fbpx

Serra Gaúcha em fevereiro: saiba como aproveitar o destino

Serra Gaúcha em fevereiro: saiba como aproveitar o destino

Assim que as temperaturas começam a subir, a maioria das pessoas pensa que a única opção de ecoturismo é viajar para o litoral. Mas não é bem assim. Se você considerar conhecer a Serra Gaúcha em fevereiro, por exemplo, vai se surpreender com paisagens exuberantes e com os passeios perfeitos para conhecer no verão.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Serra Gaúcha em fevereiro!

O clima

Durante o período que vai de novembro até março, a previsão do tempo para a Serra Gaúcha costuma ser muito generosa com o amantes das aventuras ao ar livre. Ou seja, calor durante o dia, ideal para os vários passeios nos parques e cachoeiras do local, e fresquinho durante à noite. 

Como é a Serra Gaúcha no verão?
Como é a Serra Gaúcha no verão?

Além disso, a temperatura média na Serra Gaúcha em fevereiro varia entre 21°C e 30°C. Mas, qual é a melhor parte de tudo isso? Como a região é mais visitada no inverno, a partir de fevereiro começa a baixa temporada e, por isso, é mais fácil encontrar preços mais baixos em paisagens, passeios e acomodações.

O que fazer na Serra Gaúcha em fevereiro

Mas, se você está se perguntando o que fazer em Gramado e Canela e demais localidades da Serra Gaúcha no verão, confira abaixo as opções para você se refrescar, aproveitar o clima amigável e se aventurar ao ar livre. 

Eco Parque Cia Aventura

Uma das opções com muitas atrações incríveis para o verão é o Eco Parque Cia Aventura. Localizado em Nova Roma do Sul/RS, é lá que a natureza e aventura caminham lado a lado. Além disso, o parque possui uma excelente infraestrutura, ideal para passar o dia com a família.

Veja as atividades que você vai encontrar por lá: 

Tirolesa

A ideia é poder “sobrevoar” as cascatas e o Rio da Antas e contemplar a imensa beleza da Serra Gaúcha. A velocidade pode chegar a 50 km. Além disso, o Cia Aventura oferece 3 tirolesas com tamanhos e alturas diferentes.

Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura
Aventure-se nas tirolesas do Eco Parque Cia Aventura

A aventura é indicada para todas as idades. Crianças podem fazer junto com seus pais, desde que estegam dentro do peso recomendado. Sem dúvida, crianças e adultos vão adorar!

Rafting no Rio das Antas 

Outra opção do Eco Parque Cia Aventura é o Rafting no Rio das Antas. O passeio consiste em percorrer um trecho de 8,5 km do rio à bordo de um bote inflável e ultrapassar os obstáculos naturais. Mas não se preocupe: tudo isso é feito com a maior segurança e um guia acompanha os grupos durante o passeio! 

Quadriciclo

O passeio de quadriciclo é a opção ideal para sair da rotina com diversão garantida para todos. O percurso de 6 km tem duração média de 2h e pode ser feito por toda a família. Nele, você pode contemplar as belezas naturais e, é claro, registrar tudo em fotografias. 

Viva uma aventura inesquecível no passeio de quadriciclo do Eco Parque Cia Aventura
Viva uma aventura inesquecível no passeio de quadriciclo do Eco Parque Cia Aventura

O condutor do quadriciclo deve ter 18 anos ou 16 anos, caso esteja acompanhado pelos pais. Mas não é necessário ter carteira de habilitação.

Arvorismo

O arvorismo é um passeio em trilhas montadas em árvores. O objetivo é fazer uma travessia entre plataformas montadas no alto das árvores. Ao todo, são 13 estações e, durante o trajeto, você vai enfrentar obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e muito mais! 

A idade mínima para praticar arvorismo é quatro anos. Não há perigos significativos na prática dessa modalidade, uma vez que os equipamentos de segurança dão total apoio ao praticante. 

Rapel na cascata e na plataforma

Trata-se da descida de paredões e cachoeiras por meio do uso de cordas e equipamentos de segurança. Dentro do Eco Parque Cia Aventura há várias opções de rapel. Todas elas incluem a locação dos equipamentos necessários e são acompanhadas por um guia especializado. Veja algumas delas: 

  • Rapel na Cascata do Vô Ernesto: com 35 metros de altura e é possível tomar um banho de cascata. 
  • Rapel na Plataforma: ainda que tenha 65 metros, é ideal para iniciantes. Nessa opção, você não se molha. 

Snowland em Gramado/RS

Ao montar um roteiro de turismo na Serra Gaúcha no verão, muitas pessoas se perguntam se o Parque Snowland vale a pena. A resposta é sim, vale. Principalmente para quem ainda não teve oportunidade de conhecer a neve, nem praticar os tradicionais esportes em estações de esqui mundo afora.

Snowland: divirta-se no parque de neve indoor
Snowland: divirta-se no parque de neve indoor

Conheça algumas das atividades disponíveis no Parque Snowland:

Esqui

Desça a montanha da neve no Parque Snowland. Com 120 metros de extensão, ela tem neve de verdade para você se divertir. Durante as aulas, você aprende a controlar a velocidade e as técnicas para praticar o esporte com maestria.

Snowboard

Trata-se de uma mistura de surf, skate e esqui. Você sobe em uma prancha e desliza na montanha de neve de verdade do Parque Snowland. Durante as aulas, você aprende todas as técnicas do snowboard, como controlar velocidade e desviar de obstáculos.

Patinação

Em uma pista de 13ºC, você será instruído por atletas campeões de patinação artística a nível internacional. Já pensou? A aula é particular. Faça o agendamento e consulte as datas em que a pista está disponível no parque. 

Ecoparque Sperry em Canela/RS 

Quando você se pergunta o que fazer em Gramado/RS, precisa também incluir as opções do município vizinho, Canela/RS. O Ecoparque Sperry, por exemplo, está localizado no Vale dos Quilombos. 

Além disso, foi fundado em 2009 e dedica-se à preservação ambiental. Compreendendo trechos da Mata Atlântica, o local tem trilhas, riachos, cachoeiras e cânions.

Veja algumas das principais opções do Ecoparque Sperry: 

Trilhas

O local conta com uma trilha de fácil acesso, com uma distância total de 2 km e duração média de uma hora e meia. Mas a sua rota pode variar em tempo e distância, de acordo com a capacidade dos praticantes.

Além disso, durante o trajeto, você conta com toda a infraestrutura de segurança e sinalização e recebe um mapa do local.  

Aventure-se nas trilhas do Ecoparque Sperry em Canela/RS 
Aventure-se nas trilhas do Ecoparque Sperry em Canela/RS | Créditos: Ecoparque Sperry
Cachoeiras

Durante as trilhas, você vai encontrar 4 cachoeiras e vários pontos de contemplação nos mirantes. É neles que você vai garantir fotos de cachoeira que serão recordações incríveis do seu passeio. As cachoeiras do Ecoparque Sperry são:

  1. Cachoeira do Trombão;
  2. Cachoeira do Poço;
  3. Cachoeira da Usina; 
  4. Cachoeira Escondida.  

Parque Estadual do Caracol em Canela 

O Parque do Caracol é umas das principais opções de atração de turismo em Canela/RS. Trata-se de uma unidade pública de conservação. Ele tem várias matas fechadas em suas proximidades e compreende a área onde está localizada a Cascata do Caracol: parada obrigatória no ecoturismo da Serra Gaúcha no verão! 

Bondinhos aéreos

Os Bondinhos Aéreos do Parque da Serra são a melhor maneira de ter uma visão privilegiada da cascata. Isso porque eles percorrem 840 metros de distância ao longo de três estações.

Roteiro Serra Gaúcha: Conheça os Bondinhos Aéreos em Canela/RS
Conheça os Bondinhos Aéreos em Canela/RS

Além disso, foram desenvolvidos com tecnologia suíça, que garante segurança e conforto: são projetados para operar de forma estável, sem balançar ou causar qualquer tipo de incômodo aos passageiros. 

Mirante do Parque

Oferece uma visão privilegiada e completa da cascata e de todo o seu entorno. A visão contorna a mata nativa do parque. Lá do mirante, é possível ver a cascata, o vale e toda a mata nativa presente no parque.

Observatório ecológico

Trata-se de uma plataforma de vidro que tem 27 metros de altitude, com vista 360º do parque. Para chegar lá, o caminho é totalmente acessível, uma vez que os visitantes são conduzidos por meio de um elevador panorâmico. Toda família pode fazer o passeio, já que não há restrições. 

Trilhas

As trilhas ecológicas do Parque do Caracol percorrem a mata preservada. Elas dão acesso ao rio e às corredeiras do topo das cachoeiras. No entanto, não se preocupe: tudo é pavimentado, contando com infraestrutura e placas sinalizadoras, para garantir a sua segurança durante o trajeto. 

Lá estão as seguintes opções: 

  • Trilha do Arroio; 
  • Trilha do Moinho; 
  • Trilha do Silêncio; 
  • Trilha da Cotia; 
  • Trilha Velha; 
  • Trilha Secundária.  
Escada da Perna Bamba

É a escadaria de acesso à parte inferior da cascata do caracol. Se você quiser algum dia poder dizer que conhece de perto a cascata, faça esse trajeto de aproximadamente 44 andares (730 degraus). 

O percorrido é totalmente sinalizado e, conforme você avança na distância, consegue ver quantos degraus ainda faltam para chegar ao destino. Mas atenção, o atrativo é recomendado apenas para pessoas que praticam atividades físicas regularmente. 

Sugestão de roteiro ideal para a Serra Gaúcha

Ficou com vontade de começar o ano com tudo e conhecer as atrações incríveis da Serra Gaúcha em fevereiro? Então não deixe de conferir a sugestão de roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha, com alguns dos melhores passeios da região ou nos chame no WhatsApp para montar o seu roteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *