capa_fica_dica

Dicas para tirar passaporte, vistos e Certificado Internacional de Vacinação

Pensando em viajar para fora do Brasil, mas ainda não tem passaporte?

Calma! Hoje vou te dar dicas valiosas para tirar o passaporte, vistos e obter o certificado internacional de vacinação.

Meu nome é Nathália e, além de fazer parte do time de marketing da Bonitour Tecnologia, sou uma viajante de carteirinha! Por isso, vou compartilhar com você informações que vão fazer a diferença na hora da sua viagem. Dá uma olhada aqui:

Primeiro passo: documentos para o passaporte

Tirar o passaporte é o primeiro passo para planejar sua viagem ao exterior. Este documento é emitido pela Polícia Federal e a solicitação deve ser feita através do site. Fique atento: os documentos de identificação necessários para solicitar o passaporte, são RG (mas também pode ser CNH ou Carteira de Trabalho) e CPF. Não são aceitas cópias, somente documentos originais. Estar em dia com a Justiça Eleitoral é um pré-requisito para ter o passaporte emitido, ou seja, você precisa ter votado, justificado voto ou ter pago a multa por não ter votado em eleições anteriores. Você pode consultar a situação do seu título eleitoral no site do TSE.

Preenchendo a solicitação

A primeira coisa a se fazer, é acessar o site da Polícia Federal e escolher a opção Requerer Passaporte e então começar a preencher o formulário. Os dados solicitados são bem comuns e não serão divulgados, então, os preencha sem preocupação. 

Você vai preencher os campos com seu nome completo, filiação, data e local de nascimento, seu signo e ascendente (BRINCADEIRA, signo e ascendente foi só uma piadinha!).

Em seguida, tenha seus documentos em mãos, pois você precisará informar também o número deles, além de data de expedição e órgão emissor. Se a solicitação do passaporte for para uma pessoa menor de 12 anos, também é preciso ter os dados da certidão de nascimento. No próximo passo, informações como profissão, e-mail, telefone e endereço de sua residência serão solicitados.

Para finalizar, revise as informações que você inseriu, assinale a caixinha com o termo de ciência  e clique no botão ENVIAR.

Um boleto no valor de R$257,25 será emitido. Esse boleto é chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União) e é referente à taxa de emissão do seu passaporte. 

Após o pagamento ser identificado, é a vez de agendar a data que você comparecerá à Polícia Federal. Reúna seus documentos e comprovante de pagamento da GRU e os leve junto. Como a foto do passaporte é tirada nessa etapa do processo, aconselho você a não ir de camiseta branca. Capriche na make e no penteado, mas, relaxa, não é obrigatório! (risos)

Depois disso, é só pegar o número de protocolo e esperar o prazo para voltar lá e buscar seu passaporte. Ah, o  passaporte brasileiro tem validade de 10 anos.

Em quais países os brasileiros precisam de visto de entrada?

Muitos países exigem visto de entrada para brasileiros e, além disso, existem vários tipos de vistos, como o de turista, de estudante e visto de trabalho. Cada país tem uma regra para a entrada de estrangeiros em seu território. Por isso, antes de viajar, se certifique das regras e leis do destino escolhido.

Os países mais conhecidos por exigir visto são Estados Unidos, Canadá e Austrália. Mas, não pense que são só esses, mais de 90 países exigem o visto de brasileiros. 

Para não deixar esse post tão extenso, vou falar um pouco sobre o visto americano mais procurado:

Visto americano tipo B2

Tratamento médico e turismo

O visto tipo B2 é o mais comum e normalmente está presente nos passaportes de quem viaja com frequência. Esse visto é destinado à turistas e pessoas que procuram tratamento médico no país.

Para obter esse visto, você deve preencher o cuidadosamente o formulário DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv/. Essa etapa, que exige bastante cuidado no preenchimento não é a única: após o preenchimento e submissão do formulário, você deve gerar o boleto para pagar a taxa de solicitação de visto (MRV) e depois agendar seu atendimento presencial no CASV e no Consulado. As cidades onde é possível fazer o agendamento presencial são Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. É imprescindível que você imprima a página de confirmação da DS-160 e o comprovante de pagamento da taxa de solicitação de visto para apresentar no atendimento presencial.

Todos os tipos de vistos americanos e taxas consulares você encontra aqui.

Onde você vai precisar do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)

Devido ao surtos de febre amarela em vários estados do Brasil, alguns países passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no momento da imigração. Quando eu disse ‘’alguns países’’ parece pouca coisa, mas a verdade é que mais de 130 países exigem o CIVP, por isso, é muito importante pesquisar com antecedência a exigência de vacinação do país que você vai viajar. 

Para obter o CIVP, é preciso tomar a vacina da febre amarela, que está disponível em clínicas particulares ou gratuitamente em todos os postos de saúde do território nacional.
Você precisa saber que, diante da grande procura pela vacina em alguns estados, ela é dada em doses fracionadas. Ou seja, você precisa repetir a dose um tempo depois e por isso essa vacinação deve ser feita bem antes da sua viagem. Mas se você tomou a vacina em uma única dose, não se preocupe, pois você está imunizado pela vida toda. Lembre-se: a vacina deve ser tomada (se em dose única), no mínimo, 10 dias antes da viagem!

Após realizar a vacinação, guarde seu certificado de vacinação/carteirinha de vacinação, pois você vai usá-lo para solicitar o CIVP. A Anvisa não aplica a vacina. Para agilizar a emissão do certificado, você pode realizar um pré-cadastro no site CIVNET antes do atendimento presencial em uma unidade credenciada da  Anvisa ou, ainda, solicitar a emissão do Certificado pela internet e imprimi-lo na sua casa. Se optar por fazer pela web, acesse o Portal de Serviços do Governo Federal.

vacina_febre_amarela

Essas dicas foram úteis para você?

Se você quiser saber mais sobre esses três temas, deixa um comentário aqui embaixo que eu te respondo!

Espero poder trazer mais dicas de viagem em breve.

Até mais!

nathalia_marketing_bonitour



Nathália Tonetto
Time de marketing da Bonitour
Florianópolis/SC
Instagram: @eunathinathalia



Comments (10)

  1. oieeee, amei, estava precisando dessas dicas, pretendo viajar em 2020 em dezembro, vou para Nova York, mas quero conhecer mais lugares, dá ai umas dicas sobre como nao gastar muito para fazer isso???

    1. Oi, Antoniela!

      Você vai amar Nova York! Mas, se prepara, dezembro é muito frio por lá.

      As pessoas acham que não, mas gastar pouco em NYC é totalmente possível. Recomendo que você utilize o metrô para otimizar seu tempo e fazer o metrocard com um valor para a semana toda.

      Além disso, a cidade possui muitas pizzarias (maravilhosas) com a fatia de pizza por menos de um dólar.

      Ah, se você for que nem e gosta de comprar lembrancinha para o pessoal no Brasil, recomendo comprar tudo em Chinatown, sai muito mais barato que comprar nas lojas de souvenirs dos pontos turísticos.

      Espero ter te ajudado!

      Nathália

  2. Natália, gostei muito das dicas, mas quero sabe mais sobre como me preparar para a viagem, uso medicação continuada, voce pode me dizer se há problemas em levar os remedios tenho medo de nao conseguir comprar nos EUA, pode me ajudar?

    1. Oi, Renata!

      Eu recomendo que na viagem você leve a receita do medicamento controlado e se possível a nota fiscal da compra deles.
      Outra dica boa é deixar o remédio, nota fiscal e receita acomodados juntos em sua bagagem.

      Quando viajo, sempre faço um kit de remedinhos que posso precisar durante a viagem. Recomendo muito!

      E nos EUA, o acesso aos medicamentos é mais restrito, quase tudo precisa de receita médica. Então, se você já tiver passado por um médico antes de viajar, melhor!

      Nathália

  3. A polícia federal não envia o passaporte por correio? Não moro onde tem PF pra tirar passaporte

    1. Oi, Edson!

      Infelizmente, a PF não envia o passaporte pelos Correios. Esse documento precisa ser retirado pessoalmente na sede da PF onde você solicitou o passaporte. Também não é possível a entrega do passaporte por procuração.

      Espero ter ajudado!

      Nathália

    1. Oi, Jana! Tudo bem?

      Sua dúvida é muito boa e digna de um post inteirinho sobre o assunto. Por isso, recomendo a leitura desse post aqui:

      http://blog.bonitour.com.br/saiba-como-comprar-passagens-aereas-baratas/

      Mas a dica que posso te dar é a seguinte: não deixe para comprar sua franquia de passagem na hora do voo, porque o preço aumenta em, pelo menos, 2x!

      Compre sua franquia com antecedência pelo site. Vale muito mais a pena!

      Nathália

    1. Oi, Toni!
      O tempo para o passaporte ficar pronto pode variar de Estado para Estado, mas o prazo costuma ser de 6 dias úteis e deve ser retirado no posto de expedição da PF onde você solicitou.
      Lembrando que, depois de pronto, o passaporte é entregue somente ao titular! 😀

      Nathália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *