fernando de noronha

O que fazer em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um lugar que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. As praias são paradisíacas, sem falar das trilhas e passeios de ecoturismo. Seja após uma estadia curta ou longa, o visitante/turista sempre deixa a ilha apaixonado e com vontade de voltar. No artigo de hoje vamos apresentar as maravilhas desse arquipélago, mostrando algumas sugestões das diversas opções que o local oferece. Caso essa seja a primeira vez que lê sobre esse local, sugerimos começar pelo artigo dos principais motivos para conhecer o destino. E vamos logo descobrir o que fazer em Fernando de Noronha, porque abordaremos diversos passeios!

Curta o Planasub

golfinho

No Planasub você é puxado por um barco, enquanto segura uma pequena prancha. Nesse passeio subaquático é possível observar animais como peixes, golfinhos, arraias e tartarugas. As operadoras oferecem a prancha e o snorkel.

Duração: aproximadamente uma hora na água.

Aventure-se com o mergulho de cilindro

São mais de vinte e cinco pontos de mergulho em Fernando de Noronha. Para que você faça uma boa escolha, é importante saber que existem diferentes categorias de mergulho com cilindro.

A primeira é a mais básica – Mergulho de Batismo. É indicada para pessoas que nunca fizeram esse tipo de atividade. Um instrutor acompanhará você durante todo o trajeto debaixo da água. Para registrar esse momento, não se esqueça de fazer a reserva de uma câmera subaquática com a agência.

fernandodenoronha_mergulho

Os outros tipos de mergulho exigem certificações. Nesse caso, se você não as tiver, pode fazer o curso lá mesmo, em Fernando de Noronha. Você aprenderá teoria e prática do mergulho, e a certificação conquistada é válida no mundo todo.

Vale lembrar: depois que fizer mergulho, o recomendado é ficar no mínimo 12 horas sem voar de avião, sendo 24 horas o período de tempo ideal entre o mergulho e o voo.

Duração: meia hora (mergulho de batismo).

Faça a trilha Costa dos Mirantes

trilhadosmirantes

Esse passeio acontece dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Você mesmo faz a trilha, já que é tudo bem sinalizado, contando inclusive com trechos que oferecem passarelas suspensas. A primeira parada é o Mirante dos Golfinhos, onde – se você tiver sorte – pode avistá-los. A seguir, você chega ao renomado Mirante Dois Irmãos, onde aprecia a paisagem que é o cartão-postal de Fernando de Noronha. E, por fim, chega à Praia do Sancho, que acabou de ser eleita (pela terceira vez) a mais linda do mundo*!

Vale lembrar: para visitar as praias do Parque Nacional é preciso pagar um valor, que libera o acesso por 10 dias. A taxa é de R$ 99,00 para brasileiros e R$ 199,00 para estrangeiros.

Duração: aproximadamente quatro horas.

Aproveite e confira outras duas trilhas em Fernando de Noronha

Aproveite a Trilha Costa Esmeralda

marfernandodenoronha

Esse é um dos passeios mais buscados, junto com o Ilhatour (abordado adiante). O motivo é simples: você mesmo percorre as praias de Fernando de Noronha, apreciando os pássaros e a natureza, ao mesmo tempo em que faz um exercício leve. A Trilha Costa Esmeralda percorre: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Praia do Bode, Praia do Americano e Praia do Boldró. Alguns trechos são de pedra, então não se esqueça dos chinelos.

Duração: de duas a quatro horas, dependendo da maré.

Encontre os melhores lugares para relaxar com o pôr do sol

vistafernandodenoronha

Historicamente muito disputado por sua localização geográfica privilegiada, Fernando de Noronha possui diversos fortes. A boa notícia é que esses locais (onde normalmente ficavam os canhões) são altos e oferecem uma linda vista do pôr do sol. Indicamos o Forte Nossa Senhora dos Remédios e o Forte de São Pedro do Boldró.

Mas se você quer apenas um lugar fácil e tranquilo para apreciar o pôr do sol, apresentamos uma opção melhor do que você está imaginando. Conheça o Entardecer VIP.

Nesse atrativo está incluso passeio de barco, que vai até o morro Dois Irmãos, parada para banho na Praia da Conceição, e planasub.

 O barco possui dois andares e a bordo são servidos peixes e petiscos. A parte de cima é onde a magia acontece, no entardecer. Do meio do mar você aprecia o sol se esconder no horizonte, em um espetáculo de cores lindíssimo.

O Entardecer VIP parte da Praia do Porto e acontece em dois horários: 8h e 15h. Indicamos o segundo, já que terminará por volta das 18h, momento do pôr do sol.

Duração: livre (trilhas).
aproximadamente três horas (Entardecer VIP)

Conheça várias praias de Fernando de Noronha com o Ilhatour

1808destaque6

Esse é um passeio imprescindível para quem vai a Fernando de Noronha, e precisa ser o número 1 da sua lista de coisas a fazer por lá.

Por que é tão incrível? No Ilhatour um carro 4×4 te leva para conhecer diversas praias de Fernando de Noronha. O passeio é feito com um guia e possui paradas para banho, mergulho e contemplação da natureza local. Tudo isso com muita tranquilidade já que a pressa não é tudo na viagem.

Além das belezas naturais você irá conhecer a parte histórica do arquipélago, conhecida como Vila dos Remédios, onde estão os atrativos: casa do Governador, Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e o Forte dos Remédios.

Duração: o dia todo.

Faça o snorkeling na Praia do Atalaiamergulho em fernando de noronha

Mergulho com snorkel é o que atrai vários turistas para a Praia do Atalaia. O motivo? Muita beleza natural em um cenário único. Debaixo da água você fica perto de um banco de corais, onde vivem animais como tartarugas, peixes coloridos e até mesmo polvos. A experiência é relaxante e inesquecível.

Importante: antes de ir, é preciso comprar o ingresso para o Parque Marinho (só é possível fazer a reserva no próprio local – saiba mais). Depois, agende o mergulho no ICMBio (necessário devido ao controle do IBAMA).

Duração: 30 minutos (limite de tempo controlado também pelo ICMBio).

Dica: Antes do mergulho, os visitantes podem aproveitar a trilha que leva a Praia da Atalaia. Durante o trajeto você poderá apreciar o belo visual desta parte da ilha. E o melhor de tudo é que ela é gratuita e pode ser feita por qualquer um que tenha pago a carteirinha do Parque Marinho.

Visite o Projeto Tamar

tartaruga fernando de noronha

Por último, mas não menos importante, o Projeto Tamar. O arquipélago é um dos mais importantes para o projeto, cujo objetivo é proteger as tartarugas marinhas da extinção. Todas as 2ª e 5ª feiras, os visitantes podem acompanhar gratuitamente a atividade de monitoramento das tartarugas marinhas, por meio da captura intencional para marcação e biometria.

Além disso, de dezembro a junho, é possível acompanhar o monitoramento noturno na praia do Leão e a abertura de ninhos. As atividades são promovidas mediante agendamento, proporcionando ao turista uma incrível interação com os animais e com as atividades realizadas pelo Tamar na ilha.

A sede oferece atividades interativas e palestras, além da visitação ao Museu a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, que recebe mais de 100 visitantes por dia! 

**

Ufa! Não falamos que eram muitos passeios? Em Fernando de Noronha é assim: diversas opções de ecoturismo, sempre oferecidas com cuidado e carinho. A preservação da natureza caminha lado a lado com um atendimento cinco estrelas aos turistas, fazendo assim com que o arquipélago mantenha sempre uma economia sustentável.

Será que conseguimos despertar em você a vontade de conhecer Fernando de Noronha? Esperamos que sim! Continue acompanhando a Bonitour para saber mais sobre cada destino. Entre em nosso blog e confira sobre as principais regiões de Ecoturismo do Brasil.

Obrigado pela leitura!

Próximo post sugerido: Ecoturismo na prática – 6 destinos incríveis no Brasil.

*Fonte

Crédito das imagens: @clovis_tadeu e @guicoutos

Partiu Fernando de Noronha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *