fbpx

Viajar com pets: dicas para viajar com o seu melhor amigo de carro ou avião

Viajar com pets: dicas para viajar com o seu melhor amigo de carro ou avião

Na hora de planejar uma viagem, quem tem um bichinho de estimação precisa decidir se o deixa aos cuidados de alguém ou o leva junto na viagem. Se você optar por levá-lo, é preciso se preparar com antecedência e incluir no planejamento o melhor jeito de transportá-lo, conhecer as regras para viajar com pets de avião, o que levar, entre outros.

Continue a leitura e confira as principais dicas para viajar com pet com conforto e segurança! 

Viajar com pets: sim ou não?

Viajar com pets pode ser bastante divertido, já que amamos a companhia dos nossos melhores amigos. Contudo, ao planejar uma viagem com o seu animalzinho, leve em consideração o destino e período da viagem, o tempo de deslocamento, além da idade e saúde do animal, para garantir o bem-estar dele durante toda a aventura. 

Viajar com seu amigo de quatro patas: sim ou não?
Viajar com seu amigo de quatro patas: sim ou não?

Viajar com pets: como se planejar?

Para o sucesso de uma viagem com pets é preciso planejamento. Escolha um destino confortável para o animal, com opções de lazer e atividades para gastar a sua energia. Lembre-se de levar os equipamentos necessários para a segurança do pet durante o trajeto e os documentos para apresentação em aeroportos, hotéis e pousadas. Você verá mais sobre estas dicas no texto, então continue a leitura!

Saiba como planejar uma viagem com bichinhos de estimação
Saiba como planejar uma viagem com bichinhos de estimação

Hotéis e pousadas Pet Friendly

Antes de embarcar, pesquise lugares adequados para se hospedar com o seu pet. Conhecidos como espaços pet friendly, esses hotéis e pousadas permitem que o seu amigo circule pelos ambientes e, em alguns casos, oferecem vantagens só para ele. Vale lembrar que algumas acomodações exigem a apresentação do cartão de vacinação e atestado de saúde do animal. 

Hotéis e pousadas Pet Friendly
Hotéis e pousadas Pet Friendly

Viagem de avião com pets

Para viajar de avião com pets, existem regras e procedimentos que devem ser seguidos para garantir o conforto e a segurança do animal. Nas principais companhias aéreas brasileiras, é permitido viajar com animais, mas não existe uma legislação específica adotada por todas as companhias. Por isso, é preciso se informar sobre as regras de cada uma delas. 

Saiba mais sobre vagem de avião com pets
Viagem de avião com pets
Regras comuns das companhias aéreas para viajar com pets

Para solicitar o serviço e viajar com pets, será necessário pagar uma taxa, que pode ter diferentes preços em cada companhia aérea, podendo variar com o peso e tamanho do animal. Caso ainda tenha espaço para o seu bichinho no voo, serão solicitados alguns documentos, variando de acordo com o destino. 

Documentos para viajar com pets
  • Certificado Zoosanitário Internacional;
  • Passaporte do animal;
  • Laudo de sorologia;
  • Comprovante da implantação de microchip no animal.
Chegue com antecedência no aeroporto

Chegue no aeroporto com antecedência mínima de 2 horas, para fazer o seu check-in e o do seu pet. Chegando mais cedo, o seu amigo também terá a chance de se ambientar ao aeroporto e com a quantidade de pessoas ao seu redor. 

Identifique seu pet

Coloque uma etiqueta de identificação com os seus dados na caixa transportadora do seu bichinho para evitar possíveis confusões. Na coleira do seu pet, inclua o seu nome e o telefone de contato.

Habitue seu pet à caixa transportadora

Se o seu pet não tem costume de viajar, comece a acostumar ele com a caixa transportadora uns 15 dias antes da viagem. Dê petiscos e brinquedos enquanto estiver dentro da caixa e, para que ele não fique muito agitado, coloque um pedacinho de pano ou até mesmo uma roupa com o seu cheiro junto a ele.

Viagens de carro com pets: como se preparar?

Viajar de carro com pets também necessita de cuidados para um transporte confortável e seguro. O primeiro passo para um passeio tranquilo é o planejamento e algumas dicas podem ajudar. Confira abaixo. 

Viajar com pets: dicas para viajar com o seu melhor amigo de carro ou avião
Prepare-se para viajar de carro com pets
Checklist para viajar com pets

Na hora de embarcar é essencial verificar se todos os documentos estão em dia. Entre as responsabilidades básicas de quem vai viajar com pets estão ter em mãos a carteira de vacinação atualizada e um atestado de saúde, além da caixa ou bolsa de transporte adequada para o tamanho do animal. 

O ideal é que o dono do animal faça uma lista completa e leve junto acessórios essenciais, como:

  • Coleira e guia;
  • Bebedouro e comedouro;
  • Sacos higiênicos;
  • Petiscos;
  • Brinquedos;
  • Medicamentos;
  • Tapete para cães e caixas higiênicas para gatos.
Dicas para durante a viagem de carro com pets 

Mesmo que o animalzinho já esteja acostumado com trajetos mais longos, é essencial realizar paradas no mínimo a cada duas horas para que o pet possa fazer suas necessidades e se distrair um pouco. Durante a parada não é recomendado alimentar o animal, já que ele pode sofrer com enjoos. 

Além disso, é obrigatório o uso de caixas de transporte e cinto de segurança. Certifique-se de que seu pet esteja bem preso ao equipamento. Os tutores devem estar cientes de que transportar o animal solto no veículo é considerado infração grave, com multa e perda de quatro pontos na carteira.

Fique por dentro das melhores dicas de viagem!

Com as dicas certas, viajar fica ainda melhor. Por isso, aqui no blog você encontra uma área dedicada as melhores dicas de viagem, com sugestões de destinos nacionais e internacionais, além de textos que irão te ajudar a escolher o melhor para a sua próxima aventura. Se preferir, você pode assinar a Newsletter da Bonitour e receber as dicas diretamente na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *