por-que-viajar-para-costa-rica

Por que viajar para Costa Rica?

A América Latina é um paraíso à parte! Com destinos de surpreender qualquer viajante. Com mais de 20 países, nas mais diversas línguas, é uma região que agrada a todos os gostos. Desde o clima mais frio e paisagens como a Cordilheira dos Andes, até o calor e as mais lindas praias. Um dos destinos mais incríveis e procurados é exatamente um país que beira o mar caribenho: a Costa Rica. E já que é um lugar exuberante, a Bonitour esclarece os motivos para viajar para a Costa Rica!

Viajar para Costa Rica: o turismo de aventura

Se você é um amante da natureza, esse país realmente precisa estar no seu radar. Não só a Costa Rica, todos países perto do Brasil proporcionam uma experiência diferenciada de turismo de aventura. Muito por conta das próprias belezas naturais: rios, vulcões, cavernas, florestas incríveis. São vários os motivos para você conhecer os lugares fantásticos do nosso continente. E aproveitar no verdadeiro estilo “slow travel”. Quer saber o que isso significa? Vem ver o nosso post sobre o tema.

viajar-para-costa-rica

Mas, se o tema é ecoturismo na América Latina, realmente precisamos destacar a Costa Rica.

Melhor época para viajar para Costa Rica

Assim como em outros destinos deste nosso continente, o país tropical alterna entre períodos de chuva mais e menos intensa. Portanto, a melhor época para viajar para Costa Rica é exatamente quando há menor precipitação: entre dezembro e abril. Agora, coincidentemente ou não, também são os meses de alta temporada por lá. São diversos turistas americanos fugindo do frio do inverno. E muitas datas festivas, como Natal, Ano Novo e Semana Santa acabam impactando também no orçamento da viagem. Fora a lotação dos principais passeios e atrações.

viajar-para-costa-rica

Requisitos para entrar no país

Apesar de não integrar o bloco do Mercosul, não há muitos requisitos para viajar para a Costa Rica. Não precisa de visto, apenas passaporte dentro da validade. É necessário também levar a carteira internacional de vacinação comprovando a vacina contra a febre amarela. Se você ainda não tomou a vacina e pretende viajar este é um ponto de atenção. Para entrar em mais de 100 países é realmente obrigatória a apresentação deste documento.

por-que-viajar-para-costa-rica

O tempo para emissão é de dois e sete dias corridos. Porém, a vacina precisa ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem internacional.

Destaques da Costa Rica

Difícil é destacar apenas alguns pontos deste país. Mas se você quer viajar para a Costa Rica é importante entender o que te espera por lá, certo? Claro que se você curte aqueles esportes radicais, o ideal é encontrar passeios que misturam beleza natural e aventura. O país é repleto de atrações que contam com estruturas de arvorismo, escalada, tirolesa, rafting e rapel, por exemplo.

por-que-viajar-para-costa-rica

Porém, se você curte mais os lugares exóticos, é importante conhecer os vários vulcões, além da fauna e flora exuberante. O país é reduto da biodiversidade. Apesar do território ocupar apenas 0,03% do planeta, é responsável por 5% da biodiversidade do mundo!

Flora

E já que é diversidade que estamos falando, sabia que só de orquídeas são mais de 500 espécies por lá? Você encontrará uma variedade gigante de plantas e flores.

por-que-viajar-para-costa-rica-flora

Animais

Fora a flora, a fauna também é importante para o equilíbrio da região. São mais de 15 mil espécies de plantas e animais. Se você quer viajar para a Costa Rica, precisa conhecer um pouco dos animais que habitam a região há anos. Entre eles, os macacos bugios, que rodeiam as árvores de todo o país. Dos macacos para os pequeninos beija-flores. São mais de 25 espécies desses pássaros por lá.

por-que-viajar-para-costa-rica-animais

Mas, já que mencionamos os animais, precisamos destacar um importantíssimo: o bicho-preguiça. Não muito conhecido no Brasil, o animal tem um verdadeiro santuário na Costa Rica. Desde 1992, o local trabalha no resgate das preguiças e agenda passeios para os curiosos de plantão.

E o que fazer na Costa Rica?

Bom, a gente já falou da biodiversidade, da melhor época para viajar para a Costa Rica e dos requisitos. Agora, é hora de mostrar o que fazer na Costa Rica! Por isso, separamos alguns lugares incríveis que você precisa aproveitar na viagem.

Parque Nacional Manuel Antonio

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Manuel Antonio é um deles. A área preservada que combina praia, floresta tropical, vários animais, água cristalina com recife de corais e uma vegetação exuberante. O passeio é um dos mais belos da Costa Rica. A praia é também um ótimo local para quem deseja mergulhar ou surfar no país.

Parque Nacional Corcovado

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Corcovado, apesar de parecer o morro do Rio de mesmo nome, é o paraíso natural de lá. O maior parque da Costa Rica, é um local perfeito para quem quer acampar. Entre os passeios do parque estão a cachoeira “La Llorona” (“A Chorosa”) e o Lago Corcovado.

Reserva Florestal Monteverde Cloud

por-que-viajar-para-costa-rica

A Reserva Florestal Monteverde contempla quatro zonas ecológicas, a maioria sendo de floresta ainda intocada. É considerado uma das reservas biológicas mais importantes do mundo. Com uma rede de trilhas, abriga mais de 3 mil espécies de plantas.

Vulcão Poás

por-que-viajar-para-costa-rica

Como a gente mencionou, a Costa Rica é um lugar incrível. Das praias e florestas, vamos para os vulcões. Um deles é localizado no Parque Nacional Vulcão Poás. E você pode chegar na beira da cratera, já que é um dos mais acessíveis do mundo. Ainda por cima, tem uma lagoa de água marinha, perfeita para fotos.

Parque Nacional Tortuguero

por-que-viajar-para-costa-rica

Outro parque impressionante é o Parque Nacional Tortuguero. Um dos mais importantes do país tanto pela diversidade quanto pela extensão das suas praias. Ah, e como o nome diz, é um principais pontos de desova das tartarugas marinhas.

Vulcão Rincón de la Vieja

por-que-viajar-para-costa-rica

O vulcão Rincón de la Vieja é mais um vulcão ativo na Costa Rica. O parque que leva o mesmo nome e é um ótimo local para visita. São mais de 14 mil hectares de floresta.

Isla del Caño

por-que-viajar-para-costa-rica

A pequena ilha, a 20km da Baía Drake, foi declarada parque nacional e é uma área preservada. As principais atrações são as praias, as atividades aquáticas, bancos de corais e animais marinhos. Quem não quer aproveitar esse paraíso rodeado de arraias, golfinhos?

Tenorio Volcano National Park

por-que-viajar-para-costa-rica

O Parque Nacional Vulcão Teonorio é outro preservado e que leva o nome do próprio vulcão. Além do vulcão, a principal atração do parque é o Rio Celeste. Com cachoeiras para aproveitar o banho nas águas de coloração azul-turquesa!

Cerro Chirripó

por-que-viajar-para-costa-rica

Outra paisagem incrível é montanha mais alta da Costa Rica. Com 3820 metros de altitude, o Cerro Chirripó fica no parque de mesmo nome.

É caro viajar para a Costa Rica?

Mas, muita gente pergunta: viajar para a Costa Rica é caro? O destino ainda é considerado um pouco mais caro que vários outros lugares cinematográficos, inclusive alguns aqui no Brasil. O preço do dólar e o período da viagem impactam bastante no orçamento. Lembre que a melhor época para viajar para a Costa Rica é exatamente durante a alta temporada por lá. Porém, tudo é uma questão de planejamento e antecipação!

por-que-viajar-para-costa-rica

O fato é que é um lugar incrível, com opções de passeios que não acabam mais. Difícil escolher uma só atração ou um só motivo para viajar para a Costa Rica, não é? Mais complicado ainda é fazer todo o seu roteiro de viagem. Imagina escolher a ordem dos passeios, hospedagem, deslocamento. Planejar onde ir na Costa Rica realmente é um desafio e tanto e você, provavelmente, vai precisar de ajuda.

E aí, o que achou da Costa Rica? Já foi pra lá e gostaria de deixar alguma outra dica? E o que faria se fosse amanhã para lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *