capa_canions

Cânions pelo Brasil: destinos que você merece conhecer

Os cânions brasileiros são preciosidades da natureza que foram esculpidas ao longo de milhões de anos. Eles foram concebidos principalmente pelo deslocamento de placas tectônicas e por movimentos erosivos, causados pelo vento e pela força das águas.

E o resultado deste processo natural são paisagens impressionantes, que se caracterizam por extensos paredões que são cortados por vales profundos. O melhor de tudo é que a experiência singular de viajar pelos cânions pode acontecer em qualquer época do ano. É preciso apenas ficar atento às condições climáticas e escolher quando conhecer os cânions brasileiros

Se você está procurando por cânions no Brasil, neste artigo, vamos abordar alguns lugares que farão você querer conhecê-los o quanto antes!

Cânions pelo Brasil: aventura, natureza e paisagens de tirar o fôlego 

Para entender um pouco mais sobre as características destes destinos de viagem pelo Brasil, iremos explorar os principais cânions do país. Prepare-se para essa aventura! 

Cambará do Sul

Iniciamos nossa jornada em Cambará do Sul, região localizada na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ela é conhecida como a “terra dos cânions”, e abriga o maior conjunto de paredões da América do Sul. Para quem está pronto para uma aventura como essa, o local é bem propício.

Um dos seus cânions é o Itaimbezinho, que fica localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Ele possui quase seis quilômetros de extensão e uma altura de mais de 700 metros. Já no interior do Itaimbezinho, há duas belas cachoeiras: Andorinhas e Véu da Noiva. A vista dessas quedas d’água é impressionante.

Outro cânion de destaque é o Fortaleza, que possui mais de sete quilômetros de extensão e 1.240 metros, no seu pico mais alto. Nele, encontram-se a cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo, que se equilibra peculiarmente sobre uma pequena base. Trata-se de mais uma fantástica obra da natureza.

cambara_canion

Cânion do Xingó

O exótico cânion Xingó fica localizado no estado de Sergipe, e se revelou a partir do represamento do Rio São Francisco. Além disso, o Xingó é o quinto maior cânion navegável do mundo. 

E é isso mesmo que você está pensando: para conhecê-lo, é preciso pegar uma embarcação. Nosso destaque fica para as águas extremamente verdes que permeiam cânion Xingó, criando uma paisagem que salta aos olhos de quem visita o lugar.

canion_xingo

Cânion do Capitólio

O belíssimo cânion do Capitólio, também conhecido como cânion de Furnas, encontra-se no oeste do estado de Minas Gerais. Ele pode ser visitado por cima e em terra, ou por baixo, navegando pelas águas do lago de Furnas. Cada trajeto tem os seus diferenciais, representando aquelas escolhas difíceis, mas ao mesmo tempo maravilhosas.

Por cima, a vista do lago, cachoeiras e paredões é impressionante. Já pelo trajeto nas águas, é possível conhecer, também, o cânion Cascatinha, o Vale dos Tucanos e a Cachoeira Lagoa Azul.    

capitolio_canion

Cânion das Laranjeiras

No extremo sul catarinense, encontra-se o cânion das Laranjeiras, outra verdadeira maravilha da natureza. Ele possui em torno de 1.500 metros, e sua altura é o que mais impressiona os visitantes. Durante a trilha, é possível avistar pequenos córregos de água e campos de vegetação aberta.

canion_laranjeiras

Cânion do Rio Espalhado

Apreciar a vista do cânion do Rio Espalhado pode ser uma experiência única. Ele se localiza no estado da Bahia, mais precisamente na Chapada Diamantina. O lugar contempla  a bela cachoeira do Buraco e uma piscina natural de águas cristalinas. Ao visitar o cânion do Rio Espalhado, note que os seus paredões são formados por camadas de rochas, o que oferece ao local uma estética diferenciada.

Sem dúvida, o brasil abriga cânions impressionantes, que valem a pena ser conhecidos e explorados por quem ama praticar ecoturismo.
Se você já conhece ou está pensando em conhecer algum destes cânions, conte para nós nos comentários. Aproveite, também, para montar o seu roteiro de viagem para outros destinos fantásticos do país com o nosso Roteiro Fácil.

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *