fbpx

Flutuação em Bonito/MS: como escolher?

Flutuação em Bonito/MS: como escolher?

A flutuação em Bonito/MS é uma das principais atividades do destino. Não é por menos, já que por lá estão algumas das águas mais cristalinas do Brasil e do mundo. 

Os rios e nascentes encantam os visitantes por sua transparência e por estarem repletos de peixes e plantas, que podem ser observados durante as flutuações.

Continue a leitura e descubra como funciona a flutuação em Bonito/MS e como escolher o melhor local para a atividade!

O que é flutuação?

Antes de tudo, vamos descobrir o que é flutuação. A atividade é como se você estivesse boiando na água de barriga para baixo. Na prática, você observa toda a beleza das águas, peixes e vegetação de forma única, enquanto flutua tranquilamente pelo rio. 

Vale lembrar que não é preciso saber nadar para fazer a flutuação e todos os passeios contam com acessórios de segurança, como colete, roupa de neoprene, bota e snorkel.

Descubra o que é flutuação!
Descubra o que é flutuação.

Qual é a diferença entre flutuação, snorkeling e mergulho?

Flutuação e snorkeling são, basicamente, a mesma atividade. A diferença é que o snorkeling é praticado no mar, enquanto a flutuação acontece em rios e lagos. 

Já a maior diferença entre a flutuação e o mergulho é o equipamento utilizado e a profundidade atingida. O mergulho acontece com cilindros e os praticantes literalmente mergulham com mais profundidade para observar a vida subaquática do local.

Principais informações sobre a flutuação em Bonito/MS

  • Não é preciso saber nadar para realizar a atividade, já que os participantes usam coletes e são acompanhados por guias;
  • A atividade não é permitida para gestantes acima de 24 semanas;
  • Para realizar a atividade é preciso de colete, roupa de neoprene, bota e snorkel. Nas flutuações de Bonito/MS, todos os equipamentos estão inclusos nos passeios; 
  • Todas as flutuações contam com a presença de um guia cadastrado no Ministério do Turismo;
  • As flutuações têm número limitado de vagas e devem ser reservadas com antecedência;
  • A atividade é recomendada para crianças acima dos 5 anos;
  • As flutuações são feitas em pequenos grupos, geralmente de 9 pessoas;
  • Não é permitido o uso de protetor solar e repelente. 

A flutuação acontece com chuva?

As flutuações, assim como a maioria dos passeios em Bonito/MS, acontecem normalmente em dias de chuvas leves e moderadas. Além disso, as chuvas não prejudicam a visibilidade das águas.

Nos dias de chuva em Bonito/MS, a equipe da Bonitour auxilia os viajantes, informando via SMS ou aplicativo caso o passeio seja cancelado. Nesses casos, o passeio é realocado para outro dia ou, se não for possível, o estorno é realizado.

Flutuações em Bonito/MS

O destino oferece diversas opções de locais para a prática da flutuação. Cada um deles possui os seus diferenciais e, por isso, a dica é realizar mais de um passeio de flutuação na sua visita a Bonito/MS. Além disso, a grande maioria dos atrativos oferece também outras opções de atividades bem legais para você realizar no mesmo dia!

Aquário Natural de Bonito

A flutuação no Aquário Natural de Bonito/MS é feita em um percurso de 800m. O atrativo conta com barco de apoio, piscina para treinamento e seu ponto forte é a nascente do rio, que além da rica vegetação subaquática conta também com uma grande quantidade de peixes para observação. A sensação é de mergulhar em um gigantesco aquário!

Tarifário-e-Guia-de-Passeios-22
Conheça o Aquário Natural: uma flutuação de Bonito/MS que é inesquecível!
Conheça o Aquário Natural: uma flutuação de Bonito/MS que é inesquecível!

Rio da Prata

Com o maior percurso, a flutuação no Rio da Prata é feita na Nascente Olho D’água em um percurso de 1.800m e depois que deságua no Rio da Prata, tem um barco de apoio para quem quiser. O atrativo tem como principal característica a diversidade e concentração de peixes. Possui uma forte ressurgência conhecida por “vulcão” e por lá é comum avistar animais silvestres como tatus, antas e dezenas de pássaros.

Rio Sucuri

O Rio Sucuri é considerado um dos rios mais cristalinos do mundo e o mais cristalino do Brasil. A flutuação no rio é feita em um percurso de 1.800m e o atrativo conta com barco de apoio, piscina para treinamento e tem como principal característica a transparência da água com tons azulados causados pela incidência do sol.

Flutuação no Rio Sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!
Flutuação no Rio Sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!

Barra do Sucuri

Essa flutuação também é realizada no Rio Sucuri, mas a Barra do Sucuri diferencia-se de outros atrativos pois, ao invés de realizar trilha em meio a mata até o ponto de início da atividade, o trajeto é feito em barco a remo e o retorno flutuando. A visibilidade é superior a 17 metros e há uma grande diversidade de peixes.

Nascente Azul

A flutuação na Nascente Azul é feita em um percurso de 300m e não há necessidade de barco de apoio. O destaque do local são os 7 metros de profundidade e a beleza da água azul turquesa intensa da nascente, que ocorre devido a um fenômeno chamado de espelhamento. O atrativo conta também com um balneário repleto de atividades. 

Flutuação em Bonito/MS: como escolher?
Conheça a Flutuação na Nascente Azul.

Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é uma caverna inundada de água super cristalina, onde o visitante só consegue descer por um sistema de elevação de 72 m. No lago dentro do abismo é possível realizar a flutuação e conhecer os incríveis cones submersos, formados há milhares de anos e que podem chegar a 19,5 metros de altura. 

Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é uma caverna parcialmente submersa e é considerada uma das mais bonitas do mundo, devido à presença de formações únicas em seu interior. No local, após descer os 78 degraus, é possível realizar a flutuação no lago dentro da caverna e contemplar suas incríveis formações geológicas.

Conheça a Gruta do Mimoso, uma das mais belas cavernas parcialmente submersas do mundo!
Conheça a Gruta do Mimoso, um dos lugares mais belos do mundo!

Nascentes da Serra da Bodoquena

No local é possível realizar também o passeio de flutuação, uma das práticas mais populares no destino. A flutuação nas Nascentes da Serra da Bodoquena acontece em um percurso de aproximadamente 600 metros, no qual os participantes boiam de barriga para baixo enquanto observam um cenário surpreendente, repleto de peixes e enormes plantas subaquáticas.

Lagoa Misteriosa 

A Lagoa Misteriosa é um dos locais mais fascinantes de Bonito/MS. Recebeu esse nome porque até hoje ninguém descobriu a sua profundidade total. O destaque do atrativo fica também para a transparência da água e, durante a flutuação, é possível conhecer um verdadeiro paraíso subaquático. 

É importante saber que a flutuação na Lagoa Misteriosa só funciona entre meados de abril a meados de outubro, devido a um fenômeno natural que impede a visibilidade no restante do ano.

Faça flutuação em Bonito/MS com a Bonitour!

Sem dúvidas, quem visita Bonito/MS não pode deixar de conhecer pelo menos um desses atrativos. Além das flutuações, o destino oferece também diversos outros passeios de aventura em meio à natureza, que você pode aproveitar para conhecer nas suas férias. Saiba como montar um roteiro para Bonito/MS e conheça o Roteiro Fácil, uma ferramenta online e gratuita para organizar a sua viagem de forma inteligente. 

12 comentários sobre “Flutuação em Bonito/MS: como escolher?

    1. Oi Elisa, tudo bem?

      Que legal! Com certeza você e sua família irão amar o destino!

      Todas as flutuações de Bonito valem a pena, fica difícil de escolher apenas uma no seu roteiro… A flutuação no Rio da Prata é uma das mais buscadas na região, porém na flutuação no Rio Sucuri você vai ter a oportunidade de mergulhar em um dos rios mais cristalinos do mundo.

      Também tem a flutuação do Aquário Natural que é incrível e você vai poder mergulhar com várias espécies de peixes da região.

      Outra opção é a flutuação da Nascente Azul que além de ser uma experiência maravilhosa, você desfruta de toda a estrutura do atrativo (balneário, tirolesa, pêndulo).

      Vou deixar aqui pra você o link das nossas redes sociais, lá postamos conteúdos atualizados diariamente sobre a região, assim você já pode sentir o gostinho do que vai poder ver e sentir por lá!

      Instagram: https://www.instagram.com/bonitourviagens/
      Youtube: https://www.youtube.com/bonitourviagenseturismo

      Caso prefira, um dos nossos consultores irá entrar em contato com você 🙂

      Abraço!

  1. De jeito nenhum, não se preocupe. Estive em Bonito no ano passado. Minha nora nunca tinha flutuado e nem respirado embaixo da água e não teve problema. Quanto à você ser gordinha, não se preocupe. Meu filho pesa 130kl e não teve problema nenhum! É um sonho flutuar nas águas cristalinas de Bonito! Bom passeio!

    1. Oi Ilnah, obrigado por compartilhar sua experiência aqui com a gente! Com certeza os atrativos em Bonito estão super preparados para atender a todos da melhor maneira!

  2. Olá. Tem serviço de fotografia em alguma flutuação, pois passarei 3 dias sozinha em Bonito.

    1. Oi Ana, tudo bem? 😊

      Você conhece nosso Roteiro fácil?

      Ao selecionar um passeio de flutuação, no resumo de seu roteiro você pode incluir o aluguel e garantir sua câmera. Legal né?

      Se precisar nossos consultores de viagem estão online em horário comercial no chat.

      Abraço.

  3. Tô indo para Bonito agora em Abril .Muito ansiosa pois vou realizar meu sonho!.Sou gordinha será que vou ter dificuldade com a roupa de mergulho?Agendei o passei na Nascente Azul.

    1. Olá Rosangela, tudo bem?

      Acredito que não seja um problema, pois todos fazem a flutuação com as roupas fornecidas pelos atrativos. E eles contam com uma quantidade grande de variados tamanhos (geralmente até 140 kg), mas de qualquer forma, já solicitei à um de nossos consultores uma reposta para seu e-mail.

      Espero que você curta bastante sua viagem. Bonito é incrível! Não esqueça de nos marcar nas redes sociais. 😉

      Abraço

  4. Gostaria d saber até q numeração vai as roupas, pq sou bem gordinha, se vou poder usar!?

    1. Olá Beatriz, tudo bem? Acredito que não seja um problema, pois todos fazem a flutuação com as roupas fornecidas pelos atrativos. E eles contam com uma quantidade grande de variados tamanhos, mas de qualquer forma, já solicitei à um de nossos consultores uma reposta para seu e-mail. Espero que você curta bastante sua viagem. E ao retornar, por favor, deixe seu depoimento em nossa página do facebook com sua foto preferida! Bjs e até breve!

  5. Boa tarde, visitei Bonito agora em novembro.Gostei de todos os meus passeios.Apenas um grande constrangimento na Nascente azul, Conversando com pessoas da pousada em que me hospedei , eles disseram que é muito lindo ,mas se sentiram mal pelo o atendimento.o tratamento dos guias sem instrutura .E paguei pra ver.Comprei o passeio e foi com o marido.E realmente paguei pra crê , Guias sem instrutura com os turistas.

    1. Olá Elisa! Obrigada pelo seu retorno. É muito importante que a agência seja informada sobre essas “dificuldades” durante um passeio. A Bonitour não tem relação direta com os serviços dos guias, mas temos uma relação bem saudável com todos os proprietários dos atrativos. Sendo assim, seu comentário será levado à diante e esperaremos providências. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *