gruta_do_lago_azul

Descubra a Gruta do Lago Azul

Quem faz ecoturismo em Bonito encontra água para todos os lados! São nascentes, rios e cachoeiras convidando os visitantes para atividades de mergulho, flutuação, boia cross ou caiaque. Além disso, ainda dá para apreciar a beleza das águas da região visitando suas grutas

A Gruta do Lago Azul é a mais conhecida de Bonito-MS , e também uma das mais procuradas, ao lado das grutas de São Miguel e São Mateus. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a riqueza desse Monumento Natural faz jus ao título. 

gruta_do_lago_azul

A gruta tem pelo menos 10 milhões de anos e por lá existem fósseis pré-históricos. Entre eles a preguiça gigante, mastodontes, o tigre-dentes-de-sabre e outras espécies. O Lago está entre as maiores cavidades inundadas do planeta e não se sabe sua profundidade exata – mergulhadores só chegaram aos 87 metros! Essas são apenas algumas curiosidades sobre o local. 

O passeio contemplativo na Gruta do Lago Azul tem 1h30 de duração. A caminhada para chegar na cavidade dura cerca de 10 minutos, numa trilha segue por 200m. São quase 300 degraus caverna adentro, num cenário repleto de incontáveis estalactites e estalagmites. 

gruta_do_lago_azul

O acesso ao atrativo é feito com acompanhamento do guia.  É necessário uso de tênis e capacete de proteção e vale lembrar que a escada é rústica e possui corrimão feito de cordas. A idade mínima para o passeio é 5 anos. 

Cristalina e Azul ao mesmo tempo

A tonalidade azul turquesa é formada pela incidência dos raios solares sobre a água, combinados ao calcário da gruta e outros minerais presentes no lago. Assim como acontece no mar, a percepção do azul muda durante o período do ano. Na Gruta do Lago Azul, a maior intensidade acontece no período da manhã, entre os meses de dezembro e janeiro. 

Por isso, aproveite para adquirir seu ingresso com antecedência.

Dá uma olhada no que te espera:

Dicas para fotografar dentro da gruta

Você não precisa ser fotógrafo profissional e nem ter os melhores equipamentos para fazer belos registros. Com as nossas dicas, até com o celular você terá bons resultados. Anote:

  • Preste atenção na história do local, assim poderá criar uma narrativa para suas fotos.
  • Peça dicas ao guia para usar os melhores ângulos e enquadramentos.  
  • Veja se a lente está limpa. O ambiente quente e úmido pode deixar ela embaçada.
  • Vai usar o celular? Veja as configurações do aparelho antes da viagem e otimize suas funções.
gruta_do_lago_azul

A pouca luz natural pode atrapalhar a qualidade das fotografias em grutas e cavernas. 

Além disso, o tempo de exposição para a foto é maior em ambientes escuros. Para contornar a situação, configure a sensibilidade do sensor à luz em sua câmera no ISO.

Vai registrar a paisagem em profundidade? Utilize um apoio ou procure deixar a câmera mais próxima ao corpo, apoiando os cotovelos na cintura. Para maior equilíbrio, afaste as pernas levemente ao fotografar.

Visite esse cartão postal

Bonito oferece dezenas de atrações de ecoturismo. Seja em uma trip entre amigos, uma viagem romântica ou excursão em família, inclua a Gruta do Lago Azul em sua programação. Use o Roteiro Fácil para organizar a sua viagem com a Bonitour. E se você já fez esse passeio, compartilhe a sua experiência com a gente! Adoramos os relatos que recebemos por aqui.

monte_seu_roteiro_aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *