Misteriosa-em-Bonito-MS

Inverno em Bonito – aproveite essa estação!

pacote_serra_da_bodoquenaPowered by Rock Convert

Durante os meses mais frios do ano as pessoas pensam em dois programas: (1) ficar debaixo das cobertas, maratonando séries, ou (2) fugir do frio e buscar destinos quentes para aproveitar as férias de julho. Alguns destinos no norte e nordeste do Brasil já são consagrados dentro e fora do país.

Mas há uma outra excelente opção de viagem, da qual pouca gente se lembra: passar o inverno em Bonito/MS. Nessa hora, você deve estar se perguntando: mas o atrativo da cidade não são os passeios? Como vou aproveitar uma trilha ou uma cachoeira, por exemplo, com temperaturas baixas? É possível sim! E explicamos mais sobre isso no artigo a seguir. Acompanhe!

Conheça um pouco sobre Bonito

Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul, com cerca de 22 mil habitantes, que fica a 300 km da capital do Estado, Campo Grande. É um dos principais destinos de ecoturismo do país, mas tudo é feito de forma bem organizada, incentivando a preservação da região.

Por estar próxima do Paraguai — a apenas 135 km—, a cultura local é bastante influenciada pelos costumes do país vizinho. Também está perto do Pantanal e apresenta uma vegetação de transição, com áreas de mata atlântica e cerrado.

Oferece ao viajante um leque rico e variado de passeios, como rios cristalinos, grutas, lagos, cachoeiras e trilhas. São mais de de 46 passeios credenciados, então pode ficar tranquilo que não vai faltar o que fazer. Quem curte aventuras também não vai se decepcionar: vai encontrar boia cross, bike, arvorismo, rapel e tirolesa, entre outras opções.

Entenda as características do inverno em Bonito

Você não precisa ter medo da estação mais fria do ano em Bonito devido a três fatores!

As temperaturas das águas nas nascentes não baixam

As águas das nascentes de todos os rios em Bonito ficam entre 22° e 24° C. É a garantia de que você pode curtir as atividades dentro d’água como mergulhos e flutuação.

Além disso, independente da época do ano, uma roupa de neoprene é sempre oferecida nos passeios aquáticos. Com ela, você mantém a temperatura do corpo. É o mesmo traje que surfistas usam para se proteger de baixas temperaturas.

É a estação em que menos chove

Depois que o outono acaba os níveis de chuva baixam muito, ficando assim durante o inverno todo, até o começo da primavera. Além da vantagem da maioria dos passeios não fecharem sob chuva (normalmente só são cancelados em caso de temporais ou por uma questão de segurança, avaliada caso a caso), você aproveita melhor porque a visibilidade das águas fica incrível. Ou seja: é a chance de fazer flutuação e mergulho, observando sem problemas as espécies de peixe ao seu lado, em águas ainda mais cristalinas.

Frio ameno durante quase todo o inverno

Ao contrário das regiões do sul do Brasil, o frio de Bonito é muito menos rigoroso e a temperatura durante o inverno é agradável. São bem poucos os dias em que a cidade fica mais gelada, sendo esse o período ideal para você usar seus looks especiais de inverno.

Empório-Olinda-em-Bonito

Saiba o que fazer em Bonito no inverno

Além da natureza exuberante de Bonito (da qual você já deve ter ouvido falar devido à cidade ser o melhor destino de ecoturismo do Brasil), há muitos programas interessantes que você pode aproveitar, principalmente culturais.

Como Bonito sobrevive basicamente do turismo, o comércio local se especializou para receber e surpreender visitantes. É o caso, por exemplo, do Empório Olinda, um aconchegante espaço que é ao mesmo tempo um café e uma loja com selecionados itens da cultura local/obras de arte.

De noite, há excelentes opções de barzinhos e restaurantes. E para quem quer acabar o dia com um programa mais agitado, pode escolher entre conhecer jiboias (de um jeito seguro, claro), fazer trilhas, visitar o aquário da cidade ou jogar uma sinuca no Tanukis Bar, um restaurante/pub japonês, com deliciosos sushis. Escrevemos sobre todos esses passeios noturnos em Bonito nesse artigo especial, que você precisa conferir.

Vamos conhecer melhor algumas das atrações de Bonito que você não pode deixar de fora.

Lagoa Misteriosa

Preste atenção neste item, porque a Lagoa Misteriosa é um dos grandes atrativos para quem vai visitar Bonito no inverno. Isso porque, de outubro até meados de abril, ou seja, durante todo o verão, não é possível fazer as atividades de flutuação e mergulho com cilindro no local, porque, com o calor, as algas se proliferam e acabam com a visibilidade. No entanto, essas atividades estão liberadas durante o inverno.

A Lagoa Misteriosa está localizada a 50 km de Bonito e o passeio de flutuação começa com uma trilha de 600 m que desemboca no mirante de contemplação. A caverna é considerada a quinta mais profunda do país, atingindo mais de 220 m de coluna d’água.

A flutuação é uma atividade em que se observa a vida aquática com snorkel, sem encostar os pés no chão ou nadar. Com visibilidade de mais de 40 metros, é uma atração imperdível, devido às águas azuis e cristalinas da lagoa. 

Lagoa-Misteriosa-em-Bonito

Gruta do Lago Azul

Considerada uma das principais atrações da cidade, é impossível falar de Bonito sem mencionar a Gruta do Lago Azul. Como o nome indica, tem em seu interior um lago azul com dimensões que fazem dela uma das maiores cavidades inundadas do mundo. Após uma trilha de cerca de 300 m e uma escadaria com 300 degraus íngremes, o visitante se depara com um lago de águas intensamente azuladas, com uma profundidade estimada de 90 m. 

Não se sabe ao certo de onde vêm suas águas, mas acredita-se que possa existir um rio subterrâneo que alimenta o lago. A área da gruta foi transformada em Monumento Natural, por isso não é permitido entrar no lago.

Além do lago, chama a atenção a formação geológica da gruta. O teto e o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos.

Gruta-do-Lago-Azul-em-Bonito

Balneários

Bonito conta com cinco balneários nos quais você pode passar o dia com toda a infraestrutura e apreciar as belas paisagens locais. Um dos mais conhecidos é o Balneário do Complexo Nascente Azul, que é uma ótima opção para toda a família, com atrações para todas as idades.

Tem prainha, deque, tirolesa molhada, redário, playground e quadra de vôlei na areia. Isso sem mencionar a beleza do local, que ainda oferece uma agradável piscina ecológica, com águas correntes da nascente do Rio Bonito. 

A Nascente Azul é um verdadeiro complexo turístico com uma enorme variedade de atrações. O passeio começa por uma trilha ecológica de 300 metros, durante a qual o turista se depara com uma cachoeira e com a Micro Central Elétrica. Em seguida, o visitante recebe equipamentos e segue por uma trilha de 1.500 metros pela Floresta de Bacuri, ao longo do Rio Bonito. 

No fim dessa trajetória chega-se à Nascente Azul, que é a nascente do Rio Bonito, com águas calmas e límpidas, peixes e vegetação aquática. Ali pode ser feita a flutuação e o mergulho de apneia, que é um mergulho sem o uso de cilindros ou outros equipamentos.

Os outros balneários são:

  • Balneário Municipal, que fica às margens do Rio Formoso, a apenas 7 quilômetros do centro da cidade;
  • Praia da Figueira, às margens do Rio Formoso e a 15 quilômetros do centro;
  • Balneário do Sol, também às margens do Rio Formoso, a 12 quilômetros do centro;
  • Balneário Ilha Bonita, que também fica a 12 quilômetros da região central de Bonito e tem como diferencial o fato de oferecer hospedagem própria.

Buraco das Araras

Para não dizer que falamos apenas de passeios aquáticos, a região também oferece oportunidades incríveis para quem gosta de pássaros. É o caso do Buraco das Araras, um passeio que permite ver de perto lindas araras e outras espécies de animais.

A atração está localizada em Jardim, a cerca de 50 km de Bonito. Considerado um santuário das araras-vermelhas, é o lar de cerca de 50 casais de araras que ficam soltas e livres. O percurso total do passeio é de 970 m, uma caminhada bem leve e tranquila. Há duas paradas para observação, que também fazem a alegria de quem gosta de fotografar a natureza.

O nome Buraco das Araras se deve ao fato de o lugar abrigar a maior dolina da América do Sul. A dolina é uma depressão circular no solo, em forma de funil. No caso do Buraco das Araras, ela tem aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência. Além das araras, o visitante ainda pode se deparar com mais de 150 espécies de aves.

Buraco-das-Araras-em-Bonito

Programe-se especialmente para o Festival de Inverno de Bonito

O Festival de Inverno de Bonito ocorre todo ano e conta com cerca de 200 atrações, em várias áreas: artesanato, artes visuais, artes de rua, cinema, circo, dança, economia criativa, exposições, gastronomia, literatura, música, oficinas, palestras, poesia e teatro. É reconhecido em todo o estado como um dos eventos de arte e cultura mais tradicionais, atraindo milhares de pessoas.

Uma das grandes atrações do próprio festival é justamente o cenário onde ele ocorre. Além dos shows e das peças, sempre traz também palestras e oficinas com conteúdo educativo, voltado para temas como o turismo ecológico, cidadania e economia criativa. Dessa forma, promove atividades recreativas alinhadas à valorização do estilo de vida e da cultura do povo da região. Vale a pena conferir mais sobre o evento no site oficial.

Além do festival, são diversos os passeios em Bonito que podem ser aproveitados nesses dias de inverno. Entre os melhores passeios de Bonito estão as visitas às grutas, cachoeiras, as flutuações etc. Inclusive, em outro post falamos sobre os cinco principais lugares para visitar no centro de Bonito.

A vida é muito curta para esperar até o verão

Viajar a Bonito no inverno vai surpreender você. As trilhas são repletas de paisagens lindas, garantindo não só recordações inesquecíveis como fotos incríveis. Em relação aos passeios, você conta com um leque variado de opções: a pé, a cavalo ou de bicicleta, alguns inclusive com rapel. Quem gosta de um pouco mais de emoção não pode perder os novos passeios da Nascente Azul: o pêndulo humano e o quick jump (sem contato com água).

E não para por aí! As águas ficam lindas e a cidade, repleta de cultura. Dica final: é baixa temporada (exceto no mês de julho). Aproveite os preços mais acessíveis e o número menor de turistas na cidade para curtir a estação mais fria do ano de um jeito inesquecível.

Além disso, lembre-se de que, planejando sua viagem com antecedência, fica mais barato. Por isso, comece já a montar seu roteiro. Conheça nossa sugestão de roteiro de 5 dias em Bonito!

Para dar uma motivação extra para viajar mais, não deixe de conferir nosso guia especial “O que fazer em Bonito MS”.

Baixe também nosso app na Apple Store ou no Google Play e tenha muito mais comodidade para conhecer ofertas de parceiros locais.

Ao baixar nosso aplicativo, você ainda poderá visualizar os passeios e ofertas da região. Basta se logar no aplicativo da Bonitour com os mesmos dados que você usa no nosso site, escolher uma oferta do seu interesse, gerar o cupom e apresentá-lo no local de consumo. 

Além disso, ao comprar um roteiro com a Bonitour, você ainda ganha cashback. Quem não quer viajar e ainda receber parte do dinheiro de volta, não é mesmo? Aproveite!

Powered by Rock Convert

Comments (8)

  1. Giselle,
    Estamos pesquisando uma viagem em família para Bonito em julho, mas estamos com receio de sentir frio. Eu sou especialmente friorenta. Gostaria de saber se minha filha de 9 anos pode participar de todos os passeios, se vc alugam a roupa de neoprene e se podemos alterar a data de passeios contratados em função da previsão do tempo.

    1. Oi Lucia, tudo bem? 😊

      Julho é uma excelente época para conhecer Bonito! A boa notícia é que o inverno de Bonito não é rigoroso. Para se ter ideia, a temperatura das nascentes ficam entre 22 e 24ºC, sendo que sempre é oferecida uma roupa de neoprene, que mantém o corpo aquecido. Já nas cachoeiras as águas são um pouco mais frias e não incluem roupas de neoprene, então recomendamos sim nesse caso o aluguel do neoprene. 😉

      Bonito é uma cidade incrível e cheia de descobertas para os pequenos.

      Você já conhece o Roteiro Fácil? Com ele você consegue ver todos os passeios disponíveis para crianças, basta colocar a idade nas configurações do roteiro.

      Eles já conseguem fazer várias flutuações como a Nascente Azul e o Aquário Natural, podem visitar as cachoeiras da Serra da Bodoquena e Estância Mimosa. Os balneários também são acessíveis para crianças.

      Não vão faltar opções para ele se encantar em meio à natureza 😍🙏

      Não se preocupe! temos experiências para lidar com todos os climas: você contará sempre com o suporte e a estrutura da Bonitour em casos de cancelamento de passeios.

      Um abraço 😉

  2. Gostaria de saber preçi de um pacote para 4 ou 5 dias em setembro para duas pessoas . Obrigada gleise

    1. Bom dia, Gleise! Tudo bem? Te enviaremos uma sugestão de orçamento por e-mail. Pois os valores variam de acordo com os passeios escolhidos. 😀 Em breve um dos nossos consultores entrará em contato.

    1. Bom dia, Mariana! Tudo bem?
      Estou repassando seu contato para um de nossos consultores e em breve ele te enviará um orçamento por e-mail com sugestão de passeios para essas datas, ok?
      😀

  3. Gostaria de saber valores de um pacote de viagem para casal , mês de junho .
    O roteiro e tudo mais .
    Para a cidade de bonito MS

    1. Boa tarde, Adriano! Tudo bem?
      Você têm preferencia por data? Já sabem quantos dias ficarão na cidade? Já conhecem os passeios?
      Por favor, nos passe mais informações e enviaremos um orçamento por e-mail. Mas, caso prefira, pode acessar nosso site e conferir todas as informações sobre os passeios, hospedagem e transporte local, e realizar um orçamento em tempo real. Por lá, também é possível concluir sua reserva. Acesse: https://goo.gl/GXRoP2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *