fbpx

Dia de chuva em Bonito: o que fazer?

Dia de chuva em Bonito: o que fazer?

Sempre que planejamos uma viagem, bate aquela preocupação: e se chover? Se o seu destino for a capital do ecoturismo do Brasil, pode ficar tranquilo(a), pois a chuva em Bonito/MS não vai estragar a sua experiência!

Além disso, o destino tem diversas opções de passeios para dias. Por isso, separei dicas essenciais para você planejar uma viagem para Bonito/MS.

Continue a leitura e saiba como aproveitar Bonito mesmo em dias de chuva!

Antes de tudo, é importante saber como a equipe da Bonitour auxilia os viajantes nos dias chuvosos. Isso porque, nós informamos via SMS ou aplicativo se o passeio for cancelado. Nesses casos, realocamos o passeio para outro dia ou, se não for possível, realizamos o estorno. 

O clima em Bonito/MS

Ao planejar a sua viagem para Bonito/MS, você terá que escolher entre apenas dois climas: período de seca ou período úmido. Entre maio e setembro, no inverno, você enfrentará a seca. E entre outubro e abril, o clima úmido é predominante. 

E quais são as diferenças entre eles? Em tempo de seca, por exemplo, as águas ficam mais cristalinas e são ótimas para praticar mergulho e flutuação. Mas, o clima úmido caracteriza a época de chuva em Bonito/MS, quando a cidade fica mais quente.

O clima em Bonito/MS
O clima em Bonito/MS

Ou seja, o verão é uma época de muitas chuvas em Bonito/MS, mas isso não é motivo para preocupação. Isso porque, o destino está preparado para a realização da maioria das atividades, quando as chuvas não são muito fortes.

No verão a temperatura média é de 30ºC, as matas ficam ainda mais verdes e vivas e as chuvas beneficiam as cachoeiras, pois as quedas d’água ficam mais cheias e, consequentemente, ainda mais bonitas. 

Independentemente da época escolhida, o destino é imperdível. O clima tropical é dominante e a temperatura é sempre prazerosa.

O que fazer em Bonito com chuva?

Alguns passeios em Bonito/MS podem ser afetados pelas condições meteorológicas, em casos de chuvas muito fortes. No entanto, a maioria opera normalmente, faça chuva ou faça sol. 

Bonito/MS com chuva fica ainda mais divertido! Confira abaixo alguns dos passeios preparados para o tempo chuvoso e que, claramente, não colocam os visitantes em risco. 

Grutas

Por serem cobertas, as grutas em Bonito/MS estão protegidas das chuvas. No entanto, dependendo da intensidade do temporal, pode ser perigoso enfrentar trilhas que já são úmidas naturalmente, pois os visitantes correm o risco de escorregar. Nesse caso, por segurança, o passeio fica interditado até que a chuva dê uma trégua.

Conheça as grutas de Bonito/MS que podem ser visitadas mesmo com chuva:

Gruta de São Miguel

Com acesso por uma trilha suspensa, a Gruta de São Miguel é datada do período Pré-Cambriano (4,6 bilhões de anos atrás). Para se ter uma ideia, ela foi formada junto com os oceanos, as placas tectônicas e as primeiras vidas multicelulares do planeta. Sem dúvida, conhece-lá será uma experiência inesquecível!

A Gruta São Miguel é um dos passeios que podem ser feitos durante a chuva em Bonito/MS
A Gruta São Miguel é um dos passeios que podem ser feitos durante a chuva em Bonito/MS
Gruta Catedral

A Gruta Catedral é uma caverna que tem a sua entrada e saída em locais diferentes. Ou seja, não é necessário refazer o trajeto para sair dela. Além disso, dentro da gruta é possível avistar as formações espeleológicas, como colunas, coralóides, estalactites e estalagmites.

Vista iluminada da Gruta São Mateus em Bonito/MS
Vista iluminada da Gruta Catedral em Bonito/MS

Flutuações

A flutuação é mais uma modalidade de passeio em Bonito/MS que estará garantida mesmo com clima chuvoso. Afinal, quem está na chuva, é para se molhar. Então, que tal molhar o corpo inteiro, observando todas as belezas naturais das nascentes?

Conheça alguns dos melhores locais para a prática da atividade:

Nascente Azul

A Nascente Azul é uma das atrações mais famosas e mais encantadoras do paraíso do ecoturismo. A flutuação acontece na nascente do Rio Bonito e chama atenção pelos diversos tons de azul que possui. 

A Nascente Azul é uma das flutuações mais especiais de Bonito/MS
A Nascente Azul é uma das flutuações mais especiais de Bonito/MS

O habitat dos lindos peixinhos coloridos e da abundante vegetação subaquática tem sete metros de profundidade. E, para quem não se contentar em ficar na parte de cima, é possível tirar o colete e mergulhar livremente, com apoio de uma corda guia.

Rio Sucuri

Outro destino perfeito para praticar flutuação é o Rio Sucuri. Ele recebe esse nome por ter o formato de uma cobra, se observado de cima. Então, não se preocupe, pois você não nadará com sucuris. Pelo contrário, encontrará várias espécies de peixes e plantas aquáticas.

O Rio Sucuri é repleto de uma natureza tão exuberante que tira o fôlego
O Rio Sucuri é repleto de uma natureza tão exuberante que tira o fôlego
Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata tem um dos maiores percursos. São cerca de 1.800 metros em uma descida de cerca de 2h. Pelo tempo de duração, este passeio pode ser desafiador para crianças e idosos.

A flutuação é a atividade mais popular do Rio da Prata em Bonito/MS
A flutuação é a atividade mais popular do Rio da Prata em Bonito/MS

Para os demais, a correnteza é suave e, além dos peixes, pode permitir a visualização de lontras, sucuris e até de jacarés. Por isso, a flutuação no rio da Prata é de intenso contato com a natureza.

Aquário Natural

O nome desta flutuação em Bonito/MS diz muito: um verdadeiro Aquário Natural. São peixes de várias espécies e um percurso de cerca de 800 metros. O passeio é tranquilo. A flutuação tem a duração média de 40 minutos, seguido de breve caminhada por uma trilha que leva à tirolesa do rio Formoso.

A flutuação no Aquário Natural recebe esse nome por conta da rica fauna aquática que pode ser observada durante a atividade e pode ser feita durante a chuva em Bonito/MS
A flutuação no Aquário Natural recebe esse nome por conta da rica fauna aquática que pode ser observada durante a atividade e pode ser feita durante a chuva em Bonito/MS

Nas atrações de flutuação estão inclusos os acessórios e equipamentos básicos para segurança e conforto: roupa de neoprene, máscara e snorkel, colete salva-vidas e sapato para flutuação. Além, é claro, do acompanhamento de um guia, que dará treinamento e estará sempre à disposição.

Outros passeios para curtir em Bonito/MS com chuva

As condições climáticas não afetam o lado urbano da cidade. Tirando os passeios em meio à natureza, ainda há muito o que fazer em Bonito/MS com chuva. O que acha de explorar as atividades alternativas e complementares?

Projeto Jibóia

O Projeto Jibóia é uma palestra com duração média de 2 horas e ocorre diariamente às 19h00 no centro da cidade. Ela aborda os hábitos das serpentes, como alimentação e o ciclo de vida. Ainda há exposição das espécies e no final da palestra você pode tirar uma foto com uma jibóia em seu pescoço.

Aquário de Bonito

O Aquário de Bonito conta com 32 tanques totalizando mais de 150 mil litros de água. Algumas das espécies que tem por lá são: albinos, espécies ornamentais pantaneiras, arraias de água doce, jaús, pintados, cacharas, pacus, dourados e piranhas. É a única exposição permanente de peixes em todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Bonito by Night

O Bonito by Night é um interessante passeio a pé pelo centro de Bonito/MS, redescobrindo a história da cidade desde os tempos da conquista espanhola, passando pela Guerra do Paraguai, as conexões com os diferentes golpes do Brasil e a ligação com a Segunda Guerra Mundial.

Conheça mais sobre a história do destino no passeio Bonito By Night
Conheça mais sobre a história do destino no passeio Bonito By Night

Trilha Boiadeira

A Trilha Boiadeira tem percurso de 8 km (ida e volta) e leva cerca de 1 hora para ser concluída. O percurso passa pela antiga estrada boiadeira, usada por comitivas de gado como passagem até as fazendas. No percurso o trajeto é íngreme, com pedras e buracos, no meio da mata.

A trilha boiadeira pode ser feita ao longo de todo o dia e é ainda mais divertida durante a chuva em Bonito!
A trilha boiadeira fica ainda mais divertida durante a chuva em Bonito!

O passeio pode ser realizado durante o dia ou à noite e, em dias de chuva, a diversão é ainda maior devido a lama que formam novos obstáculos no passeio, deixando-o com ainda mais adrenalina. 

Se você busca onde comer em Bonito/MS, saiba que a cidade é repleta de restaurantes, que oferecem o melhor da gastronomia local. 

Roteiro ideal de 4 dias para Bonito/MS

Em resumo, faça chuva ou faça sol, Bonito/MS irá te surpreender com seus passeios em meio à natureza preservada. Por isso, para ajudar a organizar a sua viagem, confira a sugestão de roteiro completo para curtir algumas das principais atividades do destino. Acesse o roteiro de 4 dias em Bonito/MS ou converse com um consultor para começar a planejar a sua próxima aventura na capital do ecoturismo!

6 comentários sobre “Dia de chuva em Bonito: o que fazer?

    1. Oi Elizama, tudo bem?😊

      O verão costuma ser a época em que mais chove em Bonito e o calor pode chegar na casa dos 35º C, a vantagem é que nesse período as cachoeiras estão mais cheias, as quedas d’água mais bonitas e a mata mais verdinha.
      Porém, é preciso ter em mente que, em dias de chuva muito forte, alguns passeios podem ser cancelados. Não se preocupe, pois você pode fazer esses passeios em outro dia, de acordo com a disponibilidade de vagas ou receber o reembolso.

      Você já pode ir organizando sua viagem e garantindo os melhores dias e horários através da nossa ferramenta Roteiro Fácil.
      Acessa aí 👉 https://www.bonitour.com.br/bonito/passeios

      Caso precise de ajuda para montar seu roteiro conte conosco! 😉

      Um abraço!

  1. DESEJO IR NO MÊS DE JANEIRO. SERÁ BOA OPÇÃO? MAS PESQUISEI QUE É PERÍODO DE CHUVA.

    1. Oi Marcely, tudo bem? 😊

      Uma característica do verão em Bonito são as chuvas. As matas ficam mais verdinhas e as cachoeiras com um volume maior de água.
      Mesmo assim, os passeios funcionam normalmente.
      É possível que em casos de chuvas torrenciais (muito fortes) alguns passeios tenham suas atividades suspensas, para a segurança e a garantia de uma experiência adequada dos visitantes.
      Quando isso ocorre, nossa equipe pode remanejar o passeio para outro dia da sua viagem (de acordo com a disponibilidade de vagas) ou reembolsar a atividade do roteiro.
      Mas mesmo com chuva, muitas pessoas aproveitam Bonito pra valer 😉

  2. Bonito é Lindo!!!! Gostaria de parabenizar a Bonitour.Pelo excelente acompanhamento da minha estadia em Bonito. Nota 10!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *