Prêmio melhor destino de ecoturismo

Melhor Destino de Ecoturismo 2017

Bonito – MS recebe pela 14° vez, o prêmio de melhor destino de ecoturismo no Brasil pela revista Viagem.

Na verdade, ganhar este prêmio apenas confirma o que todos que trabalham dentro do turismo já sabem, Bonito – MS é exemplo a ser seguido.

Ao contrário de vários outros destinos de ecoturismo, Bonito – MS conta com uma organização de todos os atrativos, onde as normas são respeitadas e não existe o “jeitinho brasileiro”.

A ideia de conscientizar o turista, o morador local e as agências de viagens da importância do turismo sustentável, é essencial.

A ONU e a Organização Mundial do Turismo, declara o ano de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

A ideia é promover uma melhor compreensão entre os povos em todo o mundo, levando a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio das diversas civilizações.

Mas você sabe o que isso realmente significa?

Entender que você pode melhorar o mundo enquanto viaja e aprender muito com as pessoas e a natureza é o destaque dessa matéria.

Fazer uma viagem “responsável” inclui algumas ações práticas e uma evolução no modo de ver o mundo ao seu redor.

Escolher destinos com baixo impacto ambiental, por exemplo, é a primeira decisão a ser feita antes de viajar.

Além de conhecer lugares exóticos, intactos e com particularidades únicas, você vai interagir com um ambiente que ficará para sempre em sua memória.

 Você estará fugindo do óbvio, do convencional, quebrando barreiras e superando limites.

Mesmo que sua viagem não seja inteiramente sustentável, ela pode ser muito mais positiva se causar menos danos ao meio ambiente ou se trouxer benefícios às comunidades locais.

Aprender com a cultura, assim como entender as histórias, os moradores, é aprender sobre você mesmo.

E você está preparado para isso?

Para quem já está acostumado a buscar destinos dentro do ecoturismo, entende com clareza,  as boas práticas de um viajante e sua responsabilidade sócio-ambiental.

No Brasil, ainda temos uma falta de conscientização muito grande. Não é raro encontrar nas trilhas, lixo deixado no chão ou animais que foram maltratados.

Em locais que não se tem a presença de um guia local ou fiscalização, é evidente a interação negativa no meio ambiente.

No ecoturismo, os guias locais passam por treinamentos.  Eles são aptos a conduzir os visitantes em todas as atividades. Todos os passeios são monitorados e seguros.

Sabe aquelas fotos que fazem tanto sucesso, como abraçar tigres ou beijar golfinhos?  Essa pratica exige dos animais selvagens uma vida de escravidão, com castigos e maus tratos. Repense nas suas opções.

Tenha em mente que respeitar a fauna e flora vai além de não sujar o meio ambiente, não alimentar os animais e não retirar plantas ou flores silvestres.

Escolher transporte coletivo ou compartilhado também é uma opção valiosa dentro do ecoturismo. Além de poluir menos o ar, a menos ruídos nas estradas e menos impacto ambiental.

Atropelamentos de espécies da fauna da região, também são evitados. E você fará novos amigos!

Comprar presentes também exige uma escolha responsável.

Escolha artesanatos locais, assim você valoriza as pessoas que moram naquela região e ajuda para que a cultura seja mantida por mais tempo.

Optar pelo ecoturismo não custa mais caro! E você pode escolher um roteiro que seja adequado a seus objetivos.

Pesquise antes e escolha o melhor destino para você.

E nossa dica é começar por Bonito – MS.

Fale com nossa equipe, monte um roteiro e programe-se para momentos surpreendentes.

Você vai gostar de ler: Por que viajar para Bonito MS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *