encontrar um local para comer.

Escolha o melhor meio de transporte

A escolha do transporte começa cedo, a partir do momento que é decidido o destino. Em casos de viagens internacionais, claro, a opção para chegar ao destino será o avião, mas a locomoção depois pode ser feita de diferentes maneiras: ônibus, trem, metrô, carro alugado, aplicativos de viagem ou táxi. 

Já em muitos destinos nacionais, além de todas as opções citadas acima, existe a possibilidade de ir com o próprio carro. Como escolher a melhor? Tudo vai depender do local que você irá viajar e do tempo de viagem. Mas, para quem vai precisar utilizar avião, confira o nosso guia de como comprar passagens aéreas baratas

Pessoa-buscando-passagens-aéreas

Para um destino como Fernando de Noronha, por exemplo, por mais que você esteja no Nordeste, será necessário pegar um avião de Natal ou Recife para chegar ao arquipélago. Portanto, o melhor é deixar o carro na garagem e acompanhar sites e apps de viagem para encontrar os melhores preços em passagens. 

Após pousar em Noronha, você tem opções como alugar carro ou moto, utilizar os traslados de passeios ou o transporte local. Independentemente da forma escolhida, a dica é saber a distância entre o local da sua hospedagem e os passeios escolhidos, assim você começa a encontrar a melhor maneira de chegar aos locais.

O mesmo vale para o desembarque em outros destinos. Ter uma noção de quais passeios vão estar no roteiro e a distância da sua hospedagem para eles vai te ajudar a economizar e ter uma viagem barata. Quanto melhor localizado, mais economia você terá no transporte, já que poderá fazer tudo caminhando.

Organize-se para visitar os melhores passeios

Claro que não iríamos deixar o melhor de fora das nossas dicas de como viajar gastando pouco: os passeios. Depois de decidir o destino e todos os outros detalhes comentados anteriormente, é hora de organizar quais serão os atrativos visitados.

Mais uma vez, a escolha pelos melhores passeios do destino selecionado vai variar muito do tipo de perfil de viajante que você tem. Caso escolha um destino mais aventureiro, optar por atrativos como trilhas, cachoeiras, mergulho, locais com tirolesa, escalada, entre outras opções é a melhor pedida.

No entanto, se você gosta de explorar a região e a sua história, procure conhecer o centro histórico, igrejas locais, museus, vinícolas, cavernas, grutas, aquários e faça uma pesquisa prévia sobre tudo que o destino escolhido pode te oferecer para planejar a visita dos passeios no seu roteiro.

Tenha ao lado o melhor parceiro de viagem!

Agora que você já tem as melhores dicas de como montar um roteiro de viagem barato, deixe sua experiência ainda mais completa com os melhores parceiros ao seu lado. Com a Bonitour, para alguns destinos como Bonito, Fernando de Noronha e Serra Gaúcha, o Roteiro Fácil ou o nosso aplicativo podem te ajudar.

Com o primeiro você consegue organizar todo o seu roteiro de um jeito simples, rápido e totalmente gratuito. Já com o aplicativo Bonitour, alguns serviços como cashback, check-in online ou informações sobre o seu destino e os passeios vão estar disponíveis pelo seu smartphone. Conheça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂