fbpx

Tudo sobre o Rio Sucuri em Bonito/MS

Tudo sobre o Rio Sucuri em Bonito/MS

O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo. Além disso, o local oferece diferentes opções de passeios e é um ponto turístico imperdível para quem visita a região.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o Rio Sucuri em Bonito/MS!

História do atrativo

O atrativo Rio Sucuri guarda algumas curiosidades, como o porquê do nome, que desperta o interesse dos turistas. O atrativo recebeu esse nome em 1975, quando um visitante sobrevoou o rio e viu que se parecia muito com uma sucuri gigante e devido a transparência total do rio, o aviador contou que a vegetação do fundo se parecia muito com as manchas da cobra, batizando assim o local de “Rio Sucuri”.

A notícia foi se espalhando com o tempo e a Fazenda São Geraldo, como é chamada a sede do atrativo, quase perdeu a característica do seu nome, pois até hoje a atenção dada é ao famoso rio, sendo chamada pelos turistas de Fazenda do Rio Sucuri.

O Rio Sucuri é repleto de uma natureza tão exuberante que tira o fôlego
O Rio Sucuri é repleto de uma natureza tão exuberante que tira o fôlego

Com o tempo, os visitantes e mergulhadores disseram também que a transparência é tanta que o local poderia facilmente se chamar “Rio Invisível” ou “Rio sem Água”, porque a verdadeira sensação é de que se está voando e não flutuando.

Não é para menos, já que, segundo o portal GQ da Globo, este é um dos rios de águas mais transparentes do mundo, competindo diretamente com lagos da Sibéria e da Mongólia e ganhando em transparência até mesmo das famosas águas das Bahamas.

Passeios no Rio Sucuri

O Rio Sucuri oferece diferentes opções de passeios para quem gosta de aventura e ama estar em contato com a natureza. Conheça os principais! 

Flutuação no Rio Sucuri

A flutuação no Rio Sucuri acontece por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Os participantes não precisam saber nadar, pois eles realizam a atividade com um colete salva vidas, que auxilia na flutuação. A correnteza do rio vai conduzindo lentamente os visitantes pelo percurso, sempre acompanhados de um barco de apoio.

Antes de iniciar, o visitante passa por um treinamento realizado em piscinas do próprio atrativo, para a adaptação do Snorkel, máscara usada para a respiração durante a atividade.

Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!
Flutuação no Rio sucuri, um dos mais cristalinos do mundo!

O passeio proporciona a experiência única de conhecer as exuberantes nascentes do Rio Sucuri e flutuar em suas águas extremamente límpidas e de tons azuis, repletas de peixes e uma incrível flora aquática.

A flutuação no Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e os visitantes são acompanhados de um guia e um barco de apoio durante toda a atividade.

Todos os equipamentos utilizados na atividade estão inclusos no valor do passeio. Crianças a partir de 4 anos podem fazer a flutuação no Rio Sucuri, desde que acompanhadas por seus pais ou adulto responsável.

Trilha das Nascentes

Uma opção de passeio fora da água, a Trilha das Nascentes é um verdadeiro portal para o paraíso. Ela começa na fazenda São Geraldo e vai de encontro às espetaculares nascentes do Rio Sucuri.

Passeio de barco

Outra opção, o passeio de barco é uma atividade bem legal para fazer em família. Em águas tranquilas e de beleza incomum, o passeio proporciona uma experiência apaixonante e cheia de emoções.

Observações e normas do passeio 

  • Todos os passeios são feitos juntos. A trilha das nascentes leva o visitante até o Rio Sucuri, onde ele pode optar por fazer a flutuação ou conhecer o local através do passeio de barco.
  • Crianças com 4 anos completos, podem fazer a flutuação acompanhadas pelos pais no barco de apoio.
  • Não é necessário saber nadar para realizar a flutuação. 
  • Proibido fazer uso de repelente e protetor solar durante o percurso dentro da água.
  • É necessário um nível condicionamento físico leve.
  • O atrativo pode cancelar os passeios em caso de chuvas intensas que comprometam a qualidade e segurança.

O que levar?

Para aproveitar os passeios da melhor forma, o recomendado é que você vá de roupas leves e tênis (obrigatório para a realização da trilha) e leve chinelos, toalhas, roupas de banho, dinheiro em espécie e câmera fotográfica para registrar todos os momentos.

Para registros embaixo da água, a dica é alugar uma câmera subaquática, que pode ser incluída diretamente no seu roteiro com um consultor Bonitour. Além disso, o atrativo oferece também a opção de almoço, que os visitantes podem adquirir a parte no local.

Uma das águas mais cristalinas do mundo!
Uma das águas mais cristalinas do mundo!

Qual é a melhor época para conhecer o Rio Sucuri?

No geral, a cidade de Bonito/MS pode ser visitada durante todo o ano, mas é preciso considerar alguns aspectos, como o clima, a alta e baixa temporada e os gostos característicos de cada visitante. 

A cidade está localizada em uma área de clima tropical e, por isso, apresenta duas estações bem definidas: uma seca, no inverno, e outra úmida, no verão. A temperatura das águas dos rios se mantêm constantes durante o ano todo, entre 21°C e 23°C. 

Para o passeio do Rio Sucuri em específico, durante o inverno as águas do rio ficam mais cristalinas, o que deixa o passeio ainda melhor.

Além disso, em dias com temperaturas mais frias, é possível utilizar roupas de neoprene para fazer a flutuação. Elas são isotérmicas e mantém a temperatura do corpo aquecido.

Para saber mais sobre a melhor época para conhecer Bonito, acesse o guia completo do destino!

Saiba quais são as diferenças entre os passeios de Bonito/MS

Ficou com vontade de conhecer o Rio Sucuri e outras atrações imperdíveis no destino? Então aproveite para conferir o comparativo de passeios de Bonito/MS e descubra as diferenças entre os principais passeios da região e saiba qual deles incluir no roteiro da sua próxima viagem. Se preferir, converse com um consultor para planejar a sua viagem.


Um comentário sobre “Tudo sobre o Rio Sucuri em Bonito/MS

  1. Olá, bom dia! Amei o lugar e todos os eventos! Momento ímpar! Um sonho!!! Gratidão!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *