fbpx

Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

Nada melhor do que começar o ano com as energias renovadas e muita tranquilidade em um local que oferece águas cristalinas e belas paisagens. Para encontrar tudo isso e muito mais, sem dúvida alguma vale a pena conhecer Bonito/MS em janeiro.

A capital do ecoturismo no Brasil é uma ótima opção para quem quer evitar cidades litorâneas repletas de agito. Porém, não pense que você será o único na cidade. Apesar de ser mais tranquila que diversos outros pontos turísticos do país, a época é considerada alta temporada e é importante se planejar com antecedência. 

Confira o que você vai encontrar no mês de janeiro em Bonito/MS!

O clima de Bonito em janeiro

Se a sua principal preocupação para essa época é saber como é o clima Bonito/MS, saiba que, apesar de ser verão, a estação costuma ser chuvosa. Mas isso não significa que as temperaturas são baixas ou os passeios ficam inacessíveis, muito pelo contrário.

A chuva em Bonito/MS vem sempre acompanhada de altas temperaturas e calor intenso. Isso porque, apesar das quatro estações, a cidade é dividida entre dois períodos: úmido (verão) e seco (inverno). O primeiro acontece entre outubro e abril, enquanto o segundo de maio a setembro. 

O clima de Bonito/MS em janeiro
Autor: Brunno Rodrigues (@brunnorodrig) via Instagram

Quando chove em Bonito/MS, as cachoeiras são as principais beneficiadas, pois as quedas d’água ficam ainda mais cheias e bonitas. A mata, neste período, fica mais verde e viva, revelando o quanto o destino é ideal para amantes da natureza.

Para quem procura praticar mergulho e flutuação, as águas não estarão tão cristalinas quanto no período de seca, mas ainda assim é possível realizar essas opções de passeios em Bonito/MS.

O que fazer em Bonito/MS

Quem opta por passar as férias em Bonito/MS, pode aproveitar os dias de descanso curtindo os diversos passeios da região. Independentemente da época do ano que você for viajar para a cidade, algumas opções de passeios não podem ficar de fora do seu roteiro. 

Com opções para adultos e crianças, confira as principais dicas de passeios em Bonito/MS.

O que fazer em 4 dias em Bonito/MS

Cachoeiras

Viajar para Bonito/MS e não conhecer ao menos uma das inúmeras cachoeiras da região é quase que imperdoável. Confira três passeios incríveis que contam com visitas a diferentes cachoeiras do destino!

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Localizado a 70 km de Bonito/MS, a visita acontece no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O passeio Cachoeiras da Serra da Bodoquena leva cerca de cinco horas e conta com até oito paradas para banho em diferentes cachoeiras. Além das belas quedas d’água, o atrativo conta também com paisagens incríveis com vegetação arbórea densa e diversos animais típicos da região.

Explore: Cachoeiras Serra da Bodoquena

Parque das Cachoeiras

Banhado pelo Rio Mimoso, o Parque das Cachoeiras oferece sete paradas para banho em diferentes cachoeiras e piscinas naturais. As trilhas são leves e o passeio pode ser realizado mesmo com garoas e chuvas leves. A atividade tem duração aproximada de três horas e oferece cenários incríveis para fotos.

Boca da Onça

Ideal para quem adora praticar atividades físicas, o passeio Cachoeiras Boca da Onça conta com diferentes trilhas e visita a oito cachoeiras, sendo quatro delas ideais para banho. Entre elas, está a maior do estado do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura. Todo o passeio é feito em cerca de seis horas.

Grutas

Mesmo no período úmido e com chuva, as grutas de Bonito/MS são cobertas e, portanto, podem ser visitadas. Conheça as três principais!

Gruta do Lago Azul

Um dos principais cartões-postais de Bonito/MS, a Gruta do Lago Azul é uma das maiores cavidades inundadas de todo o mundo. Para conhecê-la é necessário um pouco de fôlego, já que são 300 degraus de uma escadaria íngreme até chegar ao lago de águas azuis cristalinas de encher os olhos. 

Tarifário-e-Guia-de-Passeios-22
Bonito em Janeiro
Gruta do Lago Azul em Bonito/MS

Gruta de São Miguel

A visita para este atrativo é uma imersão ao passado. Datada do período Pré-Cambriano (4,6 bilhões de anos atrás), o passeio na Gruta de São Miguel traz experiências únicas aos visitantes. O acesso acontece por uma trilha suspensa e por lá, os visitantes observam uma grande variedade de formações espeleológicas, com estalactites, estalagmites, colunas e coralóides.

Gruta São Mateus

A Gruta São Mateus é a opção mais próxima do centro da cidade e a visita ao local oferece uma experiência única. A caverna tem a sua entrada e saída em locais diferentes. Isso ajuda muito na ventilação, tornando o ambiente agradável. O passeio começa em uma trilha suspensa a 5 metros de altura e são percorridos cerca de 200 metros até a entrada da cavidade.

Também faz parte do passeio a visita ao Museu Kadiwéu, que conta com um acervo de objetos antigos que foram doados pelos moradores. No museu, o visitante encontrará automóveis da década de 70 e muitos objetos que contam a história de Bonito/MS.

Explore: Gruta São Mateus

Flutuações

As flutuações de Bonito/MS são um espetáculo à parte e podem ser realizadas mesmo em períodos de chuva. A atividade é uma das mais populares da região, já que Bonito/MS é o cenário perfeito para passeios em águas cristalinas, com muita segurança e diversão para todas as idades. 

Conheça três opções de atrativos para a prática de flutuação! 

Rio da Prata

Para apaixonados por flutuação, o Rio da Prata oferece um dos maiores percursos, com 1.800 m. A atividade é realizada com uma suave correnteza que leva os visitantes calmamente por um passeio subaquático, habitado por diferentes espécies de peixes e plantas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. A duração do passeio é de quatro horas e meia e a idade mínima é de seis anos.

Rio Sucuri

O Rio Sucuri é considerado um dos rios mais cristalinos de todo o mundo e, com certeza, é um dos atrativos que não pode ficar de fora do seu roteiro em Bonito/MS. O passeio de flutuação tem um percurso de 1.800 m e possui um barco de apoio para quem precisar. Diferentemente do que muita gente pensa, dificilmente você irá encontrar cobras nas águas do rio. O nome foi dado pois, do alto, o formato lembra a famosa espécie de cobra.

Bonito em Janeiro: A melhor forma de começar o ano
Bonito em Janeiro: A melhor forma de começar o ano

 A duração do passeio é de duas horas e meia e a idade mínima é de quatro anos.

Nascente Azul

A nascente do Rio Bonito ganhou esse nome por contar com diversos tons de azul em suas águas. Neste passeio, além da flutuação, os visitantes podem aproveitar para fazer o mergulho de apnéia, ou seja, sem nenhum equipamento. Na Nascente Azul acontece também o fenômeno de espelhamento na água, que faz com que ela tenha uma cor azul turquesa, única na região

 A duração do passeio é de duas horas e meia e a idade mínima é de quatro anos.

Explore: Nascente Azul

O que conhecer na cidade de Bonito em Janeiro

Além de todas essas opções incríveis, quem viajar para Bonito/MS em janeiro, período de alta temporada, vai encontrar diversos atrativos para os turistas na cidade. As dicas urbanas incluem o Projeto Jibóia, o Aquário de Bonito e o passeio Bonito by Night

Na cidade, você poderá desfrutar também dos mais incríveis restaurantes e bares, seja durante o dia ou à noite. Se você adora provar comidas diferentes, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre a culinária pantaneira e surpreenda-se!

Encontre os melhores pacotes para Bonito em janeiro!

Percebeu quantos passeios incríveis você pode conhecer em Bonito/MS viajando para a cidade no mês de janeiro? Confira as sugestões de roteiro para o destino e conheça o Roteiro Fácil da Bonitour, uma ferramenta que possibilita montar e personalizar todo o roteiro de maneira rápida e fácil.

Além disso, a Bonitour é também a única agência em Bonito/MS a oferecer aplicativo próprio e a facilidade do check-in online no destino. Com ele, você pode consultar o horário do seu transporte, conferir as atividades e ter acesso a todos os ingressos na palma da mão. Acesse o site e conheça todos os benefícios! 

Créditos Capa: Brunno Rodrigues via Instagram

Fale conosco pelo whatsapp

6 comentários sobre “Bonito em janeiro: a melhor forma de começar o ano

  1. A Renilson, tudo bem?
    Estou pensando em ir para bonito em Janeiro, é realmente uma boa época?
    Ouvi dizer que chove muito e acaba atrapalhando a as atrações

    1. Olá Douglas!
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Janeiro é uma boa época sim, é verão em Bonito então tem chances ocorrer chuvas, a chuva em Bonito nessa época vem sempre acompanhada de altas temperaturas e calor intenso, nas flutuações não interfere pois a água se mantém cristalina! Já nas cachoeiras elas podem estar mais volumosas e turvas. Janeiro é um período de alta temporada então se pretende viajar para Bonito não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência! 😉
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Deixo aqui um vídeo completo que fizemos falando de todas as épocas em Bonito.
      https://www.youtube.com/watch?v=s85GFAYCqik&t=134s
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.
      ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
      Abraço!
      😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *