Malas-prontas-para-viajar

Dicas para montar seus looks para viagens

como_comprar_passagens_aereas_baratasPowered by Rock Convert

Uma preocupação muito comum ao planejar uma viagem especial é como montar os looks perfeitos para sair bem nas fotos e, principalmente, sentir-se confortável. A definição dos looks para viagens vai depender bastante dos seus roteiros. 

Quais e quantas roupas levar? Como organizar as malas? O que não pode faltar? Se você tem dúvidas como essas, confira todas as dicas que preparamos para te ajudar nessa importante tarefa. 

Pesquise sobre o estilo e o clima do destino

Essa dica é clássica, afinal, para montar os seus looks, é necessário levar em consideração a região de destino, a duração da viagem e as temperaturas da época. Todos esses fatores influenciam na hora de arrumar a mala. E as escolhas certas vão evitar arrependimentos.

Para cada estilo de viagem, há peças mais ou menos adequadas. Se você vai para um destino focado em ecoturismo, por exemplo, suas roupas têm que ser confortáveis para facilitar sua movimentação nas aventuras. 

Certamente, calças jeans não seriam escolhidas para um destino como Bonito/MS, onde você teria que caminhar para chegar em cachoeiras, grutas e nascentes. Nesse caso, é melhor separar roupas para trilha: calças, bermudas e/ou shorts de ginástica; camisetas, regatas, tops de tecidos sintéticos e tênis. 

Já para um lugar como a Serra Gaúcha, os jeans são muito bem-vindos, pois os passeios são mais casuais e tranquilos. As temperaturas da região costumam ser baixas, então o ideal é levar para a viagem roupas de frio. Calças e agasalhos, sem dúvida alguma, não podem faltar.

Agora, se o seu destino for praia, não restam dúvidas de que tipo de traje levar, não é mesmo? Looks de praia economizam espaço na mala, afinal, são só biquínis, sungas, saídas, bermudas e regatas. Porém, se o seu destino for Fernando de Noronha, vale a pena levar também roupas para curtir o ecoturismo da ilha. 

Ilustração-comparando-os-looks-de-Bonito-MS-Serra-Gaúcha-e-Fernando-de-Noronha

Separe as peças e suas combinações

Se você não tem ideia de como montar looks para viagem, saiba que a primeira regra é prezar pela praticidade. Leve somente o necessário e já tenha em mente qual roupa vai usar em cada atividade da programação.

Fazer combinação de roupas é o grande segredo. Uma dica legal é escolher três peças-chave, coloridas ou estampadas, e compor com peças básicas (pretas, brancas, azul marinho e jeans). Para cada três partes de cima, há apenas uma parte de baixo. E você pode adaptar de acordo com a duração da sua viagem.

Assim, você repete as roupas, mas não aparenta estar todo dia com a mesma. Mesclar acessórios também é uma forma de driblar isso. Faça o máximo de variações possíveis.

Os sapatos ocupam bastante espaço, por isso, opte por levar poucos pares, mas que se adequem à maioria dos looks. Se o calçado só combinar com um, desista dele. Lembre-se que nessa conta já está o que você vai usar para chegar no destino.

Não deixe de fora a roupa para viajar de avião, carro ou ônibus! Escolha as mais confortáveis para enfrentar horas de trajeto se for preciso. Opte por peças que possam ser usadas também nos outros dias.

Mulher-na-sala-de-embarque-do-aeroporto

Escolha a mala certa

A mala de tamanho ideal para os seus looks vai depender do tempo que você ficará viajando e do estilo da viagem. Pode ser uma mala grande de rodinhas, uma mochila ou apenas uma mala de mão. 

Se você for viajar de avião, a preocupação com a escolha da mala deve ser maior. Desde 2017, foram estabelecidas novas regras pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o despacho de bagagens passou a ser cobrado pelas companhias aéreas. No entanto, a bagagem de mão permanece sem custo. 

Se a sua viagem for curta, talvez as suas coisas caibam apenas em uma mala de mão. Com isso, você consegue economizar. Na maioria das companhias nacionais, o tamanho da mala para levar na cabine do avião deve ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura), com até 10 kg.

Ilustração-de-uma-mala-de-mão-e-suas-medidas

Para despachar malas maiores, as regras são: no máximo 23 kg para voos nacionais e 32 kg para viagens internacionais. As taxas são estabelecidas pelas linhas aéreas e ficam mais baratas se a compra for antecipada ou se você fizer parte de programas de fidelidade. Consulte a sua companhia para saber detalhes.

Outra dica indispensável é saber exatamente como arrumar mala para viagem. Veja nossas instruções para levar o mínimo possível, mas necessário e assim economizar com bagagem.

Como arrumar mala

Quer saber como arrumar a mala para caber mais coisas? Uma das dicas é montá-la fora. Coloque todos os looks e itens selecionados em cima da cama, assim você consegue visualizar o que faltou e o que pode ser deixado para trás.

Se a estação for o inverno ou se o destino for naturalmente frio, vista as roupas mais pesadas, como casacos e botas, na hora de ir. Isso alivia o peso da mala e garante mais espaço para o restante.

Outra sugestão é entender como dobrar roupas para viagem, a melhor forma para ter espaço é, sem dúvidas, fazer rolinhos. Faça conjuntinhos dos looks completos e do pijama, enrole-os e insira-os verticalmente na mala. Nas laterais, coloque os acessórios e necessaires.  

Faça um checklist de viagem e certifique-se que não está esquecendo nada. Lembre-se dos itens de higiene pessoal, remédios, filtro solar, documentos, carregador e peças íntimas. 

Pessoa-arrumando-as-malas-para-viajar

Organizadores de malas podem ser muito úteis. Os looks, sapatos, itens de higiene e acessórios podem ser separados por compartimentos. Fica mais fácil encontrar cada coisa e ajuda também na hora de desfazer a mala, geralmente a parte mais chata.

Faça um esforço para que sobre espaço, afinal, pode ser que você volte com mais coisas do que levou. E se a mala já estiver difícil de fechar na ida, provavelmente estará impossível na volta. 

Separe um espacinho para a Bonitour!

Com seu look de viagem definido, partiu aproveitar o melhor do turismo no Brasil? Se Bonito/MS, Serra Gaúcha/RS ou Fernando de Noronha forem os seus próximos destinos, conte com os nossos passeios!

Não deixe de conhecer e fazer o download do app Bonitour. Nele você encontra ofertas exclusivas, avaliações de outros usuários, check-in online e outras funcionalidades. Ah, e para tornar a sua experiência ainda mais inesquecível, conheça e programe seus passeios de forma simples e gratuita com o Roteiro Fácil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *