Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo no Brasil, entenda como funciona e o que você pode fazer nesse segmento.

O ecoturismo no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos.

A conscientização sobre a preservação e a necessidade do contato com a natureza tem feito muitas pessoas buscarem esses destinos no mundo todo.

Este tipo de turismo responsável tem grande importância sócio-ambiental, econômico e cultural. Desenvolver o ecoturismo de forma responsável aliada a preservação, ainda é um desafio no Brasil.

O ecoturismo no Brasil une as areas a serem preservadas, o envolvimento da comunidade local e o desenvolvimento turístico ecológico.

Nesses locais, o número de pessoas é limitado a visitações diárias. Um estudo de impacto ambiental é feito antes de se estabelecer quais pontos são abertos a visitações e interação com o meio ambiente.

Em muitos deles, é proibido o uso de protetor solar, repelentes e bronzeadores, pois as águas  podem sofrer contaminação.

Alguns pontos são abertos apenas para contemplação.

Essas limitações são a garantia de que esses locais serão preservados e que gerações futuras possam optar pelo ecoturismo também.

Entre as atividades realizadas, podemos destacar:

  • Visitas a grutas e cavernas;
  • Mergulhos e flutuações;
  • Bird Watching ( observação de pássaros e aves);
  • Observação astronômica;
  • Caminhadas e trilhas;
  • Whale Watching ( observação de baleias )
  • Safáris fotográficos

Algumas cidades já vem desenvolvendo muito bem o ecoturismo no Brasil. É o caso de Abrolhos ( BA), Fernando de Noronha (PE), Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO).

E você? Já incluiu essa experiência em suas viagens?

O ecoturismo é transformador, saudável, cria consciência existencial e ainda proporciona momentos inesquecíveis.

Ecoturismo ou turismo ecológico:

É o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. A definição acima é dada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *