fbpx

Veja qual é a melhor época para viajar para a Serra Gaúcha!

Veja qual é a melhor época para viajar para a Serra Gaúcha!
Powered by Rock Convert

Quando estamos planejando uma viagem, além de escolher o destino, temos que pensar em qual é a melhor época para conhecer tal região, certo? Por isso, hoje vamos falar sobre qual é a melhor época para viajar para a Serra Gaúcha!

Veja como é o clima da região durante todo o ano, as épocas favoritas dos turistas, quando é considerada alta e baixa temporada, o que acontece nas cidades ao longo do ano, as datas sazonais com programação garantida e muito mais!

As estações do ano na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um destino muito procurado por turistas em alguns períodos específicos, como a época em que há previsões de neve e geada ou enquanto ocorre as atrações do Natal Luz. Para saber qual a melhor época para viajar, confira os detalhes de cada uma das estações!

Verão

A estação mais quente do ano chega até a Serra Gaúcha com temperaturas máximas de 25º C a 30º C, enquanto as mínimas ficam entre 16º C a 18º C. Nesta época, a cidade está cheia devido ao período de férias escolares e, principalmente, por conta das atrações natalinas, como o Natal Luz em Gramado/RS.

Verão-na-Serra

Portanto, é considerado um período de alta temporada, principalmente nos meses de dezembro e janeiro, próximo às datas festivas. O início da estação ocorre no dia 22 de dezembro de 2019 e se encerra em 20 de março de 2020.

Outono

Com o fim do verão chega o outono, período em que as cidades ficam mais vazias, portanto, considerado como baixa temporada para turistas que gostam de relaxar e até aproveitar um slow travel. Nesta época as temperaturas máximas são 22°C a 25°C e as mínimas: 11°C a 15°C.

Outono-na-Serra

O outono começa no dia 20 de março e termina em 20 de junho. O fim da estação reserva os dias mais frios, quando se aproxima da época mais esperada pelos turistas que vão conhecer a Serra Gaúcha: o inverno.

Inverno

O inverno é uma atração à parte na Serra Gaúcha. Enquanto as cidades litorâneas dependem do sol e calor para atrair mais turistas, a época de frio é a grande atração de cidades como Gramado e Canela. A expectativa pelas temperaturas baixas e a tão esperada neve é o que leva milhares de pessoas à região.

Em 2020, a estação mais fria do ano começa no dia 20 de junho e termina em 22 de setembro. Junho é o mais indicado para quem sonha em conhecer os flocos de neve, mas também o mais cheio. Neste período, as temperaturas podem até ser negativas, mas a média é de máximas de 17° C e mínimas de 8° C.

Primavera

Com a chegada da primavera em setembro, a temperatura na Serra Gaúcha volta a subir, principalmente nos últimos dias do mês. Durante os outros meses, a  máxima fica em torno de 22º C e a mínima 12º C. Em 2020, a estação tem início no dia 23 de setembro e se estende até 22 de dezembro.

Primavera-na-Serra

O primeiro e último mês da estação são considerados alta temporada, enquanto os outros dois (outubro e novembro) se encaixam como média temporada. Para quem prefere viajar em períodos mais tranquilos e sonha em conhecer as atrações de Natal da região, elas costumam começar em outubro.

O inverno é a época favorita

Como você viu, o período em que a região recebe mais visitas é o inverno. Por conta do frio e a expectativa de neve, a estação é a época favorita dos turistas brasileiros. O clima de frio europeu e as temperaturas negativas acompanhadas de geadas tornam as ruas das cidades ainda mais charmosas.

Muito procuradas por casais, a nossa dica é se programar com antecedência para conhecer as cidades. Enquanto estiver organizando a mala de viagem para essa época do ano, lembre-se de colocar luvas e cachecol, além de casacos grossos e quentes!

As vantagens de ir em outras épocas

Se a época mais fria do ano traz muitos turistas às cidades da Serra Gaúcha, nas outras estações, menos frias e mais secas, a tendência é encontrar a cidade mais vazia e ainda contar com diversos passeios incríveis, ainda mais para aqueles que adoram o ecoturismo.

Uma das opções legais em épocas mais quentes é o Raft Adventure, um parque que oferece o máximo de aventura aos turistas, além do bondinho aéreo no Parque do Caracol. Já para quem quer evitar cidade cheia, mas sonha em conhecer a neve, uma opção é o Snowland, um parque de neve indoor o ano inteiro.

O-inverno-na-Serra

Todas essas opções estão disponíveis nos 12 meses do ano. Além delas, você também pode conhecer outras atrações como as tradicionais fábricas de chocolates de Gramado ou um dos passeios mais clássicos da região, o trem Maria Fumaça.

A programação anual na Serra Gaúcha

Mesmo em baixa temporada, os feriados são sempre uma atração à parte para quem pensa em viajar para a Serra Gaúcha, pois as cidades costumam receber uma quantidade grande de turistas, independentemente da época do ano.

Em 2020 a expectativa é que o volume de pessoas seja maior, já que serão 10 dos 11 feriados nacionais distribuídos na semana, sendo nove deles considerados feriadões prolongados. Por isso, confira a programação da região em algumas datas sazonais.

Páscoa

A decoração temática, com ovos e coelhinhos, espalha o encanto desta data por todos os lados. Na programação gratuita, shows, espetáculos e desfiles. Além disso, os visitantes podem conhecer fábricas de chocolates e aproveitar as atividades lúdicas e educativas que acontecem na cidade.   

Páscoa-na-Serra

A Semana Santa ainda oferece uma programação emocionante. O Gramado Aleluia apresenta encenações artísticas, a Procissão de Ramos e a Procissão de Passos na Igreja Matriz São Pedro, além da celebração da morte e Paixão de Cristo.

Festival de Cinema

Geralmente em agosto acontece também o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes da América Latina. O evento que movimenta a cidade, é palco de espetáculos e festas, além de ter a presença de artistas do mundo todo.

Semana Farroupilha – Independência

O feriado de Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, marca uma série de desfiles em diversas cidades da Serra Gaúcha. Um dos mais tradicionais acontece em Farroupilha, porém, Gramado, Caxias do Sul e outras cidades da região também adotam os desfiles.

Natal

A grande atração de Gramado durante o período é o Natal Luz, cuja programação tem início em outubro e término em janeiro. Nesta época, a região recebe milhares de turistas que vão para sentir mais de perto a magia do Natal com uma cidade repleta de espetáculos de luz e a decoração natalina.

Natal-na-Serra

Escolha o melhor parceiro de viagem!

Para uma viagem ser ainda mais completa, nada melhor do que contar com os melhores parceiros ao seu lado. Pensando nisso, conheça o Roteiro Fácil, uma ferramenta que permite a você programar os passeios na Serra Gaúcha de maneira rápida, fácil e totalmente gratuita. Conheça!

monte_seu_roteiro_aquiPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂