10-Cachoeiras-Bonitour

As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

O Brasil, sem dúvidas, é um dos países com as paisagens naturais mais lindas e ricas do mundo. Com biomas variados, o nosso país possui cachoeiras espalhadas por todos os estados. 

Elas são uma ótima opção para quem gosta de aventura e curte a natureza. Por aqui possuímos cachoeiras grandiosas, pequenas, outras com águas claras e outras mais escuras, cada uma com suas características especiais. 

Nesse texto você vai conhecer 10 quedas d’água brasileiras e vai descobrir qual é a maior cachoeira do Brasil.

Diferença entre cascata, cachoeira e catarata

Mas antes, você sabe qual é a diferença entre cascata, cachoeira e catarata?

  • Cascata é palavra que nomeia uma queda d’água pequena ou uma que, descendo de uma altura mais alta, serpenteia entre pedras, como numa escada.  
  • Cachoeira é a palavra mais utilizada pois abrange precipitações de altura, volume e desenho bastante variados. Desempenha um papel genérico semelhante ao de queda d’água.
  • Catarata, ao contrário da cascata, é o nome que se dá a uma queda d’água de grande altura, com grande volume e estrondo. Como é o caso das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

As 10 cachoeiras mais altas do Brasil

  Muitas delas se localizam em regiões altas, acima de cânions, onde as nascentes ficam próximas ao penhasco. Com isso, em algumas delas, formam-se apenas riachos até a queda.

Confira o ranking atualizado (até o início de 2019) com as 10 maiores cachoeiras do Brasil!

10 – Cachoeira do Tabuleiro 

Altura: 273 m

Localização: Parque Estadual Serra do Intendente, na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro/MG

São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade.

Cachoeira-do-Tabuleiro

9 – Cachoeira do Bel 

Altura: 280 m

Localização: Monte Alegre/BA

  A cachoeira está localizada no Parque Nacional do Alto Cariri, no povoado de Monte Alegre, interior de Guaratinga. A medição desta cachoeira foi realizada pelo canionista Ronald Fernandes em 2018.

Cachoeira-do-Bel

8 – Cachoeira Véu de Noiva 

Altura: 289 m

Localização: Cânion Itaimbezinho – Divisa entre Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC

  O Véu da Noiva é um fiozinho do Rio Coxipó que desce por um paredão de arenito e forma um enorme poço. É possível observá-lo a partir de um mirante a 550 metros do estacionamento do parque.

Cachoeira-Véu-de-Noiva

7 – Cascata do Risco Verde

Altura: 296 m

Localização: São Francisco de Paula/RS

  Esta cachoeira possui esse nome por estar visível apenas um filete de água que chega a sumir na vegetação.

6 – Cachoeira da Boa Vista

Altura: 310 m

Localização: Cânion da Boa Vista – Divisa entre São José dos Ausentes/RS e Morro Grande/SC

A cachoeira da Boa Vista se localiza ao lado esquerdo da parte central do cânion, visível logo no início dele. Apesar de sua altura impressionante, ela possui pouco volume de água. 

Cachoeira-da-Boa-Vista

5 – Cachoeira da Fumaça

Altura: 340 m

Localização: Chapada Diamantina, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, no estado da Bahia.

  A queda recebeu esse nome porque, quando está com pouca água e pela sua altura, a água evapora-se antes de atingir o solo.

Cachoeira-da-Fumaça

4 – Cachoeira do El Dorado

Altura: 353 m

Localização: Barcelos/AM

  Também conhecida como Cachoeira do Rio Pai Nosso, está localizada na Serra do Curupira, município de Barcelos, extremo norte do estado do Amazonas.

3 – Nascente Sul do Rio Cotingo 

Altura: 365 m

Localização: Monte Roraima/RR

O Rio Cotingo é um curso de água situado no norte do estado de Roraima e possui duas das maiores cachoeiras do Brasil, uma no sul e outra no norte do rio. 

2 – Nascente Norte do Rio Cotingo 

Altura: 375 m

Localização: Monte Roraima/RR

  O Rio Cotingo nasce no monte Roraima, atravessa o município de Uiramutã e tem sua foz no município de Pacaraima.

1 – Cachoeira da Neblina 

Altura: 450 m

Localização: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Guapimirim/RJ

A cachoeira mais alta do Brasil se localiza nas nascentes do Rio Soberbo, na parte alta do maciço da Serra dos Órgãos. Foi medida em 2018 por uma expedição inédita de canionismo científico e era praticamente desconhecida até então.

Cachoeiras em Bonito

O município de Bonito/MS é conhecido pelo ecoturismo e é um dos destinos mais procurados no Brasil e no mundo. A região, apesar de ser pequena em extensão, é gigante em natureza preservada. 

Além de oferecer belas paisagens e atrativos por todos os lados, a região ainda abriga cachoeiras de tirar o fôlego. A mais alta delas é a Boca da Onça, com 156 metros de altura!

Para saber mais, acesse o nosso post sobre 5 cachoeiras em Bonito que você precisa conhecer.

Recordes de Ecoturismo

No mundo todo, não faltam opções para os amantes de aventuras, que ficam ainda melhores quando o contato com a natureza vem acompanhado de atrações grandiosas. Algumas dessas atrações são reconhecidas até mesmo pelo Guinness Book, o famoso livro dos recordes.

       Que tal descer na maior tirolesa do Brasil ou pular do bungee jump mais alto do mundo? Acesse o link e conheça os maiores recordes do ecoturismo no Brasil e no mundo. 

Roteiro Fácil

Ficou com vontade de conhecer as cachoeiras do Brasil? Algumas das mais incríveis, como citamos, estão localizadas em Bonito/MS ou até mesmo na Serra Gaúcha/RS. Além das cachoeiras, essas regiões oferecem diversas opções de passeios para quem ama natureza. Você pode montar o seu roteiro para ambos destinos de forma super completa através do Roteiro Fácil, ferramenta disponível no site da Bonitour

A ferramenta foi desenvolvida para facilitar a organização da sua viagem e é totalmente online e gratuita. Com ela, você consegue ajustar o seu roteiro com base em distância entre passeios, tempo de deslocamento, número máximo e mínimo de dias, entre muitas outras vantagens.

  Acesse o link e conheça o passo a passo de como montar um roteiro de viagem através do Roteiro Fácil. E baixando nosso aplicativo, você tem acesso ao roteiro na palma da sua mão, além das facilidades de check-in online e cashback nos destinos. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *