Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Imagine-se caminhando em meio à dunas de areia branca e lagoas cristalinas, que se revelam em meio a uma paisagem imponente. Pronto, você, por alguns segundos, pôde vivenciar o clima dos Lençóis Maranhenses.

Reconhecido como o maior campo de dunas no Brasil, esta região do nordeste é um reduto paradisíaco da natureza. E a melhor época para fazer essa viagem irá depender de alguns fatores. Um deles representa as suas expectativas e necessidades, ao visitar o destino. Mas, já podemos lhe adiantar: independentemente de quando você for, conhecer os Lençóis Maranhenses será uma aventura única, em meio às suas belezas raras.
Neste artigo, você terá informações sobre cada mês no destino, para poder planejar a sua viagem. Além disso, daremos algumas orientações para você acertar em cheio a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, além de outras dicas de destinos ecoturísticos no Brasil. Acompanhe!

Janeiro a dezembro: melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

dunas_lencois_maranhenses

Quando planejamos uma viagem antecipadamente, temos a oportunidade de entender o que realmente nos interessa sobre o destino. E esse fator remete a muitas características, como o clima, os passeios disponíveis e as peculiaridades que caracterizam o local.

Em se tratando da melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, podemos citar as características de cada mês do ano. E nós mostramos isso para você a seguir. Vamos lá?!

Lençóis Maranhenses em janeiro

O mês de janeiro nos Lençóis Maranhenses representa o fim da estação seca e início da estação chuvosa. Este, também, é o período em que as lagoas de água doce estão com níveis mais baixos, começando, aos poucos, a encherem. O que permanece intacta é a paisagem espetacular do local, com temperaturas agradáveis.

Lençóis Maranhenses em fevereiro

Fevereiro marca o início da estação chuvosa nos Lençóis Maranhenses. E, com o calor mais intenso, uma chuvinha de vez em quando é uma bênção. É possível curtir os dias nos passeios das cidades vizinhas, como Barreirinhas. Os mais conhecidos são o Circuito Lagoa Azul e o Circuito Lagoa Bonita.

Lençóis Maranhenses março

As lagoas dos Lençóis Maranhenses já estão mais cheias, em março. E as chuvas são um pouco mais frequentes. Mas nada que prejudique os passeios. Nossa dica para o mês de março é o passeio de barco pelo Rio Preguiça, na cidade de Barreirinhas. Não deixe de fazer!

Lençóis Maranhenses em abril

Vale a pena conhecer os Lençóis Maranhenses em abril. A época é de chuva, mas ela não atrapalha os passeios, e oferece uma temperatura mais agradável para os visitantes do local.

Lençóis Maranhenses em maio

Em maio, o destino fica ainda mais charmoso, podendo ser contemplado em um sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As chances de a sua viagem ser maravilhosa são bem altas. O tempo é relativamente instável, mas as águas cristalinas são convidativas para um banho revigorante.

Lençóis Maranhenses junho

Na segunda quinzena de junho, as lagoas já estão cheias, e o tempo firme nos Lençóis Maranhenses são um bom convite para passeios ao ar livre. E opções de atrativos não faltam, seja de lancha, quadriciclo, avião e, até, a pé!

Lençóis Maranhenses em julho

Julho é o mês no qual as lagoas ficam mais cheias, fazendo com que a paisagem esteja espetacular. É possível banhar-se nas águas cristalinas e renovar as energias em meio uma natureza espetacular.

Lençóis Maranhenses em agosto

Assim como julho, agosto é um mês em que as lagoas dos Lençóis Maranhenses estão bastante cheias. Este cenário representa um período propício para visitar o destino. Isso porque o tempo permanece firme, com chuvas isoladas que não chegam a atrapalhar a diversão e as aventuras nas lagoas.

Lençóis Maranhenses setembro

O mês de setembro nos Lençóis Maranhenses é quando as lagoas começam a esvaziar. Mas é possível encantar-se pelas lagoas perenes, aquelas que, independentemente da época, estão sempre cheias. Vale a pena procurar por elas!

Lençóis Maranhenses em outubro

Em outubro, as lagoas estão um pouco mais secas. Por isso, é válido você saber que os Lençóis Maranhenses também possui belas praias. Ah! Este mês marca o início da temporada de kitesurfe!

Lençóis Maranhenses novembro

Novembro convida os visitantes dos Lençóis Maranhenses a assistirem ao pôr do sol nas dunas de Barreirinhas. Ou mesmo curtir um fim de tarde nos bares de Santo Amaro do Maranhão. Nossa dica para este mês (e para os outros também) é o passeio a bordo de um veículo 4×4 pelas dunas maiores.

Lençóis Maranhenses em dezembro

Em dezembro, os Lençóis Maranhenses apresentam lagoas ainda bem cheias, em Santo Amaro. Isso porque, neste local, elas apresentam profundidade e extensão maiores. Neste mês, não vão faltar atrativos para aproveitar. E você pode encontrar passeios com valores mais acessíveis!

Concluindo!

  • Janeiro a abril: época das chuvas e lagoas enchendo.
  • Maio e junho: lagoas cheias e tempo instável.
  • Segunda quinzena de junho a agosto: lagoas cheias e tempo bom.
  • Setembro e outubro: lagoas esvaziando e tempo bom.
  • Outubro a dezembro: lagoas mais vazias e tempo bom.

Ou seja, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses depende dos seus gostos e necessidades. Mas acredite, o destino é convidativo durante o ano inteiro!

O que avaliar antes de definir o período da sua viagem

dunas_lencois_maranhenses

Para escolher qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, leve em consideração alguns aspectos!

  • Caso você leve crianças, prefira épocas com menos chuvas, para que elas possam se divertir ao máximo ao ar livre.
  • Se você deseja curtir atrações noturnas nos Lençóis Maranhenses, inclua na sua trip as três principais cidades do local: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins.
  • Antecipe a escolha e o pagamento dos passeios que você deseja realizar. Alguns atrativos do local podem não ter lugar quando você chegar!
  • Você pode optar por passeios individuais, contratando um carro particular. Mas deixe tudo preparado e acertado antes de chegar ao destino. Na alta temporada (entre julho e agosto), fica mais difícil encontrar lugares nos passeios.

Por fim, antes de viajar, consulte o ICMBio para ficar por dentro das condições das lagoas.

Outras dicas de destinos repletos de natureza para você

novos_destinos_bonitour

O Brasil é reconhecido internacionalmente por seus destinos ecoturísticos. E, assim como os Lençóis Maranhenses, podemos citar muitos outros locais incríveis.

  • Se você ama praticar esportes ao ar livre e entrar em contato com a natureza, Bonito é um destino ideal.
  • Se você deseja se renovar e vivenciar paisagens de tirar o fôlego, Fernando de Noronha é um local imperdível.
  • E, se você deseja experimentar momentos de calmaria com uma pitada de romantismo, a Serra Gaúcha já está pronta para lhe receber.

Independentemente de qual destes destinos você escolha como sua próxima aventura, é possível se planejar antecipadamente com ferramentas como o Roteiro Fácil, que lhe auxilia, de forma personalizada, a montar um roteiro de viagem ideal para você!

monte_seu_roteiro_facil

Conte para nós o que achou deste conteúdo e compartilhe com aquela pessoa que vai junto de você para a sua próxima trip! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *