fbpx

Viagens curtas: como aproveitar o final de semana

Viagens curtas: como aproveitar o final de semana

Para quem ama viajar, férias menores ou apenas um final de semana já são suficientes para conhecer novos destinos. As principais vantagens das viagens curtas são, provavelmente, a oportunidade de conhecer novos lugares sem precisar esperar a chegada das férias de fim de ano e a possibilidade de viajar com um orçamento mais baixo, já que o tempo fora de casa é menor.

As viagens rápidas permitem também que amigos e famílias se encontrem e entrem em contato com a natureza, relaxando e repondo as energias.

Uma tendência pós-pandemia

As viagens curtas também fazem mais sentido no cenário atual e são uma forte tendência para o período pós-pandemia. Segundo Guilherme Paulus, vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), em entrevista ao jornal O Tempo, o turismo local e o velho hábito de juntar a família para viajar de carro devem voltar com força total após a pandemia do novo coronavírus.

“As pessoas vão começar a descobrir novos roteiros. Viajar de carro. Viagem de até 500km será um sucesso, porque as pessoas se sentem mais seguras e vão viajar com seus automóveis. Já estamos fazendo um trabalho junto ao Ministério do Turismo para a retomada do turismo rodoviário, como acontecia antigamente”, declarou Paulus.

Vantagens das viagens curtas

Realizar viagens curtas e rápidas é a melhor forma de aproveitar para sair da rotina, conhecer novos lugares ou revisitar o seus favoritos, já que a viagem pode acontecer para o interior de seu estado, oferecendo a chance de conhecer cidades vizinhas que estão a poucas horas de carro, ou até mesmo, outros estados. Também é possível viajar poucas horas de avião e estar em um local novo e completamente diferente, que pode ser explorado em dois ou três dias. 

Como se organizar

A organização é necessária para que todos os fatores sejam previamente pensados e tornem a sua viagem uma experiência completa. É preciso levar em consideração o tempo de deslocamento até o destino e em alguns casos, ir de avião pode acabar sendo mais barato, se colocar, na ponta do lápis, os valores gastos com a revisão do veículo e a gasolina, por exemplo. E também, se você for viajar em um período de feriados prolongados e coletivos, leve em consideração que os lugares poderão estar com uma lotação acima da média. É comum que, em cidades históricas, alguns museus fechem ou recebam apenas uma determinada quantidade de pessoas por dia.

Organizar o orçamento

O baixo custo operacional é uma das grandes vantagens de viagens curtas. Nelas, você pode aproveitar o que há de melhor em um destino, sem precisar comprometer uma parte considerável do seu orçamento. Outra vantagem é o menor número de refeições a serem feitas e de atividades a serem desenvolvidas, que acabam pesando menos no bolso.

Arrumar as malas

Mas, e o que levar em uma viagem curta? Nesses casos, a mala acaba sendo mais fácil de ser preparada, já que a quantidade de dias de viagem é menor. Se você for de avião, pode ser mais barato levar apenas uma mala de mão. Atente-se, também, ao tamanho de sua bagagem e não exagere na quantidade de peças, para não carregar peso em excesso.

A primeira dica para arrumar a mala é listar todas as atividades que você fará no destino. Se a sua viagem for cultural e urbana, leve roupas confortáveis como calças jeans, camisetas, casacos e calçados que sejam práticos e flexíveis, como tênis e sapatênis, para caminhar bastante e conhecer diferentes pontos turísticos.

Porém, se o foco da sua viagem for praticar atividades esportivas ou de aventura ao ar livre, recomendamos roupas como regatas, shorts, bermudas e calçados que sejam leves, versáteis, permitem a transpiração e sequem rápido caso se molhem, como sandálias e chinelos.

Leve em conta também o clima da região. O ideal é sempre checar a previsão do tempo nas duas semanas que antecedem a sua viagem. Dessa maneira, será possível evitar surpresas desagradáveis.

Para saber mais e ter certeza de que não está esquecendo nada, confira nossa planilha completa que vai lhe ajudar a arrumar suas malas.

Melhores destinos para viagens rápidas 

Serra Gaúcha/RS

Se você deseja conhecer algumas das cidades mais charmosas do Brasil, Gramado e Canela/RS são uma ótima opção de passeios rápidos. As duas fazem parte da Serra Gaúcha, um dos destinos favoritos dos brasileiros no inverno.

Entre as atrações, não deixe de conhecer o Snowland em Gramado e o Parque Caracol em Canela. Confira a nossa recomendação de roteiro para um final de semana na Serra Gaúcha!

Bonito/MS

Quem já ouviu falar de Bonito/MS sabe que a cidade faz jus ao nome. O lugar é perfeito para quem quer curtir a natureza e praticar o ecoturismo. Por lá você pode fazer flutuação, trilhas, arborismo, entre muitas outras atividades.

Confira o nosso guia de como montar o seu roteiro para Bonito!

bonito-ms

Fernando de Noronha/PE

Fernando de Noronha/PE é um dos destinos brasileiros preferidos dos amantes da natureza. As águas cristalinas, o contato com animais e a tranquilidade são alguns dos maiores atrativos da região.

Clique e veja o que fazer em Fernando de Noronha em 4 dias!

fernando-de-noronha

Monte o seu roteiro com o Roteiro Fácil!

Uma vez que você já sabe o destino para onde viajará e o orçamento que tem à disposição, é hora de preparar um roteiro que seja abrangente e que leve em consideração os itinerários de deslocamento. E para lhe ajudar, disponibilizamos o Roteiro Fácil, totalmente online e gratuito. Com ele você consegue ajustar o seu roteiro com base em distância entre passeios, tempo de deslocamento, dificuldade das atividades, entre outros.

  A ferramenta pode ser utilizada também para organizar uma viagem curta em família e com crianças. Quando é informada uma criança entre os participantes do roteiro, de acordo com a idade dela, são exibidas apenas atividades em que ela poderá participar, facilitando a visualização das opções a serem realizadas pelo grupo, para que todos possam curtir cada momento da viagem com segurança. 

Além dessas, outra vantagem que a ferramenta oferece é o agendamento online na plataforma, otimizando o remanejamento de vagas em tempo real nos passeios. Assim, os viajantes podem visualizar a disponibilidade de vagas nos diversos atrativos e, por ali mesmo, utilizar um sistema de pagamento integrado. 

Acesse o site da Bonitour para conhecer essas e outras ferramentas e boa viagem! 

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba nossas dicas por e-mail 🙂