fbpx

Carta aberta da Bonitour Viagens para a comunidade sobre as atividades durante a Pandemia da COVID-19

No próximo dia 11 de julho, entraremos no quinto mês do estado de pandemia, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março deste ano. A Bonitour Viagens e Turismo, assim como todo o trade turístico no mundo sofre com o freio das viagens e com a queda drástica da arrecadação.

Ao longo destes quatro meses, vimos nosso faturamento cair 100%, e de acordo com estimativas divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em junho, o setor terá uma perda total de R$ 161,3 bilhões no biênio 2020-2021 (que representa perda de 29,8% na produção total do período).

As atividades Características do Turismo geravam 2.679.324 vagas formais de emprego no final de 2018, e esse número se manteve em 2019 de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia. Porém nos meses de março e abril de 2020, considerando apenas o segmento de “alojamento e alimentação”, o saldo de geração de empregos foi negativo (-211.722 vagas).  Infelizmente, de acordo com estudos da FGV baseados em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a previsão para os meses subsequentes é de incremento de demissões e fechamento de postos de trabalho.

Com a pandemia, já temos visto grandes mudanças no comportamento da sociedade e acreditamos que muitas destas farão parte de novos hábitos. O setor de turismo, desde o início percebeu o impacto das medidas de distanciamento físico, e continuará sentindo enquanto não houver imunização. Grandes mudanças ainda serão necessárias, já que por natureza, é um serviço que envolve grande volume e circulação de pessoas.

Por isso, nós da Bonitour Viagens e Turismo em respeito aos nossos colaboradores e clientes, estamos desde o início da pandemia tomando medidas que buscam preservar em primeiro lugar, a saúde de todos. Como responsabilidade social, nos organizamos para preservar todos os empregos, bem como honrar nossos compromissos com fornecedores. 

Nosso atendimento aos clientes e fornecedores, que já vinha sendo feito por canais digitais em mais de 70% dos casos, se intensificou, e desta maneira, todos os nossos colaboradores puderam, de maneira eficiente, continuar as demandas em suas próprias residências, obedecendo as medidas de prevenção indicadas pela OMS.

A migração do nosso atendimento, para o digital, possibilitou que ao entrarmos na crise mundial, não fosse necessário realizar nenhuma baixa em nosso quadro de funcionários, mantendo os mais de 28 empregos, cuidando e zelando pela comunidade e economia local.

O uso de tecnologias para otimizar nossos processos internos já é uma realidade há mais de 10 anos, e neste cenário, ela foi fundamental também para nossa organização financeira. A tecnologia nos auxiliou a ter projeções saudáveis da saúde financeira da empresa, o que nos trouxe como resultado a possibilidade de honrar todos os nossos compromissos, como sempre fizemos, e ao longo de todo esse período, mantivemos os pagamentos de todos os nossos fornecedores em dia, em respeito a todas as famílias que dependem deste relacionamento saudável e aos negócios e empresas que movem não apenas os destinos operados por nós, mas a economia do País. 

Sabemos que a economia, e principalmente o turismo, levarão um tempo para se reerguer, e vamos colaborar para esta retomada, de maneira responsável e sustentável, como sempre agimos nos 15 anos da atual gestão da Bonitour Viagens. 

Diante disso, tomamos a decisão de tornar ainda mais digital nosso atendimento a sociedade. A partir de julho de 2020 ele passa a ser totalmente online, para priorizar a saúde de todos. Nossos canais digitais estão ativos das 7h às 19h (horário de Bonito/MS). 

Os clientes continuam a contar com as ferramentas que auxiliam sua viagem, como o aplicativo Bonitour, que possibilita o check-in online, não tendo necessidade de dirigir-se a nossa sede para retirada de seus ingressos pois estão no aplicativo digitalmente (QRcode); comunicações emergências da Bonitour para com ele diretamente no celular; visualização completa de todo o roteiro.

Nossa equipe continua trabalhando para uma retomada do turismo, de maneira consciente e responsável, respeitando todos os protocolos sanitários da OMS, Ministério da Saúde e órgãos estaduais e municipais responsáveis, em todos os destinos que operamos.

Tudo isso vai passar e sairemos desta juntos, mais fortes.

A nossos clientes e fornecedores;
Bonitour Viagens e Turismo 


Receba nossas dicas por e-mail 🙂