Saiba tudo sobre a Lagoa Misteriosa em Bonito MS

Lagoa Misteriosa – encantos e descobertas

Ao planejar uma viagem, o segredo não é escolher primeiro o lugar. É definir qual o tipo de experiência você quer viver.

E quando se trata de experiência inesquecível, a Lagoa Misteriosa chega facilmente ao topo da lista. Quem visita, fica impressionado com tamanha beleza e com vontade de ficar mais um pouco, porque a diversão é tão boa que nem se vê o tempo passar. Então, descubra mais sobre esse lugar impressionante a seguir:

 

  • Conheça a história da Lagoa Misteriosa

 

A Lagoa Misteriosa ficava em uma propriedade particular, que foi comprada pelo Grupo Rio da Prata, que cuida do Recanto Ecológico Rio da Prata e da Estância Mimosa (sobre a Estância já falamos em outro artigo, das Cachoeiras de Bonito). Como já é tradição na região de Bonito, foi feito um trabalho para estudar uma forma de abrir o local ao público sem causar impactos na natureza.

Por esse motivo, a Lagoa Misteriosa ficou fechada por seis anos, de 2005 a 2011. Hoje, o passeio é controlado, com guias que cuidam da segurança dos visitantes em todas as etapas.

Outros lugares em Bonito, com lagoas, seguem o mesmo padrão de cuidado com a natureza. Não deixe de conferir o artigo em que falamos sobre As grutas de Bonito.

 

  • Saiba qual o mistério da Lagoa

 

Por que “Lagoa Misteriosa“? Essa é uma pergunta que deve estar na sua cabeça desde que começou a ler o artigo. Explicamos: o local ganhou esse nome porque ninguém até hoje conseguiu descobrir qual a profundidade da Lagoa. Vários mergulhadores aceitaram o desafio e fizeram expedições para ver se chegavam ao fundo. Como dissemos, não foi possível descobrir a profundidade, mas o ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, depois de oito horas de mergulho: 220 metros!

Para se ter ideia, imagine um edifício de 73 andares debaixo da água. Essa é a profundidade conhecida da Lagoa até hoje.

 

  • Descubra como chegar a Lagoa Misteriosa

 

O primeiro passo é viajar para Bonito e comprar antecipadamente o passeio com uma agência de turismo. De Bonito para o Recanto Ecológico Rio da Prata, onde fica a Lagoa, são apenas 50 km.

 

  • Confira um resumo do passeio

 

Antes de chegar a Lagoa Misteriosa você faz uma trilha, de aproximadamente 15 minutos. É a chance perfeita para apreciar a natureza. Da trilha chega-se a um mirante, com uma bela vista panorâmica da Lagoa. De lá, há uma escadaria (confortável e segura), que leva até o local onde são feitos o mergulho e a flutuação.

 

  • Veja o que você pode fazer na Lagoa Misteriosa

 

As principais atividades são flutuação e mergulho. O uso dos equipamentos está incluso no passeio. As águas da Lagoa são tão cristalinas que muitos dizem que ao flutuar a impressão é que se está voando.

Para mergulho, existem quatro categorias, sendo que apenas uma (Mergulho Batismo) é liberada para quem não tem curso/certificação. Quem quiser se aventurar conta com uma explicação completa dos guias para depois mergulhar com cilindro, atingindo até oito metros de profundidade!

 

  • Descubra a melhor época para ir

 

Segundo Carina Freitas, do Grupo Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa fica aberta o ano todo. No entanto, devido a um fenômeno natural (proliferação de algas), as atividades de flutuação e mergulho batismo ficam fechadas, normalmente durante os meses de outubro a abril. Em caso de chuvas, veja o que acontece com os passeios no artigo Chuva em Bonito.

Ou seja: se você quer flutuar ou fazer o mergulho na Lagoa Misteriosa, o melhor período é entre meados de abril até meados de outubro. Confira mais em  – Qual a melhor época para ir a Bonito MS?

Viajar e conhecer a Lagoa Misteriosa é um passeio que você precisa fazer. Monte seu roteiro e venha para Bonito viver essa experiência inesquecível.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *