fbpx

Tudo sobre o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha/RS

Tudo sobre o Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha/RS

Além das principais cidades da Serra Gaúcha/RS como Gramado e Canela, o destino reserva também outra região muito especial: o Vale dos Vinhedos. Charmoso e repleto de boa gastronomia e atividades turísticas, o Vale é conhecido por suas vinícolas e outras atrações repletas de história e cultura. 

Na sua visita à Serra Gaúcha, não deixe de conhecer esse lugar incrível. Para te ajudar a planejar a sua viagem, preparamos este post com as principais dicas e informações sobre o que fazer no Vale dos Vinhedos. Confira! 

O que é o Vale dos Vinhedos? 

Localizado no Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos é uma região conhecida pela produção de vinhos e espumantes. O Vale abrange os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi e o seu maior território fica na cidade de Bento Gonçalves.

Quem visita o Vale dos Vinhedos tem a chance de observar paisagens incríveis, conhecer de perto a cultura dos imigrantes italianos e são recebidos com muita hospitalidade. Além disso, a região é famosa por sua gastronomia e, claro, diversas vinícolas de todos os portes, desde cantinas familiares até as grandes empresas conhecidas internacionalmente. O local é perfeito para passar o dia e ainda ter a chance de apreciar o incrível pôr do sol no Vale dos Vinhedos

vale-dos-vinhedos
Créditos: Germano Roberto Schüür, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O clima no Vale dos Vinhedos

Assim como o Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos pode ser visitado o ano inteiro. Apesar de o inverno na Serra Gaúcha ser a época favorita dos visitantes, a região reserva surpresas para todas as estações do ano, confira: 

Verão

Entre dezembro e março os dias são quentes e as noites mais frescas, com temperatura média de 22ºC. Quem visita o Vale dos Vinhedos no verão, especialmente entre janeiro e março, conhece de perto o período de colheita, a cultura do vinho e consegue sentir o cheiro da uva que invade a região.

Vale-dos-Vinhedos
Créditos: alohamalakhov via Pixabay
  • Outono

Entre março e maio, os dias são mais frescos e as noites começam a anunciar a chegada do inverno. A temperatura média é de 17ºC e as colinas do Vale dos Vinhedos no outono se transformam e suas cores passam a ter tons avermelhados e dourados, lembrando as paisagens européias. 

  • Inverno

Quem visita o Vale dos Vinhedos no inverno, é recebido com diversas atrações preparadas pelas vinícolas, restaurantes e até mesmo hotéis da região. Entre os meses de junho e agosto, os dias e noites são bastante frios e a temperatura média é de 12ºC. As geadas estão presentes entre os meses de abril e setembro e, em julho, são mais intensas. 

Em alguns anos, devido às frentes frias, é possível que as temperaturas cheguem a números negativos e os visitantes sejam surpreendidos com neve. Na hora de arrumar as suas malas, certifique-se de levar roupas bem quentinhas para a temporada de inverno!

  • Primavera

Entre setembro e novembro, a temperatura média é de 17ºC e a paisagem do Vale dos Vinhedos na primavera fica mais colorida. A estação das flores é marcada por dias e noites ainda frios, porém mais amenos que as baixas temperaturas do inverno. 

Como chegar no Vale dos Vinhedos

Como citamos, a maior parte do Vale dos Vinhedos fica no município de Bento Gonçalves, onde há também maior oferta de hospedagem. A cidade fica a 122 km de distância de Porto Alegre, cerca de duas horas de carro. A distância entre o Vale dos Vinhedos e Gramado é de 120 km.

Chegando em Bento Gonçalves, existem diferentes caminhos para o Vale. O principal deles é pela ERS-444, também conhecida como Estrada da Vindima. Os viajantes menos experientes podem ficar tranquilos porque essa região está repleta de placas e informações turísticas de como visitar o Vale dos Vinhedos.

O que fazer no Vale dos Vinhedos 

Sem dúvidas, a principal dica de onde ir no Vale dos Vinhedos são as vinícolas. São diversas opções e diferentes estilos de visitação que podem ser feitas em cada uma delas. Por isso, quando for planejar a sua visita, saiba que existem vinícolas de grande porte e produção como a Vinícola Aurora, Vinícola Salton e Casa Valduga. Há também as pequenas cantinas familiares como a Angheben e Dom Laurindo

Em todas elas é possível fazer degustação e, em algumas, você pode também realizar passeios guiados pelas cavas de vinhos, conhecendo todo o processo de produção. Desde o colhimento da uva até o engarrafamento e maturação dos vinhos e espumantes. Algumas vinícolas oferecem também cursos de degustação, em que você passeia pelas cavas, degusta e aprende sobre a coloração, aromas e como identificar os diferentes tipos de uva. 

Para saber quais são todas as vinícolas que fazem parte da Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, acesse o site oficial.

Vale-dos-Vinhedos
Créditos: leohau via Pixabay

Como o destino está operando durante a pandemia? 

No geral, a Serra Gaúcha está recebendo os turistas e respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde. Diversas atrações estão abertas, mas podem alterar de acordo com restrições da bandeira no RS.

As vinícolas, especialmente, estão abertas e muitas delas estão exigindo um agendamento prévio. Por isso, é importante se certificar antes de visitá-las. Para saber mais sobre a situação atual do destino, acesse o post atualizado com as restrições em vigor

Serra-Gaucha-vinho
Créditos: JillWellington via Pixabay

Conheça a Serra Gaúcha com a Bonitour!

São muitas as cidades para conhecer na Serra Gaúcha, entre elas, podemos destacar: Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Roma do Sul e Farroupilha. Por lá, existem diversas atrações para quem procura uma viagem tranquila em família ou até mesmo para quem quer praticar o ecoturismo e busca atividades mais radicais

Para conhecer os passeios e dicas do que fazer na Serra Gaúcha, acesse o site da Bonitour! Nele, você pode também montar o roteiro da sua viagem de maneira fácil e rápida através do Roteiro Fácil, uma forma simples e prática para organizar a sua viagem. E ainda, baixando o aplicativo de viagens, você tem acesso ao seu roteiro, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 

checklist-de-viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Receba nossas dicas por e-mail 🙂



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.