Ecoturismo: lugares para conhecer na Serra Gaúcha

Um dos destinos favoritos dos brasileiros, a Serra Gaúcha/RS é famosa por suas paisagens deslumbrantes, gastronomia e cultura local. Além disso, o destino é também muito procurado por quem busca contato com a natureza, já que por lá existem diversas opções de locais para a prática do ecoturismo.
A diversidade de lugares para conhecer é realmente grande e, por isso, neste post listei algumas dicas sobre as principais atrações de ecoturismo na Serra Gaúcha. Confira!
Navegue por este conteúdo!
- 1 Parque Estadual do Caracol – Canela/RS
- 2 Parque Vale da Ferradura – Canela/RS
- 3 Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS
- 4 Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul/RS
- 5 Parque das Oito Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS
- 6 Parque das Laranjeiras – Três Coroas/RS
- 7 Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves/RS
- 8 Ecoparque Sperry – próximo a Gramado e Canela/RS
- 9 Alpen Park – Canela/RS
- 10 Parques da Serra – Bondinhos Aéreos – Canela/RS
- 11 Quando ir
- 12 Conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour!
Parque Estadual do Caracol – Canela/RS
O Parque Estadual do Caracol é um dos destaques da cidade de Canela/RS. Há 7 km da cidade, o parque conta com 25 hectares de natureza preservada. As trilhas levam aos principais pontos, como a cascata (com 131 metros de queda livre em uma formação de rocha basalto), os mirantes e o observatório ecológico.
Parque Vale da Ferradura – Canela/RS
Pouco depois do Parque do Caracol fica o Parque da Ferradura, batizado com esse nome porque o leito do Rio Santa Cruz cria um formato similar ao de uma ferradura ao redor de um morro. O destaque são as trilhas, de variados tamanhos e dificuldades, que podem durar de 20 minutos a 7 horas. Seguindo os caminhos é possível chegar a cachoeiras ou a locais com vista privilegiada, como um cânion de 360 metros de altura.

Cânion Fortaleza – Cambará do Sul/RS
O que leva os visitantes a esse lugar, há pouco mais de 20 km de Cambará do Sul/RS, é a chance de apreciar uma paisagem que não se encontra em qualquer lugar. Para desfrutar da vista é preciso fazer trilhas. São duas opções: Trilha da Pedra do Segredo e Trilha do Mirante. O Cânion Fortaleza fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral.

Cânion do Itaimbezinho – Cambará do Sul/RS
Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cânion do Itaimbezinho chama atenção por ser um dos maiores da América Latina.
Há três opções de trilhas para conhecer o local, como a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. A terceira opção é a Trilha do Boi que dá o acesso ao interior do cânion. A entrada é pela cidade de Praia Grande/SC. Além da bela vista, aproveite para observar os animais silvestres e as quedas d’ água. A dica é chegar cedo, já que não é possível passear no local ao fim da tarde.

Parque das Oito Cachoeiras – São Francisco de Paula/RS
Como o nome do passeio diz, são oferecidas visitas a oito cachoeiras. Para conhecê-las, é preciso fazer trilhas, são 4 opções disponíveis de variadas durações e intensidades. Há roteiros de nível fácil, médio e difícil, de 15 minutos a 5 horas. Cada trilha dá a chance de conhecer duas cachoeiras cada.

Parque das Laranjeiras – Três Coroas/RS
O Parque das Laranjeiras, localizado na cidade de Três Coroas/RS, é considerado o maior centro de turismo de aventura do sul do país. O destaque é o rafting, que acontece em um rio cheio de curvas. Outra atividade muito procurada é a tirolesa, que atravessa sobre uma parte da mata e do Rio Paranhana. O parque também oferece canoagem, mountain bike e trilhas.

Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves/RS
Assim como o Parque das Laranjeiras, o Gasper oferece variadas opções de aventura: escalada, arvorismo, tirolesa, rapel, bungee jump, quadriciclo e paintball. É possível fazer cada atividade separadamente ou em combos, que envolvem de duas a seis modalidades.
Não é preciso agendar as atividades (a única exceção é o paintball), no entanto o parque não abre todos os dias – apenas quartas, sextas, sábados, domingos e feriados.
Ecoparque Sperry – próximo a Gramado e Canela/RS
Há aproximadamente 10 km de Gramado e Canela/RS, o Ecoparque fica dentro de um grande trecho de Mata Atlântica preservada, sendo cortado por três diferentes rios. Ao fazer as trilhas você acessa cachoeiras, cânions e nascentes. Os percursos são classificados como nível fácil, com duração média de 1 hora.
Alpen Park – Canela/RS
A menos de 10 minutos de carro de Canela/RS fica o Alpen Park, um parque de diversões que oferece uma boa vista do vale e de toda a natureza da região.
Há brinquedos e atrações para todas as idades, com a chance de se divertir o dia todo. O destaque é o trenó alpino, que oferece a oportunidade de apreciar toda a paisagem do parque em um percurso de quase 1 km. Destacamos também o Cinema 4D, o arvorismo, o quadriciclo, a tirolesa, o bate-bate, o Turbo Drop e o Super Salto.
Parques da Serra – Bondinhos Aéreos – Canela/RS
O bondinho está localizado no Parques da Serra, que compreende uma área de 60 hectares, com diversos trechos de Mata Atlântica preservada.
O bondinho leva até a Estação Animal, que conta com mirante e trilhas de 230 metros. Na volta, o bondinho vai até a Estação Cascata, onde o destaque é a Cascata do Caracol.

Quando ir
Você pode curtir a Serra Gaúcha durante o ano inteiro, já que não faltam opções turísticas, seja no verão ou no inverno. Entre abril e outubro, faz bastante frio a qualquer hora do dia. De novembro a março, mesmo que os dias sejam de bastante sol e calor, à noite costuma fazer mais frio. Por se tratar de uma região serrana, o regime de chuvas pode ser imprevisível, não existe uma época do ano de chuvas ou estiagem.
Conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour!
Ficou interessado em conhecer os melhores destinos de ecoturismo da Serra Gaúcha? A Bonitour pode te ajudar! Em nosso site, você pode montar o roteiro da sua viagem para Bonito, Fernando de Noronha ou Serra Gaúcha de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao seu roteiro, além da facilidade de check-in online nos destinos. Acesse o nosso site e confira.
Gente, por favor, alpen Park e bondinhos aéreos como ecoturismo é forçar demais. Continuem dando suas opiniões sobre Bonito/q parecem ser boas.
Olá Humberto!
Obrigada pela observação. No Alpen Park, há atividades de ecoturismo como tirolesa, arvorismo e quadriciclo. Já os bondinhos aéreos proporcionam uma experiencia de imersão na natureza e por isso optamos por incluir nessa lista 🙂
Abraços!