fbpx

7 Patrimônios Naturais para conhecer no Brasil

7 Patrimônios Naturais para conhecer no Brasil

O Brasil é um dos países mais ricos em natureza do mundo e, além de paisagens únicas, possui também recordes em biodiversidade e Patrimônios Naturais da Humanidade. Os Patrimônios Naturais do Brasil mostram a importância do país para a ciência e preservação mundial. 

Confira a lista de Patrimônios Naturais do Brasil para conhecer!

O que são Patrimônios Naturais da Humanidade?

Os selos de Patrimônios Naturais da Humanidade são concedidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e têm como objetivo valorizar a importância ambiental desses lugares, assim como conscientizar e promover a sua preservação. Conheça os do Brasil a seguir.

1. Fernando de Noronha/PE e Atol das Rocas

Fernando de Noronha/PE e o Atol das Rocas estão a 150 km de distância um do outro e juntos representam a riqueza das águas salgadas do Brasil, segundo a UNESCO. A região conta com o maior número de aves marinhas do Atlântico Ocidental, além de uma grande população de golfinhos, tartarugas e outras espécies de peixes marinhos. Uma região excelente para quem deseja conhecer lugares paradisíacos!

Conheça Fernando de Noronha
Conheça Fernando de Noronha

2. Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica, mais especificamente a região central, possui mais de 6 milhões de hectares de áreas protegidas e é tombada como Patrimônio Natural pela UNESCO desde 2000. A Amazônia é o bioma de maior biodiversidade do mundo e possui também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica de todo o planeta. Além disso, é um dos lugares mais mágicos que você pode conhecer por aqui, como expliquei neste post bem completinho.

Saiba mais sobre a Floresta Amazônica
Floresta Amazônica | Créditos: Sébastien Goldberg

3. Parque Nacional do Iguaçu/PR

O Parque Nacional do Iguaçu está localizado na divisa entre o Brasil e a Argentina e é um dos Patrimônios Naturais mais famosos do país. O principal atrativo do local são as impressionantes Cataratas do Iguaçu, com 275 quedas d’água que se estendem por mais de 2 km e podem chegar a 82 metros de altura. Milhares de pessoas desejam conhecer o lugar e não é para menos, né?

Patrimônios Naturais para conhecer no Brasil
Parque Nacional do Iguaçu | Créditos: Eder Oliveira

4. Pantanal 

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil e fazendo divisa com a Bolívia e o Paraguai, o Pantanal foi tombado como Patrimônio Natural do Brasil pela UNESCO em 2000. A região é a maior planície alagada do mundo e conta com um rico ecossistema, habitat natural de diversas espécies de animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção. Um destino inesquecível para conhecer em sua próxima viagem, hein!?

Conheça o Pantanal
Conheça o Pantanal

5. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO

Localizados em Goiás, o Parque Nacional dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas formam um complexo com um dos ecossistemas mais antigos do mundo. Repletos de paredões de pedras, rios e cachoeiras, os locais foram tombados como Patrimônio Natural do Brasil pela UNESCO em 2001. São dois destinos muito procurados para quem ama se aventurar pela natureza.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas/GO | Créditos: J. Balla Photography

6. Costa do Descobrimento/BA

A Costa do Descobrimento está  localizada no sul da Bahia e abrange os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. É um dos Patrimônios Naturais do Brasil que mais atrai turistas que amam praia e aventura e foi tombado pela UNESCO em 1999 por conta do seu enorme valor para a ciência e preservação de ecossistemas. Que tal fazer um percurso para as três cidades quando for à Bahia? Fica a dica!

Conheça a Costa do Descobrimento/BA
Costa do Descobrimento/BA | Créditos: Bahia.ws

7. Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste

Localizadas entre o Paraná e São Paulo, cerca de 25 áreas protegidas receberam o título de Patrimônio Natural pela UNESCO em 1991. As Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste contam com um dos maiores exemplares de Mata Atlântica de todo o Brasil e estão repletas de montanhas e animais típicos de um dos biomas mais importantes do país. Um dos nossos maiores tesouros que merece ser conservado.

Patrimônios Naturais para conhecer no Brasil
Reservas da Mata Atlântica do Sul e Sudeste | Créditos: Café Gato-Mourisco

Conheça também os Patrimônios Históricos Culturais do Brasil

Toda a riqueza do Brasil se estende também para a sua história e cultura, e o país é o 13º país no ranking com maior número de patrimônios da humanidade, segundo a UNESCO. Conheça também os Patrimônios Históricos Culturais do Brasil e não deixe de assinar a nossa newsletter para receber diretamente na sua caixa de entrada as principais dicas e oportunidades de viagem. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *