fbpx

Saiba tudo sobre a Lagoa Misteriosa em Bonito/MS

Saiba tudo sobre a Lagoa Misteriosa em Bonito/MS

Em primeiro lugar, ao planejar uma viagem para Bonito, o segredo é definir qual o tipo de experiência você quer viver. Ao se tratar de experiência inesquecível, a Lagoa Misteriosa é, sem dúvida, uma ótima escolha. Isso porque, quem visita o local fica impressionado com tamanha beleza e mistério que cerca o local.

Continue a leitura e saiba tudo sobre a Lagoa Misteriosa em Bonito!

História do atrativo

Antigamente, a Lagoa Misteriosa fazia parte de uma propriedade particular e, então, o Grupo Rio da Prata que cuida também do Recanto Ecológico Rio da Prata e da Estância Mimosa, comprou o local.

A partir disso, como já é tradição em Bonito, foi feito um trabalho para estudar uma forma de abrir o local ao público sem causar danos à natureza.

Conheça uma pouco mais da história da Lagoa Misteriosa
Conheça uma pouco mais da história da Lagoa Misteriosa

Como resultado, a Lagoa Misteriosa ficou fechada por seis anos, de 2005 a 2011. Mas hoje o passeio é aberto ao público e controlado por guias que cuidam da segurança dos visitantes.

Qual é o mistério da Lagoa?

Além de toda sua beleza única, a Lagoa Misteriosa ganhou esse nome porque ninguém até hoje conseguiu descobrir qual a profundidade do local. Ainda assim, vários mergulhadores aceitaram o desafio e fizeram expedições para ver se chegavam ao fundo.

Lagoa Misteriosa com profundidade desconhecida
Até hoje ninguém descobriu a profundidade total da Lagoa Misteriosa

Mas, nenhum deles descobriu a profundidade total. O ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, depois de oito horas de mergulho: 220 metros! Para se ter ideia, imagine um edifício de 73 andares debaixo da água. Impressionante, não é?

Como chegar na Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa fica localizada na região de Bonito, mais especificamente no município de Jardim/RS. De Bonito para o Recanto Ecológico Rio da Prata, onde fica a Lagoa, são apenas 50 km.

Você pode chegar no local com carro próprio ou optar pelo transporte compartilhado oferecido pela Bonitour. Com ele, voce embarca no seu hotel ou pousada no centro da cidade e segue até o atrativo. Depois do passeio, o transporte te leva de volta para a sua hospedagem no centro de Bonito.

Quando ir

A Lagoa Misteriosa fica aberta o ano todo. No entanto, é importante saber que, devido a um fenômeno natural de proliferação de algas, as atividades de flutuação e mergulho de batismo ficam fechadas, normalmente durante os meses de setembro a abril.

O que fazer na Lagoa Misteriosa?

Antes de chegar a Lagoa Misteriosa você faz uma trilha de aproximadamente 15 minutos. Durante o percurso, é a chance perfeita para apreciar a natureza que cerca o local até chegar ao mirante, com uma vista panorâmica da Lagoa.

De lá, os visitantes descem por uma escadaria confortável e segura, que os leva até o local onde são feitos o mergulho e a flutuação.

Mergulho de Batismo

O Mergulho de Batismo na Lagoa Misteriosa não requer certificação e atinge uma profundidade máxima de 8 metros. A experiência tem uma duração de 30 minutos e, com acompanhamento de guia, os participantes exploram as belas subaquáticas do local.

Mergulho de Batismo na Lagoa Misteriosa
O Mergulho de Batismo não requer certificação e atinge uma profundidade máxima de 8 metros.

Após a atividade, os participantes retornam ao deck, onde recebem assistência para a retirada dos equipamentos. Sob a orientação do guia, eles exploram mais uma parte da trilha interpretativa antes de voltarem ao receptivo do atrativo. O passeio completo, incluindo a trilha, tem uma duração aproximada de 1 hora e 40 minutos.

Além do mergulho de batismo existem outras categorias liberada somente para quem tem curso e certificação de mergulho.

Flutuação

Depois de equipados com os equipamentos necessários para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas, os visitantes seguem para realizar a atividade. A experiência de flutuação na Lagoa Misteriosa é única: a visão dos dois abismos azuis que compõem o leito da lagoa é impressionante.

Além disso, os imponentes paredões rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas adornadas com folhas douradas e os pequenos peixes que reluzem à luz, todos contribuem para transformar a Lagoa Misteriosa em um ambiente singular.

Roteiro ideal de 4 dias para Bonito/MS

Ficou com vontade de conhecer a incrível Lagoa Misteriosa e outras diversas atrações de Bonito/MS e região? Então confira a sugestão de roteiro completo para curtir algumas das principais atividades do destino. Acesse o roteiro de 4 dias em Bonito/MS ou converse com um consultor para começar a planejar essa viagem agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *