fbpx

Tudo sobre a taxa de turismo de Jericoacoara

Tudo sobre a taxa de turismo de Jericoacoara

Sem dúvida, Jericoacoara é muito mais do que apenas belas praias e dunas. É um destino que se destaca pelo seu compromisso com a preservação ambiental. Conhecida carinhosamente como “Jeri” pelos locais e visitantes, essa região tem implementado medidas para proteger seus ecossistemas  únicos. Uma dessas iniciativas, por exemplo, é a cobrança da taxa de turismo de Jericoacoara, que todos os visitantes precisam pagar. 

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Taxa de Turismo de Jericoacoara!

Taxa de Turismo Sustentável de Jericoacoara

A taxa ambiental em Jericoacoara entrou em vigor em setembro de 2017. Desde então, todos os visitantes precisam pagar previamente o valor de R$ 41,50, que corresponde a uma estadia de até dez dias (valor de 2024). Caso a permanência no destino exceda o tempo de dez dias, é necessária a geração de nova taxa indicando o período excedente.

São isentos da Taxa de Turismo Sustentável:

  • Portadores de deficiência mediante apresentação de laudo médico e documento oficial com foto;
  • Crianças de até 12 anos de idade mediante apresentação de certidão de nascimento e documento oficial com foto;
  • Idosos acima de 60 anos mediante apresentação de documento oficial com foto.

Como pagar a Taxa de Turismo Sustentável

A taxa de turismo sustentável de Jericoacoara pode ser facilmente paga em três locais bem acessíveis. Os visitantes têm a opção de pagar a taxa no posto BR em Jijoca, com atendimento das 07h às 19h, pela internet através do site jijocadejericoacoara.ce.gov.br, ou ainda na entrada da Vila de Jericoacoara, onde o atendimento está disponível 24 horas por dia. 

Praia em Jericoacoara Ceará | Créditos: Reuber Duarte via Getty Images
Praia em Jericoacoara Ceará | Créditos: Reuber Duarte via Getty Images

O que é turismo sustentável?

Definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o conceito de turismo sustentável engloba tanto os impactos presentes quanto os futuros e se baseia em três pilares principais: ambiental, sociocultural e econômico. Estes tópicos abrangem as necessidades dos turistas, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais.

No âmbito ambiental, prioriza-se a redução das emissões de carbono associadas ao turismo e a preservação dos recursos naturais, através da redução do uso de plástico, do desenvolvimento de infraestruturas que respeitem os ecossistemas locais e da sensibilização dos visitantes para a conservação ambiental.

Turismo sustentável: o que é e como praticá-lo
Turismo sustentável: o que é e como praticá-lo

O pilar sociocultural visa promover o desenvolvimento das comunidades locais, integrando-as de maneira sustentável na indústria do turismo para que possam usufruir de seus benefícios. Isso pode se manifestar, por exemplo, na contratação de mão de obra local por parte de hotéis, pousadas e restaurantes, assim como no incentivo ao uso de produtos cultivados regionalmente, fomentando a geração de empregos e a valorização da identidade cultural.

Por fim, o aspecto econômico considera a viabilidade financeira das operações turísticas, embora esta deva ser alcançada sem comprometer os outros dois pilares. Uma empresa só pode ser considerada verdadeiramente sustentável se for economicamente viável, mas jamais às custas do meio ambiente ou do bem-estar das comunidades locais.

O turismo sustentável em Jericoacoara

Jericoacoara é um exemplo de turismo sustentável, onde a preservação ambiental e o desenvolvimento comunitário são prioridades. Neste destino paradisíaco, medidas como a cobrança da taxa de turismo sustentável financiam projetos de conservação e educação ambiental. 

taxa de turismo Jericoacoara: Lagoa do Paraíso Jericoacoara | Créditos: DanFLCreativo via Canva
Lagoa do Paraíso Jericoacoara | Créditos: DanFLCreativo via Canva

Além disso, iniciativas como o uso de energia solar em hotéis e pousadas, a proibição de veículos motorizados nas ruas de areia e o incentivo ao comércio de produtos locais destacam-se como práticas que promovem um turismo mais responsável e integrado com a comunidade.

Conheça Jericoacoara com a Bonitour

Além da Taxa de Turismo Sustentável de Jericoacoara, o compromisso com a preservação ambiental do destino se reflete diretamente em suas deslumbrantes belezas naturais. Com praias paradisíacas de areias douradas e paisagens de tirar o fôlego, Jeri encanta seus visitantes com uma harmonia única entre a natureza e o desenvolvimento sustentável. 

Ficou com vontade de conhecer o destino? Então acesse os pacotes para Jericoacoara, além de outros destinos imperdíveis do nordeste brasileiro. Se preferir, entre em contato com um consultor Bonitour através do formulário abaixo. 

Céditos Imagem Capa: Rudimencial via Getty Images

Um comentário sobre “Tudo sobre a taxa de turismo de Jericoacoara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *