fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre águas Termais no Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre águas Termais no Brasil

O ecoturismo no Brasil é bastante rico porque apresenta inúmeras possibilidades. Desde litoral paradisíaco até esportes radicais, cânions, cachoeiras, riachos e cascatas, dunas, trilhas e mata… Absolutamente tudo está à nossa disposição em nosso país. Inclusive, uma excelente opção para descansar e eliminar o estresse estando bem perto da natureza: as águas termais no Brasil. 

As cidades com águas termais oferecem muitos atrativos para descanso e relaxamento. Desde balneários de águas termais, banheiras de hidromassagem e cascatas de água quente: há opções para todos os gostos.  

Os benefícios desse tipo de passeio são inúmeros. E, inclusive, terapêuticos. Não por acaso muitos hotéis de luxo adotam até piscina aquecida entre os seus atrativos para relaxamento. E, com isso, atraem centenas de pessoas todos os anos.  

Descubra tudo o que você precisa saber sobre águas termais no Brasil: 

Para ajudar você a saber mais sobre essa modalidade de ecoturismo, nós preparamos esse material. Ele será especialmente útil para dar aquele apoio na hora de fazer o seu próximo roteiro de viagem para cidades com águas termais. Aqui, nós vamos falar sobre conceitos, sobre o principais destinos e muito mais.  

Casal-relaxando-em-uma-banheira-de-hidromassagem

O que são águas termais? 

Se você está se perguntando o que é água termal, saiba que a maioria das pessoas também se pergunta isso. Nós explicamos: a água termal brota das rochas a uma temperatura elevada. Isso ocorre graças ao fenômeno da geotermia – calor armazenado na crosta terrestre formado por rochas de quartzito – ocasionando calor e transparência cristalina às àguas. 

A água é subterrânea  – o que também leva os cientistas a acreditar que as águas termais são uma espécie de vulcanismo. As fontes de água morna também ocorrem em determinados pontos do fundo do oceano. 

Quais são as propriedades terapêuticas das águas termais? 

As águas termais possuem gás sulfídrico e é rico em selênio e zinco, por isso são capazes de renovar as células do nosso corpo e pode ter componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Elas são usadas, principalmente, como tratamento alternativo das alergias respiratórias, reumatismo e artrites. Dessa forma: 

  • Atenuam as dores, por aliviar a tensão dos músculos em função do calor.  
  • Controlam a pressão arterial, por melhorar a circulação sanguínea.
  • Relaxa os tensionamentos, em função de desestressar os músculos. 
  • Rejuvenesce o aspecto da pele, por ser rico em silício e ter pH alcalino. 

Por essa razão, vale a pena investir em turismo nas cidades com águas termais. Porque todos os nutrientes e minerais que perdemos na transpiração diária podem ser repostos por meio do banho em águas termais. 

Quais são os principais destinos do país que contam com estâncias turísticas?

Para ajudar você a escolher o próximo destino onde você vai descansar em águas termais, nós elencamos algumas das principais cidades que oferecem ecoturismo dessa categoria.  Quais são eles? 

Chapada dos Veadeiros, em Goiás

A Chapada dos Veadeiros ganhou o apelido de “berço das águas” em função da quantidade de água cristalina presente no local. Entre as várias opções de atrativos aquáticos, fontes cristalinas de água termal são um dos passeios mais procurados. São piscina naturais e extremamente cristalinas e mornas cuja temperatura das águas pode atingir até 30ºC. 

Lá, há duas propriedades onde você pode aproveitar as piscinas de águas termais da Chapada dos Veadeiros: o Morro Vermelho e o Éden. Ambas estão localizados a cerca de 14 km da Vila de São Jorge e têm boa infraestrutura turística para seus passeios. Com certeza, os melhores momentos de descanso esperam você por lá! 

Rio-na-Chapada-dos-Veadeiros-em-Goiás

Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina

Outra opção são as águas termais de Santo Amaro da Imperatriz. Lá está a melhor água termal da América do Sul, segundo a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina. 

Há, inclusive um hotel em Santo Amaro da Imperatriz que oferece as águas termais como um de seus atrativos. Mas, também, há parques com piscinas abertas ao público. A cidade está situada a 30 km da capital catarinense, Florianópolis.

Ainda de acordo com a associação, esta é a segunda melhor fonte de água termal do mundo em qualidade, ficando atrás apenas da fonte de Vicky, na França. A temperatura média das águas termais de Santo Amaro da Imperatriz é 39ºC. 

Piscinas-termais-no-Plaza-Caldas-de-Imperatriz-em-Santo-Amaro

Foz do Iguaçu, no Paraná

Os parques termais da cidade de Foz do Iguaçu são abastecidos por águas do Aquífero Guarani, cuja temperatura oscila entre 33ºC e 37ºC. Em todos os parques, há infraestrutura completa para passeios que vão fazer a alegria da família toda!  

Além disso, Foz do Iguaçu conta com muitos outros atrativos voltados ao ecoturismo. Há as cataratas, usina de Itaipu e o Parque das Aves. A cidade é uma mina de ouro para quem deseja fazer turismo perto da natureza, com esportes radicais. 

Parque-das-Aves-em-Foz-do-Iguaçu

Águas Mornas, em Santa Catarina

É o recanto das águas termais. Tem esse nome em função das fontes de água morna que foram descobertas no local. A temperatura média da água é de 39ºC. A distância entre a cidade de Florianópolis e a cidade de Águas Mornas é de 37 km. O tempo estimado da viagem entre as duas cidades é de 35 minutos. 

Piscinas-termais-no-Águas-Mornas

Além disso, o município oferece o cenário montanhoso que promete a você momentos memoráveis durante o passeio. 

Curtiu? Então, corre para montar o roteiro da próxima viagem para a cidade com água termal mais próxima de você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂