Os melhores motivos para viajar à Serra Gaúcha em novembro

Se nesse restinho de ano, você pretende conhecer uma região elegante, tranquila e romântica, considere viajar para Serra Gaúcha em novembro. O destino é um dos mais queridos do Brasil e há muito o que fazer nessa época do ano.

Quer saber o que não pode ficar de fora do seu roteiro Serra Gaúcha? Então confira as nossas dicas para programar essa viagem. Aqui você encontra informações essenciais!

O que esperar do clima gaúcho?

Como você já deve saber, a região sul do país é a mais fria. Em determinados períodos do ano, chega a atingir até temperaturas negativas. No entanto, não é o caso do mês de novembro. 

Nesse mês, a primavera já está bem estabelecida. O clima se mantém neutro, nem frio demais, nem tão quente. O dia costuma ser ensolarado e com céu aberto. Já durante a noite, é comum enfrentar o resfriamento do ar. 

A temperatura em Gramado, por exemplo, segue a média histórica de no máximo 24ºC e no mínimo 14ºC em novembro. Isso indica que não é necessário se equipar com vários agasalhos, touca e luvas. Sua mala ficará mais livre para levar o básico: camisetas, calças e casacos.

De qualquer forma, alguns dias antes de ir, esteja preparado! Confira a previsão do tempo para Gramado, Canela, Bento Gonçalves e para os demais municípios que você pretende visitar. 

Tempo florido

Na primavera, você irá se deparar com cenários cheios de cor e vida nas cidades da Serra Gaúcha. Isso porque, no fim dessa estação, os jardins são enfeitados pelas belas hortênsias, que deixam a região ainda mais romântica.

As flores estão presentes principalmente em Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Esse espetáculo de hortênsias azuis, rosas brancas ou lilás dura até março. Elas podem ser encontradas nas estradas e também nas áreas urbanas.

É tempo de Natal Luz Gramado

De outubro a janeiro, Gramado/RS recebe um dos mais importantes e esperados eventos do calendário turístico, o Natal Luz. Imagine só toda a magia e encanto do espírito natalino, com uma decoração mega iluminada e espetáculos teatrais e musicais. Isso tudo é o que compõe o evento. 

Parte da cidade é enfeitada com ajuda dos turistas, empresas, hotéis e restaurantes da região. Uma preparação regada por muita música, harmonia e colaboração. Perfeito para quem é apaixonado pelo clima natalino.

Durante os quase três meses de realização da série de eventos, há uma programação fixa para cada dia da semana. Com exceção às segundas-feiras, quando só há atividades no mês de dezembro. Ao todo, são mais de seis atrações.

O Natal Luz Gramado é uma experiência inesquecível para as crianças, mas também sensibiliza e faz brilhar os olhos dos adultos. São momentos que você acha que só encontraria em filmes e, na verdade, estão mais próximos do que imagina.

Apenas três espetáculos são pagos: A Lenda do Bosque de Natal; Show do Lago Illumination; Desfile – A Magia do Noel. As demais atrações são gratuitas e livres para participação. Consulte mais informações no site oficial do evento.

A temporada em novembro

Normalmente, no Brasil, os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro são considerados como alta temporada. Já novembro pode ser enquadrado como média temporada para o turismo gaúcho.

Os preços dos hotéis em Gramado sobem um pouco, assim como os das passagens aéreas. No entanto, não chegam a ser tão elevados como nos períodos de férias.

Principalmente por conta do espetacular Natal Luz, a Serra Gaúcha em novembro costuma ficar bem movimentada. Porém, não é preciso se preocupar, há espaço para todo mundo e, no fim, a viagem vale muito a pena. Não só pelo evento, clima, gastronomia local, mas, principalmente, por todas as opções de passeios.

Os melhores passeios na Serra Gaúcha

A diversidade de passeios no destino é um dos maiores atrativos. São muitas opções para ir com a família, com os amigos ou a dois.

Uma dica para casais que estão montando um roteiro é o nosso pacote de Gramado para duas pessoas. A promoção é válida até o final de 2019 e conta com três dos melhores passeios que você pode aproveitar na Serra Gaúcha

Snowland

Tem o sonho de conhecer e brincar na neve? Então conheça o parque temático Snowland, um dos passeios mais conhecidos e desejados de Gramado. A atração funciona em qualquer época do ano, independentemente da estação.

Além de ter a sensação de tocar em flocos de gelo, você pode realizar os esportes: esqui, tuning, patinação no gelo e snowboard. As roupas e equipamentos para participar já estão inclusos no ingresso.

Raft Adventure Park

Para quem quer adrenalina, a Serra Gaúcha tem um parque de aventura com uma enorme estrutura em meio à natureza. O Raft Adventure Park, localizado em Três Coroas/RS, tem diversas atividades ao ar livre, que exploram a coragem dos participantes.

Um dos passeios mais legais é a tirolesa do Raft Adventure Park. O percurso pode chegar a 70 km/h a 1.200 metros do chão e é emoção garantida. Outra atração do parque ideal para o mês de novembro é o rafting pelas águas do Rio Paranhana.

Bondinhos Aéreos Caracol

Imagine só um espaço gigantesco de preservação ambiental, inserido no bioma da Mata Atlântica e todo trabalhado no ecoturismo. Assim é o Parque das Serras, acompanhado do Parque do Caracol, onde estão localizados os Bondinhos Aéreos. 

Os tradicionais Bondinhos Aéreos Caracol de Canela/RS oferecem aos turistas belas paisagens da natureza, incluindo a Cascata do Caracol. No parque, os visitantes também passam por uma trilha pela Estação Animal. O passeio é ideal para admirar e se conectar com o meio ambiente.

Mundo A Vapor

Se você curte museu, histórias e veículos antigos, visite o Mundo A Vapor, mais um passeio localizado em Canela. O parque temático tem diversas miniaturas de locomotivas expostas, que ajudam a contar narrativas de vários tipos de máquinas a vapor.

O local mistura movimento, arte e conhecimento, estimulado pela curiosidade dos visitantes. As crianças podem se divertir aprendendo a bordo de uma mini locomotiva. 

Planeje a sua viagem!

Viu só como é uma ótima ideia viajar para a Serra Gaúcha em novembro? Melhor ainda se você programar seus passeios com a Bonitour. 

Temos os melhores pacotes para tornar a sua experiência de viagem única. E, para curtir os passeios da Serra Gaúcha, você pode contar com o Roteiro Fácil. Monte seu roteiro rapidamente e de forma totalmente personalizada!

roteir_fácil_bonitour

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *