fbpx

Ecoturismo: os melhores lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Ecoturismo: os melhores lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Sem dúvida, a Serra Gaúcha é um dos destinos favoritos dos brasileiros e é famosa por suas paisagens deslumbrantes, gastronomia e cultura local. Além disso, o destino é também muito procurado por quem busca contato com a natureza, já que por lá existem diversas opções de locais para a prática do ecoturismo. Continue a leitura e descubra os melhores lugares para conhecer na Serra Gaúcha!

Melhor época e lugares para conhecer a Serra Gaúcha

Você pode curtir os passeios na Serra Gaúcha durante o ano inteiro, já que não faltam opções turísticas, seja no verão ou no inverno. Entre abril e outubro, por exemplo, pode fazer frio a qualquer hora do dia. 

De novembro a março, mesmo que os dias sejam de bastante sol e calor, à noite costuma fazer mais frio. Além disso, por se tratar de uma região serrana, o regime de chuvas pode ser imprevisível, não existe uma época do ano de chuvas ou estiagem. 

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Parque Estadual do Caracol – Canela/RS

Sem dúvida, o Parque Estadual do Caracol é um dos destaques da cidade de Canela/RS. Há 7 km da cidade, o parque conta com 25 hectares de natureza preservada.

Além disso, as trilhas levam aos principais pontos, como a cascata (com 131 metros de queda livre em uma formação de rocha basalto), os mirantes e o observatório ecológico. 

Parque Vale da Ferradura – Canela/RS

Pouco depois do Parque do Caracol fica o Parque da Ferradura, batizado com esse nome porque o leito do Rio Santa Cruz cria um formato similar ao de uma ferradura ao redor de um morro.

O destaque são as trilhas, de variados tamanhos e dificuldades, que podem durar de 20 minutos a 7 horas. Além disso, seguindo os caminhos é possível chegar a cachoeiras ou a locais com vista privilegiada, como um cânion de 360 metros de altura.

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Mirante Vale da Ferrugem
Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Mirante Vale da Ferrugem | Lidi Faria / Flickr

Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS

O que leva os visitantes a esse lugar, há pouco mais de 20 km de Cambará do Sul/RS, é a chance de apreciar uma paisagem que não se encontra em qualquer lugar.

Mas, para desfrutar da vista é preciso fazer trilhas. São duas opções: Trilha da Pedra do Segredo e Trilha do Mirante. Além disso, o Cânion Fortaleza fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral, um dos mais importantes do Brasil.

O Cânion Fortaleza é um ótimo lugar para conhecer na Serra Gaúcha
O Cânion Fortaleza é um ótimo lugar para conhecer na Serra Gaúcha | Vinicios de Moura / CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul/RS

Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cânion do Itaimbezinho chama atenção por ser um dos maiores da América Latina.

Há três opções de trilhas para conhecer o local, como a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. A terceira e mais famosa opção é a Trilha do Boi que dá o acesso ao interior do cânion.

A entrada é pela cidade de Praia Grande/SC e, além da bela vista, os visitantes podem observar os animais silvestres e as quedas d’ água. A dica é chegar cedo, já que não é possível passear no local ao fim da tarde.

Vista do incrível Cânion do Itaimbezinho
Vista do incrível Cânion do Itaimbezinho | Ricardo Freitas / CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Parque das Oito Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS

Como o nome do passeio diz, são oferecidas visitas a oito cachoeiras. Para conhecê-las, é preciso fazer trilhas, são 4 opções disponíveis de variadas durações e intensidades.

Além disso, há roteiros de nível fácil, médio e difícil, de 15 minutos a 5 horas. Cada trilha dá a chance de conhecer duas cachoeiras cada e, além das paisagens únicas, o local é também um ótimo lugar para relaxar na Serra Gaúcha.

Parque das Oito Cachoeiras em São Francisco de Paula/RS
Parque das Oito Cachoeiras em São Francisco de Paula/RS | Tripadvisor

Parque das Laranjeiras – Três Coroas/RS

O Parque das Laranjeiras, localizado na cidade de Três Coroas/RS, é considerado o maior centro de turismo de aventura do sul do país. O destaque é o rafting, que acontece em um rio cheio de curvas.

Outra atividade muito procurada é a tirolesa, que atravessa sobre uma parte da mata e do Rio Paranhana. Além disso, o parque também oferece canoagem, mountain bike e trilhas.

Muita aventura te espera no Parque das Laranjeiras
Muita aventura te espera no Parque das Laranjeiras

Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves/RS

Assim como o Parque das Laranjeiras, o Gasper oferece variadas opções de aventura: escalada, arvorismo, tirolesa, rapel, bungee jump, quadriciclo e paintball. É possível fazer cada atividade separadamente ou em combos, que envolvem de duas a seis modalidades.

Não é preciso agendar as atividades (a única exceção é o paintball), no entanto o parque não abre todos os dias – apenas quartas, sextas, sábados, domingos e feriados.

Ecoparque Sperry – próximo a Gramado e Canela/RS

Há aproximadamente 10 km de Gramado e Canela/RS, o Ecoparque Spery fica dentro de um grande trecho de Mata Atlântica preservada, sendo cortado por três diferentes rios.

Ao fazer essas trilhas na Serra Gaúcha os visitantes acessam cachoeiras, cânions e nascentes. Os percursos são classificados como nível fácil, com duração média de 1 hora.

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Alpen Park – Canela/RS

A menos de 10 minutos de carro de Canela/RS fica o Alpen Park, um parque de diversões que oferece uma boa vista do vale e de toda a natureza da região.

Há brinquedos e atrações para todas as idades, com a chance de se divertir o dia todo. O destaque é o trenó alpino, que oferece a oportunidade de apreciar toda a paisagem do parque em um percurso de quase 1 km.

Além disso, outros destaques incluem o Cinema 4D, o arvorismo, o quadriciclo, a tirolesa, o bate-bate, o Turbo Drop e o Super Salto.

Parques da Serra – Bondinhos Aéreos – Canela/RS

O bondinho está localizado no Parques da Serra, que compreende uma área de 60 hectares, com diversos trechos de Mata Atlântica preservada.

O bondinho leva até a Estação Animal, que conta com mirante e trilhas de 230 metros. Na volta, vai até a Estação Cascata, onde o destaque é a incrível vista da Cascata do Caracol.

Bondinhos Aéreos na Serra Gaúcha
Bondinhos Aéreos na Serra Gaúcha

Eco Parque Cia Aventura – Rafting no Rio das Antas – Nova Roma do Sul/RS

O Rafting no Rio das Antas, localizado no Eco Parque Cia Aventura, em Nova Roma do Sul/RS, é uma experiência emocionante e empolgante para os amantes de aventura. O local oferece condições perfeitas para a prática, com águas cristalinas e corredeiras emocionantes.

Ao embarcar na aventura, os participantes têm a oportunidade de desfrutar de paisagens deslumbrantes, com belas montanhas e uma rica vegetação ao redor. Além disso, são guiados por instrutores experientes para enfrentar os desafios das corredeiras.

Lugares para conhecer na Serra Gaúcha: Raft Adventure –Três Coroas/RS

O Parque Raft Adventure em Três Coroas/RS, é um destino imperdível para os amantes de aventura e natureza. Com uma ampla variedade de atividades emocionantes, como rafting, tirolesa, rapel e paintball, o parque oferece uma experiência completa de diversão e adrenalina.

Localizado em uma área natural deslumbrante, o Parque Raft Adventure proporciona aos visitantes a oportunidade de explorar paisagens magníficas, desafiar-se em atividades radicais e se reconectar com a natureza.

Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park
Muita aventura te espera no Rafting no Adventure Park

Conheça a Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio!

Ficou interessado em conhecer os melhores destinos de ecoturismo no Rio Grande do Sul? Além disso, existem diversos outros lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio. Para saber mais, clique acesse o post completo sobre o assunto ou nos chame no WhatsApp para um atendimento personalizado.

2 comentários sobre “Ecoturismo: os melhores lugares para conhecer na Serra Gaúcha

  1. Gente, por favor, alpen Park e bondinhos aéreos como ecoturismo é forçar demais. Continuem dando suas opiniões sobre Bonito/q parecem ser boas.

    1. Olá Humberto!

      Obrigada pela observação. No Alpen Park, há atividades de ecoturismo como tirolesa, arvorismo e quadriciclo. Já os bondinhos aéreos proporcionam uma experiencia de imersão na natureza e por isso optamos por incluir nessa lista 🙂

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *