fbpx

Tudo sobre o Rio Sucuri

Tudo sobre o Rio Sucuri

O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo. O local oferece diferentes opções de passeios e é um ponto turístico imperdível para quem visita a região.

História

O atrativo do Rio Sucuri guarda algumas curiosidades, como o porquê do nome, que desperta o interesse dos visitantes. O atrativo foi batizado em 1975, quando um visitante da fazenda São Geraldo sobrevoou o rio, tendo uma perfeita visão do seu formato, vendo que se parecia muito com uma sucuri gigante e devido a transparência total do rio, o aviador contou que a vegetação do fundo se parecia muito com as manchas da cobra, batizando assim o local de “Rio Sucuri”.

A notícia foi se espalhando com o tempo e a Fazenda São Geraldo, como é chamada a sede do atrativo, quase perdeu a característica do seu nome, pois até hoje a atenção dada é ao famoso rio, sendo chamada até mesmo pelos turistas de Fazenda do Rio Sucuri.

Com o tempo, os turistas e mergulhadores disseram também que a transparência é tanta que o local poderia facilmente se chamar “Rio Invisível” ou “Rio sem Água”, porque a verdadeira sensação é de que se está voando e não flutuando. Não é para menos, já que, segundo o portal GQ da Globo, este é considerado um dos rios de águas mais transparentes do mundo, competindo diretamente com lagos da Sibéria e da Mongólia e ganhando em transparência até mesmo das famosas águas das Bahamas.

Rio-Sucuri-em-Bonito-MS

Passeios

O Rio Sucuri oferece diferentes opções de passeios para quem gosta de aventura e ama estar em contato com a natureza. Conheça os principais! 

Flutuação

A flutuação no Rio Sucuri é feita por cima da água, como se você estivesse boiando de barriga para baixo. Não é necessário saber nadar, já que a atividade é realizada com um colete salva vidas, que auxilia na flutuação. A correnteza do rio vai conduzindo lentamente os visitantes pelo percurso, sempre acompanhados de um barco de apoio.

Antes de iniciar, o visitante passa por um treinamento que será realizado em piscinas no próprio atrativo, para a adaptação do Snorkel, máscara usada para a respiração durante a atividade.

Flutuação-no-Rio-Sucuri-em-Bonito-MS

O passeio proporciona a experiência única de conhecer as exuberantes nascentes do Rio Sucuri e flutuar em suas águas extremamente límpidas e de tons azuis, repletas de peixes e uma incrível flora aquática. A flutuação no Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros e os visitantes são sempre acompanhados de um guia de turismo local e um barco de apoio durante toda a atividade.

Todos os equipamentos utilizados na atividade estão inclusos no valor do passeio. Crianças a partir de 4 anos poderão fazer a flutuação, desde que acompanhadas por seus pais ou adulto responsável.

Trilha das Nascentes

Uma opção de passeio fora da água, a trilha das nascentes é um verdadeiro portal para o paraíso. Ela começa na fazenda São Geraldo e vai de encontro às espetaculares nascentes do Rio Sucuri.

Powered by Rock Convert
Trilha-das-Nascentes-no-Rio-Sucuri-em-Bonito

Passeio de Barco

Outra opção, o passeio de barco pode ser realizado por toda a família. Em águas tranquilas e de beleza incomum, o passeio proporciona uma experiência apaixonante e cheia de emoções.

Passeio-de-Barco-no-Rio-Sucuri

Observações e normas do passeio

  • Todos os passeios são feitos juntos. A trilha das nascentes leva o visitante até o Rio Sucuri, onde ele pode optar por fazer a flutuação ou conhecer o local através do passeio de barco.  
  • Crianças, com 4 anos completos, podem fazer a flutuação acompanhadas pelos pais no barco de apoio.
  • Não é necessário saber nadar para realizar a flutuação. 
  • Proibido fazer uso de repelente e protetor solar durante o percurso dentro da água.
  • É necessário um nível condicionamento físico leve.
  • Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
  • Prazo para cancelamento de reserva é de 48h, não obedecendo este prazo será cobrado no-show integral.

O que levar?

Para aproveitar os passeios da melhor forma, recomendamos que você vá de roupas leves e tênis (obrigatório para a realização da trilha) e leve chinelos, toalhas, roupas de banho, dinheiro em espécie e câmera fotográfica para registrar todos os momentos. Para registros embaixo da água, recomendamos que você alugue uma câmera subaquática, que pode ser incluída diretamente no seu roteiro, através do nosso site. A atração também oferece a opção de almoço, que pode ser adquirido a parte no local.

Foto-debaixo-d'água-no-Rio-Sucuri

Qual é a melhor época para conhecer o Rio Sucuri?

No geral, a cidade de Bonito/MS é um lugar propício de ser visitado durante todo o ano, mas existem alguns aspectos a serem considerados, como o clima, a alta e baixa temporada e os gostos característicos de cada visitante. 

A cidade está localizada em uma área de clima tropical e apresenta duas estações bem definidas: uma seca, no inverno, e outra úmida, no verão. A temperatura das águas dos rios se mantêm constantes durante o ano todo, entre 21°C e 23°C. 

Para o passeio do Rio Sucuri em específico, durante o inverno as águas do rio ficam mais cristalinas, o que deixa o passeio ainda melhor. E também, em dias com temperaturas mais frias, é possível utilizar roupas de neoprene para fazer a flutuação no rio. Elas são isotérmicas e mantém a temperatura do corpo aquecido.

Para saber mais sobre a melhor época para conhecer Bonito, acesse o nosso guia completo!

Organize sua viagem a Bonito com o Roteiro Fácil!

Incrível, né? Além do Rio Sucuri, Bonito/MS possui diversas atrações para os amantes da natureza e praticantes do ecoturismo. Para facilitar a organização da sua viagem, desenvolvemos o Roteiro Fácil. Totalmente online e gratuito, com ele você consegue ajustar o seu roteiro com base em distância entre passeios, tempo de deslocamento, dificuldade das atividades, entre outros.

  A ferramenta pode ser utilizada também para organizar a viagem com crianças. Quando é informada uma criança entre os participantes do roteiro, de acordo com a idade dela, são exibidas apenas atividades em que ela poderá participar, facilitando a visualização das opções a serem realizadas pelo grupo, para que todos possam curtir cada momento da viagem com segurança. 

Além dessas, outra vantagem que a ferramenta oferece é o agendamento online na plataforma, otimizando o remanejamento de vagas em tempo real nos passeios. Assim, os viajantes podem visualizar a disponibilidade de vagas nos diversos atrativos e, por ali mesmo, utilizar um sistema de pagamento integrado. 

Acesse o site da Bonitour para conhecer essas e outras ferramentas! 


Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂