Pessoa-com-uma-agenda

Manual de boas práticas do viajante: como praticar o turismo sustentável?

Powered by Rock Convert

Muitas pessoas estão começando a planejar suas viagens nos feriados deste ano e este é um ótimo momento para aproveitar o clima do verão e visitar os pontos turísticos brasileiros.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas de viagem e montamos um manual de boas práticas do viajante. Com ele, você vai descobrir como aproveitar a cultura do destino escolhido e enriquecer sua experiência de viagem. Confira! 

Planejamento 

O primeiro passo para fazer uma viagem de sucesso é planejar-se. Depois de decidir seu destino, compre os passeios com antecedência. Assim, pode aproveitar os pacotes que as agências oferecem e fechar o hotel e os passeios de uma vez.

Além de economizar tempo, essa opção costuma oferecer preços mais acessíveis. Ainda pensando em economia, participe de programas de pontos e milhagens para ganhar descontos em passagens e passeios.

Passagens-aéreas

Na hora de fazer as malas, pesquise sobre o clima no seu local de destino e separe as roupas de acordo com as previsões do tempo. Assim, você evita carregar bagagens grandes e pesadas. Além disso, sabendo quais os dias de chuva e os dias de sol, você consegue planejar os passeios mais adequados com antecedência. 

Por fim, separe e faça cópia de todos os documentos necessários. Não esqueça de conferir mais de uma vez se você está levando todos antes de sair de casa para a viagem. 

Utilize a tecnologia a seu favor

Para evitar as dores de cabeça com filas em aeroportos e agências, é aconselhável fazer check-in online. Se você for viajar de avião, pode levar apenas uma mala de mão para não esperar o despacho de bagagens e o tempo na esteira na hora do desembarque.  

Ainda pensando em estratégias para facilitar a viagem, evite imprimir os bilhetes de embarque e os ingressos para os passeios. Hoje, alguns lugares aceitam a utilização de QR Code pelo celular para essas funções. Vale verificar se é este o caso dos estabelecimentos pelos quais você vai passar.  

Turismo sustentável e responsável 

O turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas um estilo de viagem que, além de tornar a experiência do viajante mais rica, ajuda a preservar a natureza. Pequenas atitudes durante a viagem são suficientes para gerar um efeito positivo para o meio ambiente e minimizar os impactos do turismo. 

Para manter uma viagem sustentável, opte pelo transporte coletivo. Ele é ideal para facilitar a locomoção até os passeios que fazem parte do seu roteiro. Esta é uma opção econômica que se parece ao traslado realizado por algumas empresas particulares.  

Outras ações eficientes para viajar com responsabilidade são: substituir os sacos plásticos por sacolas de pano, carregar garrafinhas de vidro ou aço inoxidável para beber água, rejeitar canudos e embalagens de plástico e evitar gastos desnecessários. Neste último caso, não compre produtos que prejudiquem a natureza e opte por adquirir produtos duráveis, tanto durante a viagem, como na fase de planejamento.

Pessoa-usando-uma-sacola-retornável

Economia Local

Para manter um turismo sustentável, compre de quem faz. O que isso quer dizer? Dê preferência às empresas locais. Além de estimular a economia da região, essa atitude melhora a qualidade de vida da população local. 

Opte por hotéis, pousadas e restaurantes familiares, bem como pequenos mercados e produtos artesanais. Assim, você mantém o dinheiro da comunidade circulando na região. 

Contato com a população local

Aproveite a viagem para entrar em contato com as pessoas da região e a cultura local. Viajar é uma oportunidade única de explorar um lugar, adquirir experiência e enriquecer o seu aprendizado. É importante manter o respeito pelo ambiente e pelas pessoas que vivem no destino. Por isso, seja consciente e peça permissão para fotografar os habitantes. 

Ecoturismo

Para manter uma atitude responsável durante toda a viagem, é importante conservar o patrimônio natural e cultural da região. Por isso, em destinos de ecoturismo, não capture ou toque em animais selvagens e muito menos compactue com a exploração ou o abuso dos bichos, como espetáculos com animais adestrados e acorrentados. 

Você pode, por exemplo, nadar perto de golfinhos ou assistir à desova de tartarugas de forma consciente e respeitosa com os animais. Também não alimente peixes ou pássaros da região, porque essa atitude torna os animais vulneráveis às ações do homem. 

Flutuação-com-peixes-no-Aguário-Natural

Além disso, para não cometer nenhum crime ambiental, não leve plantas nativas ou amostras como recordação sem o aval de uma autoridade ambiental. Se quiser guardar a lembrança do passeio, leve sua máquina, tire fotos e faça vídeos das atrações. 

Outro ponto importante em destinos de ecoturismo é não sair dos trilhos marcados em parques naturais. Essas marcações são feitas para garantir a preservação do meio ambiente e a segurança dos viajantes. Por isso, é essencial respeitá-las. 

Roteiro Fácil

Um dos mais conhecidos destinos de ecoturismo no Brasil é a região de Bonito/MS. Esta pode ser uma ótima opção para o próximo feriado. 

Turismo é o que nos move! E para te oferecer a melhor experiência de viagem, unimos tecnologia e turismo em um só lugar: no Roteiro Fácil! Um jeito fácil e seguro de montar um roteiro de viagem. É só escolher a data e a duração da viagem, além de escolher quais passeios quer fazer. Com isso, a ferramenta planeja o roteiro de passeios, transporte e hospedagem personalizado com base nas suas preferências!

essoa-usando-o-Aplicativo-Bonitour

Contamos também com um  aplicativo de viagem, para você conferir seu roteiro em tempo real, horário de passeios e transporte, conferir seu saldo de cashback, resgatar ofertas em restaurantes e muito mais!

E não esqueça de fazer seu check-in online no site ou aplicativo! 

Ficou com alguma dúvida sobre nossas dicas para viajar? Deixe seu comentário aqui embaixo! Até a próxima e boa viagem! 

monte_seu_roteiro_aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *